É relativamente fácil apontar o maior carro ou o modelo mais rápido do mundo. Determinar qual é o maior navio é algo muito mais subjetivo, e por isso muito mais difícil, mas nós fomos em frente e selecionamos os dez maiores navios já concebidos.
Poderíamos ficar restritos aos navios que foram construídos, mas qual seria a graça disso? É muito mais legal enfiar a cara na Wikipedia para descobrir projetos de navios que nunca funcionaram. É por isso que temos nesta lista alguns navios que nunca chegaram perto da água.
Como dissemos antes, o título de maior embarcação é muito subjetivo, pois elas podem ser medidas de várias formas, então avise nos comentários se você discordar de algum integrante da lista.
Eclipse
O iate Eclipse, de Roman Abramovich, é o iate particular mais longo do mundo, com 162,5 metros e deslocamento máximo* de 13.000 toneladas.
50 Let Pobedy
Omaior quebra-gelo do mundo é o 50 Let Pobedy. Ele tem 159,6 metros e 23.439 toneladas. Além disso, é um navio nuclear que navega para quebrar gelo.
Dockwise Vanguard
As maiores embarcações são os navios que carregam outros navios. Neste caso, o Dockwise Vanguard é o maior, com 263 metros e 91.238 toneladas.
Yamato
O japonês Yamato, da época da Segunda Guerra, foi o maior navio de guerra já construído, com 256 metros deslocando 71.659 toneladas, mas o projeto nazista Schlachtschiff H-44 o teria encolhido: 345 m e 131.000 toneladas de deslocamento.
Allure of the Seas/Oasis of the Seas
Os gêmeos Allure of the Seas e Oasis of the Seas da Royal Caribbean são os maiores navios de passageiros já construídos, com 362 metros e 225.282 toneladas. O Allure of the Seas é, tecnicamente, mais longo por 50 milímetros.
FSO Asia/FSO Europe
Mais dois gêmeos aqui. O FSO Asia e o FSO Europe são superpetroleiros da classe TI com 236.638 toneladas e 380 metros. Eles são os maiores navios do mundo, e são grandes demais para ser viáveis economicamente. Hoje são apenas plataformas de armazenamento flutuantes.
Seawise Giant
Comprado em 1974 e tirado de uso em 2010, o superpetroleiro Seawise Giant foi o maior e mais pesado navio já construído, com 260.941 toneladas e 458,45 metros. Ele era tão grande que não conseguia passar pelo Canal da Mancha. O Canal era pequeno demais para o Seawise Giant.
Pierre Guillaumat
O superpetroleiro Pierre Guillaumat foi indiscutivelmente mais pesado que o Seawise Giant, com 274.838. Tinha apenas 414,23 metros e, francamente, foi superdimensionado como qualquer outro superpetroleiro. Ele era grande demais para os canais do Panamá e de Suez, e precisava atracar em plataformas offshore.
Project Habakkuk
Antes de mergulharmos completamente no mundo dos sonhos, precisamos fazer uma parada no Project Habakkuk, o porta-aviões idealizado pelos britânicos na Segunda Guerra. Ele teria 609 metros e 2 milhões de toneladas, e seria feito de uma mistura de água e serragem de madeira congeladas para formar um compósito chamado “pykrete”. Infelizmente o gigante nunca passou de um protótipo de 20 metros.
Freedom Ship
O Freedom Ship foi idealizado nos anos noventa, e teria 1.371 metros e 2,7 milhões de toneladas. No topo haveria um aeroporto capaz de receber um 737. Nenhum estaleiro no mundo é grande o bastante para sequer cogitar a construção de algo tão grande.
* o peso dos navios não é medido por sua massa, e sim pelo Princípio de Arquimedes, segundo o qual qualquer corpo imerso em água desloca um peso de volume de água correspondente ao seu próprio peso.
O post Estes são os dez maiores navios de todos os tempos apareceu primeiro em Jalopnik Brasil.