Pag-Rsocial - Pagando para  voce se compartilhar com o mundo!!!

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Jornalista procura relatos de problemas com sistemas proprietários

Como é possível que parte dos leitores já tenha passado por algum dos problemas de interesse do jornalista mencionado na nota do Rubens Queiroz, repasso:

Enviado por Rubens Queiroz de Almeida (rubens·queirozΘgmail·com):

“Carlos Alberto Teixeira, o C@T, que tem mantido colunas de tecnologia há tantos anos em vários periódicos, inclusive o Catalisando em “O Globo” e no Forumpcs e que é comentarista de tecnologia na TVE/Rede Brasil, no programa Comentário Geral, e no programa Byte WTN está determinado em conseguir um certo tipo de dados.

Ele está planejando uma matéria sobre pessoas que compraram Windows e/ou Office e não param de ter problemas, chegando ao ponto de serem mal atendidas pela Microsoft.

Ou seja, sobre gente correta que tentou agir na legalidade, na esperança de ter um suporte adequado e um serviço primoroso, mas que, diante de um atendimento precário, ficou desapontada.

O problema é que a data limite é o próximo dia 27/7.

Assim, quem quiser e puder contribuir com relatos em primeira pessoa ou com indicação de conhecidos que passaram por esses percalços, pode enviar um email para /cat (a) oglobo com br/ até o dia 27/7, com assunto “BEM QUE EU TENTEI”.” [referência: dicas-l.com.br]

Amazon devolve dinheiro a utilizador que não quis Windows

Um consultor que comprou um netbook da Asus pediu à Amazon que devolvesse o valor pago pelo Windows. A empresa devolveu 40 libras (47 euros).

Alan Lord é um consultor dedicado ao open source e leu exaustivamente o End User License Agreement (EULA) que vinha no Asus Seashell 1008HA que comprou da Amazon.

Foi aí descobriu uma alínea que diz: «Se não concordar com os termos da EULA, não pode utilizar ou copiar o software e deve contactar o Fabricante para receber instruções sobre a devolução de produtos» e posterior reembolso, cita a PC Pro.

Sendo um apoiante do software livre, Lord acabou por trocar e-mails e telefonemas com a Amazon e foi informado de que receberia 40 libras (cerca de 47 euros) pela cópia não utilizada do Windows XP.Exame Informática


quinta-feira, 23 de julho de 2009

A Bíblia em Lego

Navegando por aí, me deparei com um site bastante interessante.
Ele conta a história da Bíblia usando Legos e uma pitada de humor.
Mesmo que você não seja religioso, ou não esteja com tempo de ler a Bíblia em Lego, ainda vale a pena dar uma conferida nas imagens, o trabalho ficou muito bom.

A Bíblia em Lego - The Brick Testament - Clique para acessar

A Bíblia em Lego - The Brick Testament - Clique para acessar

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Você, de verdade, ao vivo. No Twitter. Agora.

Alguns dizem que é o novo Orkut. De qualquer forma, não dá pra negar que o Twitter se transformou no novo fenômeno da internet brasileira. Tem uma porrada de gente criando perfis e seguindo pessoas a todo instante - 15% dos brasileiros que usam internet, segundo as últimas estatísticas -, milhares e milhares de mensagens trocadas a cada segundo e, claro, aquela velha e boa massagem de ego. Com direito a briguinha entre algumas celebridades, principalmente aquelas que ainda estão em busca de um rebanho. Por falar em massagear os egos, você savia que pode deixar de lado apenas o teclado e mostrar seu lindo rostinho no microblog? E olha que não é com avatar não.

Depois da avalanche de aplicativos de suporte ao Twitter para o compartilhamento de fotos, checagem de perfis com quem você mais interage, estatísticas e até mesmo joguinhos, agora é possível também fazer streaming e aparecer para seus seguidores. Basta ter uma webcam conectada ao computador, acessar o Twitcam e mandar bala. E ainda dá pra armazenar os vídeos! Vai lá: http://twitcam.com/

Verificador Ortográfico para Firefox 3.5 liberado

A extensão Verificação Ortográfica pt-br já esta disponível para download, os novos recursos são:

  • Banco de dados atualizado com atual versão do Vero
  • Suporte a Firefox 3.5.x
  • Suporte a Thunder Bird 3.0.x
  • Suporte a Sea Monkey 1.1.x

Universal Extractor 1.6

Há pessoas que não querem ou não têm a paciência para procurar qual a ferramenta que abre o ficheiro X ou Y, muito menos se este está compactado. A solução é utilizar um extractor todo-o-terreno, capaz de descomprimir tudo o que é ficheiros comprimido. Quando refiro tudo, refiro-me aos nossos conhecidos zip, rar, ace, 7zip, instaladores (exe) ou até mesmo instaladores Windows (msi), de onde se consegue extrair tanto os ficheiros como os scripts de instalação.


A sua versatilidade e agilidade, começa com a possibilidade de o encontrar facilmente no seu menu de contexto, um clique com o botão direito do rato e lá está ele pronto a ajudar. Tenha em atenção que esta ferramenta não comprime, apenas descomprime, não sendo como é óbvio, um substituto do 7Zip ou de outro qualquer compactador.

Nunca fique preso ao desconhecido, como é portátil, sem necessidade de instalação, pode estar na sua penUSB, permitindo-lhe sempre solução para ficheiros compactados, mesmo aqueles mais invulgares, utilizados por aplicações de gestão que comprimem os dados para backup.

Óptima ferramenta para desmontar os Setup de aplicações, onde com “algum jeito”, coloca o executável e as bibliotecas numa penUSB, criando muitas aplicações em formato portátil.

Experimente, é uma boa ferramenta para que a tenha sempre perto.

Pode ver aqui as alterações na versão.

Licença: GNU/GPL
Sistemas Operativos: Windows 9x/2k/XP/Vista/Win7
Download: Universal Extractor 1.6 [4.83MB]
Homepage: Universal Extractor

Firefox 3.5 está mais rápido, mas ainda perde para o Google Chrome


guerra_browsers_150.jpgQuando a Mozilla lançou a nova versão do Firefox há algumas semanas, seus desenvolvedores prometeram um navegador mais rápido. De fato, nos testes realizados por PC World (EUA), o Firefox 3.5 foi mais veloz na carga de páginas do que o Internet Explorer 8(Microsoft) e o Safari 4 (Apple). Entretanto, ainda está mais lento do que Google Chrome 2.

O navegador do Google mostrou ser mais veloz nessa análise em cinco dos oito testes a que foi submetido, obtendo um tempo médio de carga de pagina de 1,699 segundo. Entretanto, o Firefox 3.5 se mostrou um concorrente valente, vindo logo atrás e com um tempo médio de 1,762 segundo. Na maior parte das vezes, a diferença entre os dois navegadores ficou em dois décimos de segundo. Muito? Pouco? Depende do ponto de vista.

Na análise anterior, o Firefox 3.0.7 era o quarto da lista. E em um mercado extremamente competitivo, avanço de uma ou duas posições no ranking faz toda a diferença.

O IE 8 e o Safari 4 também obtiveram bons resultados na carga de páginas web, mas atrás dos líderes, com tempos médios de 1,833 segundo e 1,964 segundo, respectivamente. Já o Opera 10 Beta vem em último lugar dentre os navegadores avaliados, quase meio segundo atrás do seu concorrente mais próximo.

Dentre as páginas avaliadas (num total de oito, conforme a tabela abaixo), a do Twitter da PC World foi a que apresentou os resultados mais inconsistentes. Verificamos tempos de carga que variaram de um segundo a 20 segundos. Como o Twitter tem históricos de problemas de servidor, concluímos que tal variação tem menos a ver com o desempenho dos programas navegadores e mais com o serviço propriamente dito. Por conta disso e embora os tempos do acesso à página do Twitter estejam registrados na tabela, eles não foram considerados na média total.

Comparativo - Navegadores
Tempo (s) de carga de páginas web

tab_tempo_browser_580.jpg

* os tempos do Twitter não foram considerado na análise geral

Alguns desenvolvedores, como a Apple e a Mozilla, fizeram grandes melhorais no tratamento de JavaScript de seus aplicativos, com resultados expressivos nas análises de desempenho. O Safari 4, por exemplo, recebeu a pontuação mais elevada tanto no SunSpider JavaScript quanto no PeaceKeeper, dois aplicativos de benchmark a que foram submetidos todos os navegadores.

Apesar disso, o browser da Apple ficou por último na análise de carga em tempo real de páginas web. Os aplicativos que fazem benchmark de navegadores eliminam do contexto elementos que podem impactar a carga das páginas. Dessa forma, eles avaliam a maneira como os navegadores manipulam JavaScript ou renderização HTML, mas nada dizem sobre como o browser se comporta quando se clica de uma página para outra. Os testes que PC World realizou, por outro lado, utilizam sites bem populares para tentar reproduzir ao máximo a experiência real dos usuários.

Como o teste foi feito
No comparativo de velocidade dos navegadores, avaliamos o Internet Explorer 8 contra o Firefox 3.5, Chrome 2, Safari 4 e a versão pública beta do Opera 10. Um conjunto de oito páginas de internet, populares nos Estados Unidos, foi usado: Amazon, Twitter, Yahoo, YouTube, The New York Times, eBay, Wikipedia (em inglês) e, claro, a própria página da PC World norte-americana. Para garantir que medições as mais corretas possíveis, os testes foram gravados em vídeo para conferência.

Os testes foram realizados em um notebook Gateway P-7808U rodando uma versão recém-instalada doWindows Vista SP1 – o sistema operacional foi reinstalado antes da avaliação de cada novo browser.

O cache de cada navegador era limpo antes de medirmos o tempo necessário para carregas as páginas de controle. Para cada software, o processo foi repetido dez vezes por site, como forma de melhorar os resultados obtidos, eliminando possíveis flutuações no tráfego de rede e para construir uma amostra com tamanha suficiente para mostrar tendências. Adicionalmente, eliminamos os dois melhores e os dois piores resultados de cada medição como forma de produzir resultados ainda mais consistentes.

Alguns navegadores exibiam mensagem indicando que a carga da página já havia terminado mesmo quando partes dela ainda não eram exibidas. Não levamos em conta a avaliação do software. Em vez disso, a medição era completada apenas quando todos os elementos visuais da página fossam carregados e estivessem prontos para uso. No caso do Yahoo, por exemplo, consideramos a página completa apenas quando todos os seus gráficos e imagens foram carregados.

Medir o desempenho de um programa navegador não é uma ciência exata. Há um número infindável de variáveis na jogada, tais como a carga do servidor do site avaliado no momento da medição, ou quando uma página pode ser considerada carregada (ou não), sem contar falhas humanas na medição.

As metodologias de testes variam também, incluindo o uso de ferramentas de benchmark (como as mencionadas acima) além do uso de cronômetros. Cada uma delas pode conduzir a resultados dramaticamente diferentes.

Apesar disso, pelo menos nos testes que realizamos, o Chrome 2 e o Firefox 3.5 impressionam pelo desempenho geral. Naturalmente, a questão da velocidade não é o único quesito que importa na análise de um navegador

Cada software que testamos é, certamente, rápido o bastante para fazer o que se propõe e cada um deles oferece seu próprio conjunto de funcionalidades. Por isso, caso esteja pensando seriamente em adotar um navegador diferente, dê uma boa olhadela em cada um deles e opte por aquele que melhor atenda a suas necessidades.

Versão do Windows 7 para fabricantes deve ser lançada nesta quarta-feira

A Microsoft deve anunciar a versão para fabricantes (release to manufacturing, ou RTM) do seu novo sistema operacional Windows 7nesta quarta-feira (22/7), segundo fontes ouvidas por Computerworld/EUA. A empresa não confirma a data, apenas informa que "lançaria o sistema em sua fase final de pré-venda em algum momento da segunda metade de julho”.

Para o analista da consultoria Directions on Microsoft, Michael Cherry, a importância do RTM do Windows 7 é mostrar que a Microsoft não cometerá o mesmo erro do lançamento do Vista. “Nós nos perguntávamos se eles algum dia iriam finalizar o sistema”, disse.

No blog da Microsoft, o porta-voz Brandon LeBlanc disse que não tem nada a acrescentar sobre o RTM por enquanto, mas forneceu uma série de informações sobre datas em que o sistema será entregue a diferentes públicos.

Parceiros de software e hardware terão cópias do Windows 7 RTM entre 16/8 e 23/8. Fabricantes de computadores receberiam dentro de dois dias a partir da publicação do post no blog - até quinta-feira (23/7).

Grandes clientes corporativos receberão o RTM no dia 07/08. Desenvolvedores e profissionais de tecnologia que fizerem parte da Rede de Desenvolvedores Microsoft (MSDN) poderão baixar suas cópias a partir de 6/8. A data para o lançamento da versão para usuários finais está mantida em 22/10.

Cem mil usuários serão selecionados para testar o Google Wave

Se você é daqueles que não vê a hora de usar a nova ferramenta de colaboração e comunicação que o Google está preparando, o Google Wave, uma boa notícia: a companhia dará acesso, no dia 30 de setembro, à versão do serviço em desenvolvimento para usuários selecionados.

> Conheça o Google Wave

O Google Wave é uma combinação de vários serviços como e-mails, blogs, wikis, feeds, compartilhamento de documentos, games, mapas e fotos. Ele permite que as pessoas criem conteúdo de forma tão frequente que a interação pode ser comparada a um comunicador instantâneo.

Estas "ondas" podem ser resgatadas para visualizar a evolução do documento. O Wave está disponível para desenvolvedores desde o final de maio. Para fazer parte da “seleção” de aproximadamente 100 mil pessoas, é preciso ser voluntário da comunidade de testes do Wave, informou a companhia em seu blog oficial.

O Google não disse se ainda está aceitando inscrições, mas os interessados podem tentar. Basta entrar no site do Google Wave, preencher os dados e clicar em “Sign me up!

terça-feira, 21 de julho de 2009

Você ainda usa o Internet Explorer 6?

Claro que quem visita o Giz é esperto e manja de tecnologia. Por isso a maioria dos visitantes usa navegadores atualizados, e pra acessar o Giz, o Firefox é o mais utilizado. Mas a porcaria do IE6 ainda morre devagar. Por quê?

Primeiro as boas notícias: metade de vocês usa o Firefox pra acessar o Giz! 10% usam o Google Chrome, 5% o Safari, e 2% o Opera. O restante (33%) usa Internet Explorer. Dos que usam o IE, metade ainda está na versão 7. Já publicamos dois testes entre navegadores, e o IE perde em muitas categorias. A menos que sua empresa não deixe você mudar de navegador ou você curta nomes grandes ("Windows Internet Explorer… 23 caracteres… que beleza"), experimente as alternativas da concorrência, seguindo os links no fim do post.

E o IE6? Em média, 7,9% dos que acessaram o Giz este ano usaram o IE6. Menos do que a média mundial (15%-25%), mas ainda é muita gente. O Digg — que pretende abandonar o IE6 em breve — perguntou aos usuários que logavam com o IE6 porque eles ainda usam esse desastre de navegador: a maioria disse queacessa do trabalho, onde há resistência em atualizar o navegador. E você? Responda nossa enquete até 28/07.

OK, o Internet Explorer consertou alguns erros do passado, mas lembre que você tem escolha. Se você usa o computador no trabalho, pode usar o Chrome — ele não exige privilégios de administrador para ser instalado (mas pode violar a política de TI da sua empresa). O mesmo vale para o Firefox Portable. Se você pode instalar outro navegador sem problemas, siga os links: [Firefox, Chrome, Safari e Opera; valeu Jeovane!]

Enquete: Por que você ainda usa o IE6? http://gizmodo.com.br/conteudo/ie6-morre-devagar-aqui-no-giz

Jogos de computador: a que ponto chegaram

Jogos inofensivos

Jogos de computador fazem parte da nossa vida. Podem proporcionar momentos de diversão saudável em família e com os amigos, podem educar, ajudar a desenvolver o raciocínio lógico e alguns incentivam boas práticas sociais.

No jogo Show do Milhão 2006, para citar um exemplo, vários jogadores disputam o prêmio de um milhão de reais. Vence aquele que responder mais perguntas certas. As perguntas são sobre ciências, conhecimentos gerais, idiomas e outros assuntos. Mesmo quem não consegue o prêmio se diverte e aprende alguma coisa.

Existem muitos tipos de jogos para computador. Alguns são considerados inofensivos enquanto outros são polêmicos.

A Polêmica e os jogos

Polêmicas envolvendo jogos de computador não representam nenhum assunto novo. Ao longo da história dos games sempre houve aqueles que causaram algum sentimento de repulsa ou de desconfiança. Assim aconteceu com jogos como Doom e Counter Strike.
Linux: Jogos de Computador: a que ponto chegaram Linux: Jogos de Computador: a que ponto chegaram
Linux: Jogos de Computador: a que ponto chegaram Linux: Jogos de Computador: a que ponto chegaram
Esses jogos, assim como outros, conseguiram impressionar, pelo menos por algum tempo, devido ao fato de serem sangrentos, de estarem relacionados a temas demoníacos, de fornecerem conhecimento detalhado sobre armas de fogo etc.

No famoso jogo Grand Theft Auto 3 (GTA 3), o objetivo do jogador é ganhar status numa organização criminosa, envolvendo-se em vários crimes, como prostituição e assassinato.
Linux: Jogos de Computador: a que ponto chegaram Linux: Jogos de Computador: a que ponto chegaram Linux: Jogos de Computador: a que ponto chegaram
Já em Bully, o jogador assume o papel de um colegial que precisa recorrer a atos violentos para avançar no jogo. Logo no início é preciso brigar com outro aluno.
Linux: Jogos de Computador: a que ponto chegaram Linux: Jogos de Computador: a que ponto chegaram Linux: Jogos de Computador: a que ponto chegaram
Nos clássicos Carmageddon e Death Race, vence aquele que, pilotando um carro, atropelar mais pedestres.
Linux: Jogos de Computador: a que ponto chegaram Linux: Jogos de Computador: a que ponto chegaram Linux: Jogos de Computador: a que ponto chegaram
Críticas a esses tipos de jogos sempre surgem e logo depois cessam. O impacto inicial causado por alguns desses games serve para torná-los famosos, mais do que para nos alertar sobre os seus possíveis efeitos nocivos.

A influência dos jogos

A preocupação com certos tipos de jogos, há algum tempo, era basicamente saber qual o grau de influência que teriam na formação social do indivíduo. Fazíamos perguntas como: será que um jogo, em que o jogador assume o papel de uma pessoa violenta, poderia tornar esse jogador menos empático ou mais insensível a crueldade? Que efeitos alguns jogos causariam na mente de uma criança, cuja formação psicossocial ainda está em desenvolvimento?

Se parte da nossa personalidade, do nosso ser, for baseada nas nossas experiências, diretas ou indiretas, reais ou não, então essas questões tem relevância.

É verdade que os jogos violentos e os chamados "jogos adultos" foram feitos para um público com uma faixa etária mínima definida, mas na prática as lojas vendem esses produtos para qualquer um e a maioria pode ser obtida gratuitamente na internet. Jogos que envolvem crime, violência e pornografia são populares entre crianças de 8 a 15 anos, basta dar uma olhada na maioria das lan houses para vermos crianças jogando Counter Strikee GTA.

Mas essa preocupação não é mais tão importante. Hoje há um diferencial em relação às polêmicas relacionadas a jogos de computador, algo que não era tão evidente em anos anteriores.

Jogos de computador: a que ponto chegaram

O que você faria se ouvisse o seu filho dizer que estava brincando com um jogo "legal" cujo objetivo seria matar e estuprar crianças? Será que você acharia isso normal, saudável ou divertido? Talvez você diga: "por pior que sejam alguns jogos, não creio que um dia os jogos chegarão a esse ponto". Mas a verdade é que já chegaram.

Rapelay é o nome do jogo em que o jogador persegue uma mulher no metrô e em seguida a estupra, assim como a suas duas filhinhas. Não se trata de um jogo que envolve "apenas" linguagem obscena, agressão física, violência psicológica e apelo sexual. O jogo envolve também e principalmente pedofilia, estupro e aborto. Todos esses temas são vistos pela ótica mais otimista, banalizados e tratados como simples entretenimento.
Linux: Jogos de Computador: a que ponto chegaram Linux: Jogos de Computador: a que ponto chegaram
Diante dos atuais tipos de jogos, a preocupação com a influência deles sobre o comportamento humano passa a ser uma questão secundária. Hoje, uma questão mais séria vem à tona. Os jogos não apenas podem moldar o comportamento, não apenas podem intensificar as tendências anti-sociais que um indivíduo possa apresentar, também são feitos para agradarem pessoas que possuem uma predisposição a sentirem prazer em atos considerados inaceitáveis. Somos então compelidos a nos perguntar: "que tipo de pessoa pode considerar normal, inofensivo ou até mesmo prazeroso brincar com jogos que são, no mínimo, um convite para participarmos de experiências moralmente repugnantes?"

Alerta aos pais

É bom que reflitamos um pouco sobre a influência sutil que os jogos de computador podem exercer quando são subestimados. Talvez os efeitos nocivos de alguns jogos só sejam sentidos após anos na forma de pequenos traços como falta de respeito pelos idosos e professores, falta de piedade com animais, frieza, sadismo, insensibilidade diante das dificuldades alheias e outros.

Além disso, que pai gostaria de ver o seu filho pequeno tendo contato com temas violentos, cenas de crime e de sexo, como se isso fosse normal? A realidade por si só está recheada de violência, seria sensato adicionar mais conteúdo violento e imoral na vivência dos seus filhos?

Jogar é bom, divertido e quase sempre emocionante. Seja jogando Doom, Counter Strike ou outro, se o jogador possuir bom senso e se recebeu boa educação dos pais, ele saberá qual o seu limite e naturalmente repudiará determinados jogos e limitará o seu grau de envolvimento com outros. O maior problema talvez não seja tanto os jogos em si, mas a falta de responsabilidade com que são tratados.

As 10 músicas mais chatas de todos os tempos

O site RetroCrush, após ouvir cerca de 4.000 pessoas, chegou a conclusão que estas são as dez músicas mais chatas de todos os tempos:

1º. “Who Let The Dogs Out” by Baha Men (1998)
2º. “I Love You” by Barney (666 BC)
3º. “You’re Beautiful” by James Blunt (2006)
4º. “Macarena” by Los Del Rio (1995)
5º. “My Heart Will Go On” by Celine Dion (1997)
6º. “It’s A Small World” by Disneyland (1964)
7º. “Wonderful Christmastime by Paul McCartney and Wings (1979)
8º. “Mambo” #5 by Lou Bega (1999)
9º. “Axel F” by Crazy Frog (2005)
10º. “We Built This City” by Starship (1985)

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral

Destinada a todos os homens e mulheres deste país que não estão satisfeitos com a realidade política e social do Brasil.

A todos que apoiam o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral - MCCE
Uma rede formada por entidades da sociedade civil, movimentos, organizações sociais e religiosas, que tem como objetivo garantir a aplicação da Lei 9.840, de combate à corrupção eleitoral.

LEI 9.840

É a primeira Lei de iniciativa popular da história do Brasil, promulgada em 1999.

A Lei 9840 possui um papel fundamental para a conquista de um sistema político mais democrático e justo.

Autoriza a cassação do registro da candidatura ou do diploma de políticos que praticarem as irregularidades previstas, além do pagamento de multa, como compra de votos e uso eleitoral da máquina administrativa.

Desde então já foram cassados 623 políticos e 1100 processos em andamento.
http://www.lei9840.org.br/index.htm
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=43235560


Todos somos responsáveis pela realidade política e social do nosso país, mesmo quando nos omitimos.

Guia ilustrado de hardware de computador

Com vários tipos de memória, entradas, saídas, processadores e discos, esse guia mostra com imagens de fácil reconhecimento os possíveis componentes do seu computador. É um guia realmente útil – ou o pôster mais nerdy que já vimos. Imagem em 4.320 × 6.120 no [DeviantArt].

Feliz dia do Amigo!!

Ter amigos faz bem. É o que garantem especialistas em relacionamentos. Mas se você acha que algumas amizades são impossíveis de acontecer, pode tirar seu cavalinho da chuva. Os mesmos profissionais afirmam que dá para ser amigo de qualquer pessoa, mesmo se desempenham papéis diferentes. Exemplos: homem e mulher; pais e filhos; chefe e funcionário.

Mas e a amizade entre animais de raça ou espécies diferentes? Veja um exemplo de amizade entre um cachorro e um macaco:

Fonte

Um pouco sobre gripe suína

Anna Renata Pinto de Lemos Cordeiro
Gerência de Atenção a Saúde Mulher
(81) 3181.6276/94882721


PERGUNTA
RESPOSTA
1.-
Quanto tempo dura vivo o vírus suíno numa maçaneta ou superfície lisa?
Até 10 horas.
2. -
Quão útil é o álcool em gel para limpar-se as mãos?
Torna o vírus inativo e o mata.
3.-
Qual é a forma de contágio mais eficiente deste vírus?
A via aérea não é a mais efetiva para a transmissão do vírus, o fator mais importante para que se instale o vírus é a umidade, (mucosa do nariz, boca e olhos) o vírus não voa e não alcança mais de um metro de distancia.
4.-
É fácil contagiar-se em aviões?
Não, é um meio pouco propício para ser contagiado.
5.-
Como posso evitar contagiar-me?
Não passar as mãos no rosto, olhos, nariz e boca. Não estar com gente doente. Lavar as mãos mais de 10 vezes por dia.
6.-
Qual é o período de incubação do vírus?
Em média de 5 a 7 dias e os sintomas aparecem quase imediatamente.
7.-
Quando se deve começar a tomar o remédio?
Dentro das 72 horas os prognósticos são muito bons, a melhora é de 100%
8.-
De que forma o vírus entra no corpo?
Por contato ao dar a mão ou beijar-se no rosto e pelo nariz, boca e olhos.
9.-
O vírus é mortal?
Não, o que ocasiona a morte é a complicação da doença causada pelo vírus, que é a pneumonia.
10.-
Que riscos têm os familiares de pessoas que faleceram?
Podem ser portadores e formar uma rede de transmissão.
11.-
A água de tanques ou caixas de água transmite o vírus?
Não porque contém químicos e está clorada
12.-
O que faz o vírus quando provoca a morte?
Uma série de reações como deficiência respiratória, a pneumonia severa é o que ocasiona a morte.
13.-
Quando se inicia o contagio, antes dos sintomas ou até que se apresentem?
Desde que se tem o vírus, antes dos sintomas.
14.-
Qual é a probabilidade de recair com a mesma doença?
De 0%, porque fica-se imune ao vírus suíno.
15.-
Onde encontra-se o vírus no ambiente?
Quando uma pessoa portadora espirra ou tosse, o virus pode ficar nas superfícies lisas como maçanetas, dinheiro, papel, documentos, sempre que houver umidade. Já que não será esterilizado o ambiente se recomenda extremar a higiene das mãos.
17.-
O vírus ataca mais às pessoas asmáticas?
Sim, são pacientes mais suscetíveis, mas ao tratar-se de um novo germe todos somos igualmente suscetíveis.
18.-
Qual é a população que está atacando este vírus?
De 20 a 50 anos de idade.
19.-
É útil a máscara para cobrir a boca?
Existem alguns de maior qualidade que outros, mas se você não está doente é pior, porque os vírus pelo seu tamanho o atravessam como se este não existisse e ao usar a máscara, cria-se na zona entre o nariz e a boca um microclima úmido próprio ao desenvolvimento viral: mas se você já está infectado use-o para não infectar aos demais, apesar de que é relativamente eficaz.
20.-
Posso fazer exercício ao ar livre?
Sim, o vírus não anda no ar nem tem asas.
21.-
Serve para algo tomar Vitamina C?
Não serve para nada para prevenir o contagio deste vírus, mas ajuda a resistir seu ataque.
22.-
Quem está a salvo desta doença ou quem é menos suscetível?
A salvo não esta ninguém, o que ajuda é a higiene dentro de lar, escritórios, utensílios e não ir a lugares públicos.
23.-
O virus se move?
Não, o vírus não tem nem patas nem asas, a pessoa é quem o coloca dentro do organismo.
24.-
Os mascotes contagiam o vírus?
Este vírus não, provavelmente contagiem outro tipo de vírus.
25.-
Se vou ao velório de alguém que morreu desse vírus posso me contagiar?
Não.
26.-
Qual é o risco das mulheres grávidas com este vírus?
As mulheres grávidas têm o mesmo risco mas por dois, podem tomar os antivirais mas em caso de de contagio e com estrito controle médico.
27.-
O feto pode ter lesões se uma mulher grávida se contagia com este vírus?
Não sabemos que estragos possa fazer no processo, já que é um vírus novo.
28.-
Posso tomar acido acetilsalicílico (aspirina)?
Não é recomendável, pode ocasionar outras doenças, a menos que você tenha prescrição por problemas coronários, nesse caso siga tomado.
29.-
Serve para algo tomar antivirales antes dos síntomas?
Não serve para nada.
30.-
As pessoas com AIDS, diabetes, câncer, etc., podem ter maiores complicações que uma pessoa sadia se contagiam com o vírus?
SIM.
31.-
Uma gripe convencional forte pode se converter em influenza?
NAO.
32.-
O que mata o vírus?
O sol, mais de 5 dias no meio ambiente, o sabão, os antivirais, álcool em gel.
33.-
O que fazem nos hospitais para evitar contágios a outros doentes que não têm o vírus?
O isolamento.
34.-
O álcool em gel é efetivo?
SIM, muito efetivo.
35.-
Se estou vacinado contra a influenza estacional sou inócuo a este vírus?
Não serve para nada, ainda não existe vacina para este vírus.
36.-
Este vírus está sob controle?
Não totalmente, mas estão tomando medidas agressivas de contenção.
37.-
O que significa passar de alerta 4 a alerta 5?
A fase 4 não faz as coisas diferentes da fase 5, significa que o vírus se propagou de Pessoa a Pessoa em mais de 2 países; e fase 6 é que se propagou em mais de 3 países.
38.-
Aquele que se infectou deste vírus e se curou, fica imune?
SIM.
39.-
As crianças com tosse e gripe têm influenza?
É pouco provável, pois as crianças são pouco afetadas.
40.-
Medidas que as pessoas que trabalham devam tomar?
Lavar-se as mãos muitas vezes ao dia.
41.-
Posso me contagiar ao ar livre?
Se há pessoas infectadas e que tussam e/ou espirrem perto pode acontecer, mas a via aérea é um meio de pouco contágio.
42.-
Pode-se comer carne de porco?
SIM pode e não há nenhum risco de contágio.
43.-
Qual é o fator determinante para saber que o vírus já está controlado?
Ainda que se controle a epidemia agora, no inverno boreal (hemisfério norte) pode voltar e ainda não haverá uma vacina.