Pag-Rsocial - Pagando para  voce se compartilhar com o mundo!!!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Vídeo e fotos do boot do Linux em uma urna eletrônica brasileira

À luz do convite do TSE (”TSE abre inscrições para quem quiser tentar atacar as urnas eletrônicas“), publico novamente o post de outubro do ano passado com o vídeo e as fotos que tirei na minha visita à Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE de Santa Catarina, após solicitar e receber autorização para isso.

Os interessados em atender ao convite do TSE possivelmente se interessarão em fazer o mesmo para obter as informações que lhes interessarem, tentando um contato com o TRE do seu estado, que usualmente possui alguma urna para demonstração aos interessados, e permite que a mesma seja observada (embora restringindo a interação apenas às operações realizadas normalmente pelo eleitor)

Segue o texto de outubro, com as fotos e o vídeo:

Conforme anunciado anteriormente, pedi à Secretaria de Tecnologia de Informação do TRE de SC a permissão para fotografar e filmar o boot de uma urna eletrônica rodando Linux, para satisfazer parte da curiosidade que opost da semana passada com a foto enviada pelo InfoG provocou.

As urnas brasileiras são um dos maiores parques instalados de Linux do mundo, e a Justiça Eleitoral tem orgulho deste case. Recebi a permissão, e fiquei durante meia hora, acompanhado por um especialista na aplicação do equipamento, entendendo como ele é operado e fotografando – sem qualquer restrição – o seu boot. Foram vários reboots, executados pelo especialista, a meu pedido, para permitir tirar meia dúzia de fotos em que dá para ler as mensagens sendo exibidas pelo kernel durante a inicialização.

A urna disponibilizada para as fotos abaixo é a mesma disponibilizado para a imprensa em geral em situações similares, embora a imprensa costume estar bem mais interessada em fotografar os aplicativos do que o boot do kernel. Ela tem suporte a identificação biométrica, e é exatamente o mesmo equipamento empregado no primeiro turno, na semana passada.

Seguem as fotos que tirei, com qualidade bem amadorística. Clicando em cada uma delas você vê a versão em tamanho grande (largura 950px), onde dá para ler as mensagens exibidas nas telas – exceto na tela do POST da BIOS, que ficou meio borrada. Como esta tela é exibida por menos de um segundo, e não sou grande fotógrafo, não consegui produzir uma imagem melhor.


(e) urna e microterminal do mesário com leitor biométrico; (c) flash card contendo o sistema operacional; (d) “wallpaper” exibido pela BIOS antes do boot


(e) POST da BIOS; (c) boot do kernel; (e) init


primeira tela do aplicativo

Já no vídeo abaixo, que eu gravei ainda mais amadorísticamente, não dá de ler mensagem nenhuma, mas a seqüência do boot fica ilustrada mais claramente.

Popout

São apenas poucas imagens, tiradas em uma rápida sessão, e certamente há muito mais a se conhecer. Talvez mais imagens e vídeos autorizados oficialmente estejam a caminho, e procurarei publicar todos. Se alguém tiver dúvidas tecnológicas sobre o Linux nas urnas brasileiras, pode inserir nos comentários, e tentarei buscar as respostas e publicar.