Pag-Rsocial - Pagando para  voce se compartilhar com o mundo!!!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Ministro nega pedido do PT para tirar site do PSDB do ar


18 de maio de 2010 - 14h32

O ministro Joelson Dias (foto), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou ação em que o Partido dos Trabalhadores (PT) pedia multa ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e a retirada de site da internet - mantido por este partido - por suposta propaganda eleitoral antecipada e de conteúdo negativo contra a pré-candidata do PT a presidente da República, a ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff.

A representação do PT citou sete trechos de conteúdos publicados na internet em sítio gerenciado pelo PSDB. Em sua decisão, o ministro Joelson Dias afirma que a propaganda eleitoral, tanto positiva quanto negativa, ainda não pode ser realizada, pois a legislação só a permite a partir de 6 julho. No entanto, o ministro ressalta que a Constituição Federal de 1988 garante a todos o direito de crítica, em respeito à liberdade de manifestação do pensamento, desde que observados os limites impostos pelos princípios e regras do ordenamento jurídico vigente.

A partir deste princípio, citando vários julgados do Tribunal e seguindo o parecer do Ministério Público (MP), o ministro negou o pedido do PT por entender que não há conotação eleitoral nas publicações mencionadas na representação. O ministro registra que se o governante pode divulgar publicidade institucional e referir-se às realizações de sua administração antes do período oficial da propaganda eleitoral, sem que isso configure propaganda antecipada, é razoável que também se assegure àqueles que se apresentam como seus adversários políticos o direito de criticar referida ação administrativa, ainda que tal crítica seja desabonadora de sua conduta”.

Com isso, Joelson Dias conclui que críticas à ação administrativa do governo são inerentes à atividade política, o que não configura propaganda eleitoral.

Comentários
Mesmo negando o pedido do PT, o ministro determinou o encaminhamento dos autos ao MP, para que o órgão tome as providências que entender cabíveis sobre os comentários de leitores nas publicações questionadas pelo PT. Apesar de identificar manifestações no sítio do PSDB que poderiam  configurar propaganda antecipada, o  ministro não se pronunciou sobre esses comentários porque o Partido dos Trabalhadores não os citou no processo.

GA/MB

Processo relacionado:
Rp 96098

Leia mais:
30/04/2010 - PT pede multa ao PSDB e suspensão de sítio na internet por propaganda negativa contra Dilma Rousseff

Embaixada do Brasil vira embaixada do PT em Paris.


Não é só para a candidata petista que tem tratamento VIP concedido pelo Itamaraty do Ahmadinejad. Qualquer pelego petista que vá a Paris é recebido com honras e com fartas despesas pagas pelos cofres públicos. Celso Amorim, o ministro das Relações Exteriores, inclusive,recentemente filiou-se ao partido da bandidagem internacional. Veja matéria da Folha de São Paulo:

O Itamaraty deu tratamento de autoridade para o integrante do Diretório Nacional do PT, Valter Pomar, em pelo menos uma das escalas da incursão que fez pela Europa entre 14 e 29 de maio. A viagem para as capitais de Espanha, França, Suécia e Inglaterra, além de uma parada em Frankfurt (Alemanha), teve agenda estritamente partidária. Em Paris um carro oficial da embaixada deu apoio ao seu trabalho. Na capital francesa, Pomar manteve encontros com quadros do Partido Socialista francês e do Partido Comunista, além do partido radical de esquerda La Gauche, com o intuito de aprofundar o relacionamento com o PT. Coordenador da corrente Articulação de Esquerda, Pomar foi secretário de Relações Internacionais por dois mandatos e já ocupou uma das vice-presidências do PT. Pomar chegou a Paris no dia 17 e foi levado para o hotel Vaneau Saint German."Nós buscamos, levamos para o hotel e na volta, quando ele foi embora. Demos toda a assistência quando esteve aqui, como é normal nós fazermos", disse Orlando Santana, funcionário de chancelaria da embaixada, à Folha. O apoio na capital francesa terminou no dia 19, quando Pomar foi deixado na estação central de Paris, onde pegou o trem para Londres. A Folha não conseguiu confirmar se Pomar recebeu apoio nas outras capitais. Não há regulamentação para o tratamento a lideranças partidárias na chamada lei do serviço exterior, nas funções consulares do Manual de Serviço Consular e Jurídico nem no guia de administração do postos. A maratona de Pomar, com horários detalhados de voos, partidas de trens e hotéis para estada, foi informada pela circular telegráfica n.º 77.283, enviada pelo Itamaraty para as embaixadas daquelas capitais e o Consulado-Geral de Frankfurt. O documento oficial, obtido pela Folha, diz: "Para conhecimento, informo que a Secretaria de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores comunicou hoje, 14 de maio, que Valter Pomar, membro da Direção Nacional do PT, cumprirá agenda em diversos países da Europa durante a segunda quinzena do mês de maio". A Folha apurou que delegações oficiais e autoridades em viagem recebem o adendo "rogo prestar o apoio de praxe". Os presidentes do DEM e do PSDB, Rodrigo Maia e Sérgio Guerra, disseram desconhecer o tratamento para agentes partidários em viagens ao exterior.

GOVERNO LULA CENSURA PORTAL NA INTERNET QUE TRAZIA DADOS DO PAÍS REAL, NÃO DAQUELE VENDIDO PELA PROPAGANDA


O decálogo de problemas que segue abaixo poderia se um roteiro utilizado pelos candidatos de oposição José Serra (PSDB) ou Marina Silva (PV). Mas não é —  ou NÃO ERA. Ribamar Oliveira, do jornal Valor Econômico, colheu essas avaliações num portal oficial, do próprio governo (ver post de ontem). Antes que prossiga, uma síntese:
- a política de reforma agrária do governo Lula não alterou a estrutura fundiária do país nem assegurou aos assentamentos assistência técnica, qualificação, infra-estrutura, crédito e educação;
2 - a qualidade dos assentamentos é baixa;
3 - os programas oficiais não elevam a renda dos agricultores, que ficam dependendo do Bolsa Família;
4 - imposições da legislação trabalhista no campo acabam provocando fluxo migratório para as cidades;
5 - a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ainda não definiu uma política de curto ou médio prazo para a formação de um estoque estratégico e regulador de produtos agrícolas.
6 - em futuro próximo, a produção de biodiesel não será economicamente viável;
7 - a reconstrução de uma indústria nacional de defesa voltada para o mercado interno, prevista na Estratégia Nacional de Defesa, não se justifica;
8 - a educação brasileira avançou muito pouco e apresenta os mesmos índices de 2003 em várias áreas:
9 - é baixa a qualidade da educação em todos os níveis; os que concluem os cursos não têm o domínio dos conteúdos, e as comparações com indicadores internacionais mostram deficiências graves no Brasil;
10 - O analfabetismo funcional, entre jovens e adultos, está em 21% na PNAD de 2008, uma redução pequena com relação à PNAD de 2003, que era de 24,8%. O número absoluto de analfabetos reduziu-se, no mesmo período, de 14,8 para 14,2 milhões, o que aponta a manutenção do problema.
Essas informações todas estavam no “Portal do Planejamento”, criado pela Secretaria de Planejamento e Investimento Estratégico (SPI), tarefa que durou um ano e meio. E QUE SUMIU EM UM DIA. Bastaram uma ordem e um clique. É isto mesmo: o ministro Paulo Bernardo (Planejamento) mandou tirar o site do ar. Eram cerca de 3 mil páginas abordando 52 temas.
Bernardo justificou assim a censura em entrevista à rádio CBN:
“Vários ministros me ligaram para dizer: ‘Olha, estão fazendo críticas às políticas desenvolvidas pelo meu ministério, mas nós não fomos chamados a discutir’. Ficamos numa posição um pouco delicada de explicar que aquilo não era posição fechada do Planejamento; são técnicos fazendo debate.”
Entendo… o ministro convocou uma reunião para segunda-feira com os responsáveis pelo Portal:
“Me parece que um site para discutir políticas de governo deve ter um nível de acesso para quem é gestor, outro para quem é jornalista e outro para o público em geral”.Deixe-me adivinhar como seria essa gradação e o produto oferecido a cada um:
- ao gestor, a verdade;
- ao jornalista, uma quase verdade;
- ao público,  o de sempre…
Vamos compreenderÉ evidente que nenhum governo gosta de ser criticado pelo… próprio governo. Não me atrevo a dizer que este ou aquele não agiriam assim. Aliás, acho curioso que um portal dessa importância vá ao ar sem o conhecimento do chefe da pasta. A questão aí não é matéria de gosto, não.
O que o portal revela é que existem dois Brasis: aquele real, conhecido pelos técnicos do governo, que veio a público por um breve instante, e o outro, o de propaganda, este de novas auroras permanentemente anunciadas pelo governo, ancorado numa verba bilionária de propaganda.
Como se nota, Paulo Bernardo acha que é preciso trabalhar com “níveis” de acesso, como se aqueles informações não fossem dados sobre políticas públicas, mas matéria de “segurança nacional”. Informações relevantes, pois, para orientar tais políticas passariam a ser privilégio de uma espécie de casta.
Nunca antes na história destepaiz!!!

CALA A BOCA DILMA - nova campanha


Mais uma mentira ou dificuldade cerebral da candidata Dilma - axílio de Mujahdin Cucaracha.


Na entrevista ao "El País" , diz a sra Dilma Dossiêff: "Soy la ministra de la Casa Civil. Soy quien coordina los ministros y los principales proyectos de gobierno. He trabajado íntimamente con el presidente Lula los últimos cinco años y medio. Su éxito es el mío. He sido su brazo derecho e izquierdo. ..."
*
Como disse ele em seu comentário:   ``Alguém precisa dizer à sra Dilma que ela não é mais ministra de coisanenhuma. `` 
*
CALA A BOCA, DILMA 
Vamos iniciar mais uma campanha. 
Basa trocar o nome de Galvão por Dilma
e pedir aos amigos e conhecidos
que participem distribuindo o selo ao lado.
* 


Ela merece, e nós muito mais.

Lula defende alta carga tributária do Brasil


Em entrevista à TV Senado, Lula argumentou não conhecer país desenvolvido com baixa carga tributária.
AE Mídia - 21/6/2010 - 18h13
Em entrevista à TV Senado, gravada na manhã desta segunda-feira, 21, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender a alta carga tributária do País e insinuou que seu sucessor terá de conceber uma nova reforma da Previdência. A entrevista deve ser exibida na próxima sexta-feira (25), às 21h30, no programa Cidadania, em três blocos de 20 minutos.

Questionado sobre os impostos excessivos, alvo de críticas do empresariado e da indústria, Lula argumentou que não conhece nenhum país desenvolvido que conte com baixa carga tributária.
Sobre a elevação da Taxa Selic, motivada pelo risco inflacionário e pelo superaquecimento da economia, o presidente afirmou que gostaria de ter juros mais baixos. Mas ressaltou que precisa governar com responsabilidade e, que no momento, essa é a fórmula para afastar a inflação.

Ao comentar o reajuste de 7,72% aos aposentados e o veto ao fim do fator previdenciário, Lula admitiu que, nos próximos anos, será preciso repensar o modelo de Previdência do País por causa do envelhecimento da população. Ele observou que as pessoas estão vivendo mais e que o atual modelo talvez não comporte essa realidade. Mas ressaltou que não é um fenômeno vivenciado apenas pelo Brasil, mas pela maioria dos países.

A TV Senado não abordou a sucessão presidencial para evitar ofensa à Lei Eleitoral. Mas repercutiu a Lei da Ficha Limpa, sancionada por Lula, e o questionou sobre as cinco multas que recebeu do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por propaganda antecipada em favor de sua candidata, Dilma Rousseff (PT). Lula afirmou que pagará as multas, mas atribuiu as sanções às brechas na lei que não regulamentou o período de "pré-campanha".

Sobre política internacional, Lula defendeu novamente o acordo nuclear com o Irã, costurado pelo Brasil e pela Turquia. O presidente argumentou que o Brasil não tenha mais um "papel de segunda grandeza" na nova ordem global. Afirmou que as decisões mundialmente relevantes não podem mais ser tomadas por dois ou três líderes, como no fim da Segunda Guerra Mundial, e defendeu a participação ativa nessas decisões dos emergentes, citando Brasil, China, Índia e África do Sul.

O escândalo do Mensalão também foi abordado na entrevista. Questionado sobre as lições que tirou do episódio, Lula volta a defender a punição dos responsáveis. Ele observou, entretanto, que não entende como um processo que se apoia na acusação de um "deputado cassado", que "não apresentou provas" dos fatos narrados, pode ter continuidade.

Ele faz alusão ao ex-deputado Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB - que formalizou nesse sábado apoio à candidatura presidencial de José Serra (PSDB) -, autor da denúncia do Mensalão (esquema de compra de votos em troca do apoio da base aliada), mas não citou, expressamente, o nome do petebista. Porém Lula foi enfático ao afirmar que respeitará a decisão da Justiça e que os responsáveis "paguem o que tiverem de pagar".

Ao longo da entrevista, Lula falou, ainda, sobre as greves do funcionalismo público, defendeu a construção da usina de Belo Monte e os investimentos em matrizes energéticas limpas (energia nuclear e biodiesel).
Lula falou de futebol no começo da entrevista, em trecho que não irá ao ar. Estava satisfeito com o desempenho da Seleção Brasileira no jogo contra a Costa do Marfim e se disse confiante no hexa.

O programa Cidadania faz parte da grade da TV Senado há três anos. No fim do ano passado, o programa veiculou entrevista com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre o combate às drogas. Outra edição exibiu entrevista com o cientista Miguel Nicolelis, que lidera o projeto do Instituto Internacional de Neurociências de Natal, na capital do Rio Grande do Norte.

A lista dos piores ditadores do mundo


Foreign Policy elegeu 23 dos piores tiranos do planeta. O primeiro da lista é o norte-coreano Kim Jong-Il, seguido de Robert Mugabe, do Zimbábue (amigo de Lula).

O tirano venezuelano Hugo Chávez (outro amigo de Lula) fica com a 17º posição, enquanto o cubano Raúl Castro (sim, sim, amigo de Lula também) ocupa o 23º posto.

Sobre Chávez, diz a revista que "o líder louco da revolução bolivariana promove uma doutrina de democracia participativa na qual ele é o único participante".

Quanto a Raúl, zomba a FP: ficou entre os últimos talvez "porque tenha algum defeito intelectual que não lhe permita perceber que a revolução que lidera é antiquada".

Ia esquecendo: Ahmadinejad (putz, pra variar, mais um amigo de Lula!) está em oitavo lugar.

Santa Catarina começa a organizar "Fora, Dilma! Fora, Ideli!"


Todas as forças politicas de Santa Catarina se organizam para um movimento suprapartidário de repúdio à intervenção e interferência do PMDB nacional no PMDB regional. Independente de horários políticos e de campanhas eleitorais, começa a ser organizado um Movimento Fora, Dilma! Fora, Ideli! Santa Catarina não é o Maranhão. Santa Catarina não tem caciquismo. Santa Catarina não é a casa da Mãe Dilma. Fora, Dilma! Fora, Ideli! Fora, PT!

DILMA - Conversão milagrosa


“Ninguém que governe um país, um estado ou um município pode ser complacente com a ilegalidade. Invasão de terras, de centro de pesquisa, de prédios públicos é ilegalidade e ilegalidade não é permitida. Quero deixar isso muito claro”.

Dilma Rousseff, explicando que é errado fazer o que acha certo fazer desde 1968.

Por que não votar em Dilma


Educação e Saúde
1. 35% dos brasileiros ainda não se alimentam o suficiente. http://bit.ly/9NcBN6

2. 10% mais pobres destinam 197dias do ano p/ pagar impostos; mais ricos destinam 106 dias.

3. Analfabetos funcionais somam 70% da população economicamente ativa. http://tinyurl.com/y8cl2er

4. No governo Lula, todos os anos, 2 milhões de crianças abandonam a escola no 1º grau.
5. Metade dos municípios brasileiros ainda não tem plano de educação - http://bit.ly/dlI6fU
6. Ipea: no governo Lula o desemprego triplicou entre os jovens.
7. No governo Lula o retrocesso na saúde: filas de cirurgia aumentam. http://bit.ly/a9jPjp
8. É baixa a qualidade da educação em todos os níveis; os que concluem os cursos não têm o domínio dos conteúdos, e as comparações com indicadores internacionais mostram deficiências graves no Brasil. Ministério do Planejamento
9. Gestante em trabalho de parto espera 12 horas por vaga no Espírito Santo http://bit.ly/aAmhyT

10. Dobra número de mortes de bebês por doenças da mãe.

http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/nacional/noticia/2010/06/21/dobra-numero-de-mortes-de-bebes-por-doencas-da-mae-226119.php

11. Previdência registra déficit de R$ 2,5 bilhões em maio. http://bit.ly/a01fiE

Reforma Agrária
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/governo-lula-censura-portal-na-internet-que-traziam-dados-do-pais-real-nao-daquele-vendido-pela-propaganda/
12. A política de reforma agrária do governo Lula não alterou a estrutura fundiária do país nem assegurou aos assentamentos assistência técnica, qualificação, infra-estrutura, crédito e educação. Ministério do Planejamento
13. A qualidade dos assentamentos rurais é baixa no Brasil de Lula; Ministério do Planejamento;

14. Os programas oficiais não elevam a renda dos agricultores, que ficam dependendo do Bolsa Família; Ministério do Planejamento;

15. Imposições da legislação trabalhista no campo acabam provocando fluxo migratório para as cidades no governo Lula; Ministério do Planejamento;

Economia e Gestão do Governo Federal

16. Em futuro próximo, a produção de biodiesel não será economicamente viável segundo relatório recente do Ministério do Planejamento;

17. Números do PAC são inflados por financiamento a imóveis usados. http://bit.ly/aKUZxl
18. Alto custo de energia inibe investimentos no governo Lula. http://bit.ly/cdzTyE
19. A nossa velha conhecida má distribuição de renda. Ultra ricos crescem e ganham força no Brasil.http://uol.com/bpf35
20. Acordos comerciais fracassam durante o governo Lula.
http://economia.estadao.com.br/noticias/not_22586.htm
21. A energia elétrica dos brasileiros piorou em 2009 com o aumento de apagões em todo País (Aneel). http://bit.ly/cwOo05
22. Frei Beto confirma que falta de reformas de base é marca do governo Lula.
23. No governo Lula o Brasil escolheu crescer menos. http://bit.ly/bovkbw
24. FHC, não Lula, é o responsável pelo ritmo ascendente do salário mínimo.http://www.eagora.org.br/arquivo/comparacao-sem-truque-salario-minimo/
25. Déficit da Balança Comercial Brasileira maior que 2009. Subiu mais de 100% em relação ao ano passado.
26. Dívida externa sobe para US$ 218,3 bilhões em maio,diz BC. http://bit.ly/aF1LMY
27. Lula permitiu que as empresas de energia elétrica subissem a conta do consumidor 200% de 2002 a 2010
28. O acordo desastroso sobre Itaipu que Lula fez com seu amigo Lugo terá um gasto adicional para o brasileiro de R$ 6,4 bilhões. http://migre.me/Rerq
Em resumo, o Brasil é um país pior com Lula (ao contrário do discurso de Lula, é óbvio)

ORAÇÃO DOS PETRALHAS !


SENHOR,
Fazei de mim o instrumento do golpe na Constituição...
para garantir mais uma reeleição.
Onde houver mutreta... que eu mostre a maleta;
Onde houver gorjeta... que seja minha teta; 


Que eu tenha dor na munheca... de tanto encher a cueca;
Em cada licitação... que alguém molhe a minha mão;
E que no meu endereço, vença o meu preço;
Onde houver crachá... que não falte o jabá;
Onde houver ócio... que eu feche o negócio; 


Onde houver propina... que reservem o da vila campesina;
Mas sem esquecer do MST, das ONGs e do PT;
Onde houver colarinho branco... que dobre o lucro do banco ;
Onde houver esquema... cuidado com o telefonema; 


E quando tocar o sino... chamem o Genoíno;
Se mexerem no meu... que venha o Zé Dirceu;
E, se a proposta for chula... lembrai do custo do Lula.
Ó Mestre!
Que eu tenha poder para corromper e ser corrompido; 


Porque é sonegando que se é promovido;
É mentindo que se vai subindo;
Pois enquanto o povo sofre com imposto e inflação,
o índio passa o facão, o sem terra faz a invasão,
a base aliada entra na negociação 

e a gente vai metendo a mão... E que a pizza seja feita pela vossa vontade
enquanto a grana da publicidade
levar o povo a aceitar nossa desonestidade
como se fosse genialidade...
AMÉM !

Dilma foge de debates e perguntas embaraçosas


MENTIRA
“Gente,não tem o menor sentido dizer q estou evitando debates e entrevistas. Basta olhar a imprensa.Amarelas na Veja esta semana,Jovem Pan hj” (Ex-ministra Dilma Rousseff, no Twitter, 14/06/10.)
A VERDADE
Dilma Rousseff cancelou entrevistas agendadas e tem se recusado a conceder entrevistas quando há risco de ser confrontada, caso do canal a cabo Globonews e do programa “CQC”, da TV Bandeirantes. Esta semana mesmo, ela desmarcou sua participação na sabatina do UOL com o jornal Folha de S.Paulo e partiu para um giro pela Europa. Assessores da ex-ministra dizem que ela viajou a convite de políticos de lá, informação desmentida por assessores dos líderes europeus, que afirmam ter sido os encontros pedidos por Dilma.  A ex-ministra do PT também não quis confirmar presença no programa “Roda Viva”, da TV Cultura. Mas nesse caso, dá para entender: ia ser difícil mesmo Dilma Rousseff explicar por que mentiu sobre seu currículo acadêmico nas outras duas vezes em que esteve no programa.

Imóvel usado vira obra do PAC


MENTIRA
“Os investimentos executados no PAC já totalizam R$ 463,9 bilhões, equivalentes a 70,7% dos R$ 656,6 bilhões previstos para o período 2007-2010.” (Informação do governo do PT, no décimo balanço do PAC, 02/06/10.)
A VERDADE
O governo do PT não se cansa de inflar seus resultados. Menos de 10% dos recursos do PAC de Dilma Rousseff saíram dos cofres da União. E as mentiras não param. De acordo com o TCU, nos R$ 158 bilhões para financiar a casa própria — e que são pagos pelos trabalhadores com juros e correção monetária —, o governo incluiu mais de R$ 47 bilhões contratados para a compra deimóveis usados. Isso, segundo o IBGE, não tem qualquer impacto sobre o crescimento da economia.

Avanços do PT na educação foram insignificantes


MENTIRA
“Para a gente estar entre as cinco maiores [economias], é pré condição educar o povo com qualidade. O grande desafio é fazer avançar o que construímos no nosso governo.” (Ex-ministra Dilma Rousseff, em entrevista à rádio Tupi (RJ), 25/01/10.)

A VERDADE
Não houve qualquer avanço na melhora da educação, como mostra relatório elaborado por técnicos do própio governo federal. O documento  —  que estava na Internet mas foi censurado pelo governo petista e tirado do ar — afirma que os avanços na educação desde 2003 são insignificantes e que os problemas são muitos e graves: dificuldades de acesso, principalmente à creche e ao ensino médio, baixa qualidade da educação oferecida, alta repetência, evasão elevada. As tão propaladascreches de Dilma Rousseff abrigam apenas 18,1% das crianças brasileiras de até três anos. No ensino médio, a situação e lamentável também: apenas a metade dos jovens na faixa etária apropriada estão na escola.

Brasil de verdade não passa no portal do governo do PT


MENTIRA
“O governo federal já deu um grande passo ao colocar suas contas no Portal da Transparência, mas é necessário ampliar a iniciativa.” (Ex-ministra Dilma Rousseff, em São Paulo, 31/05/10.)
A VERDADE
A transparência do PT de Dilma Rousseff é mais do que opaca. O governo Lula censurou e tirou do ar o “Portal do Planejamento”, que trazia informações do Brasil de verdade. As informações do Ministério do Planejamento mostravam um país onde as políticas oficiais de reforma agráriafalharam, deixando os pequenos agricultores à mercê da Bolsa Família; onde a produção de biodiesel é economicamente inviável; onde a educação é de baixa qualidade em todos os níveis e nada avançou nos últimos sete anos e meio; onde o analfabetismo funcional, entre jovens e adultos é de 21%.

Infraestrutura: Dilma promete o que não fez


MENTIRA
“Vamos construir e melhorar os portos, aeroportos, rodovias, ferrovias e hidrovias. (…) Quero ser a presidente da consolidação da infraestrutura brasileira, completando o grande trabalho do presidente Lula.” (Ex-ministra Dilma Rousseff, na convenção do PT, 13/06/10.)
A VERDADE
O governo do PT, coordenado (?) pela ex-ministra, fez muito pouco pela infraestrutura brasileira. Um estudo do Ipea aponta falta de planejamento e de investimento. É crítica a situação dos portos por onde escoam mais de 70% das nossas exportações. O Brasil é um dos últimos colocados no ranking mundial de qualidade dos portos: ficou em 123º lugar entre 134 países. O porto de Santos não tem estrutura para dar vazão ao aumento de movimento gerado pelo Rodoanel. Atrasos crescentes nos embarques e desembarques dão prejuízo aos produtores e transportadores e tiram competitividade do Brasil. Os R$ 9,3 bilhões previstos – e mal executados – no PAC representam menos de 1/4 das necessidades de investimento dos portos.

PT requenta boato sobre 13º salário


MENTIRA
“Fim do 13º já foi aprovado na Câmara (PFL, PMDB, PPB, PPS, PSDB). Para conhecimento, o fim do 13º salário já foi aprovado na Câmara para alteração do art. 618 da CLT. Já foi aprovado na Câmara e encaminhado para o Senado. Provavelmente será votado após as eleições, é claro….” (Trecho de email apócrifo que circula na Internet.)
A VERDADE
Esse é mais um boato que alimenta o terrorismo eleitoral do PT. Não existe nenhum projeto de lei acabando com o 13º salário. Se existisse, não teria efeito. O 13º salário é garantido pelaConstituição — que só pode ser alterada por emenda constitucional — e não pela CLT. O art. 618 daCLT não faz qualquer referência a 13º salário. O texto do email é velho, além de tudo. Cita “Inocêncio Oliveira – PFL” como um dos “culpados” pelo projeto inexistente. A sigla PFL não existe mais e hoje o deputado Inocêncio Oliveira é do PR, fiel aliado do PT.

Promessa vazia, terreno baldio


MENTIRA
“15h25 – Cerimônia alusiva ao início da terraplanagem da usina siderúrgica Aços Laminados do Pará S/A (Alpa)” (Agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 22/06/10.)
A VERDADE
Lula “inaugurou” um terreno baldio em Marabá (PA). Não havia obras nem trabalhos de terraplenagem para a construção da siderúrgica, apenas um terreno vazio. O empreendimento fazia parte de uma lista de promessas feitas nas eleições de 2006.

Dilma fez pouco e malfeito, apontam técnicos do governo


MENTIRA
“Eu fiz, eu sei fazer. Não só prometo.” (Ex-ministra Dilma Rousseff, “mãe” do PAC, em Brasília, 25/05/10.)
A VERDADE
Relatório elaborado por técnicos do próprio governo do PT aponta a incapacidade de gestão de projetos de grande porte como um dos grandes empecilhos do PAC na área de infraestrutura. No setor de transportes — ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos — 68% das 161 obras estão atrasadas. De acordo com os técnicos, faltam competência e gerenciamento e sobram deficiências, como a baixa capacidade técnica dos órgãos do próprio governo federal. O resultado são atrasos, encarecimento das obras e alterações recorrentes nos projetos originais.  As informações, que mostravam o Brasil de verdade, estavam no “Portal do Planejamento” na internet, censurado e tirado do ar pelo próprio governo do PT.

Governo do PT financia as invasões que Dilma condena


MENTIRA
“Ninguém que governe um País, um Estado ou um município pode ser complacente com a ilegalidade. Invasão de terras, de centro de pesquisa, de prédios públicos é ilegalidade e ilegalidade não é permitida. Quero deixar isso muito claro.” (Ex-ministra Dilma Rousseff, em entrevista à Rádio Educadora Jovem Pan, de Uberlândia – MG, 22/06/10.)
A VERDADE
Nem Dilma Rousseff nem o governo do PT combateram firmemente as invasões de terras. Pelo contrário, apoiaram e até financiaram as invasões. Desde 2002, o governo do PT de Dilma tirou dos cofres públicos mais de R$ 160 milhões para o MST. Só em abril passado, as invasões do MST causaram prejuízos de mais de R$ 200 milhões para os produtores rurais em todo o Brasil.