Pag-Rsocial - Pagando para  voce se compartilhar com o mundo!!!

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Google Maps com novos recursos

Google Maps é um serviço de pesquisa e visualização de mapas com fotos de satélite, tão bom quanto o Google Earth, mas funciona diretamente de seu navegador de Internet, sendo muito mais acessível. Nele você encontra mapas para as capitais e várias cidades do Brasil e do Mundo, com nomes das ruas e sentido de direção.

Você pode visualizar o mapa de três formas diferentes: mapa simples, fotos de satélite e visualização Híbrida, que permite ver a foto do satélite com o mapa de ruas sobreposto, fornecendo uma importante referência visual através das construções existentes na área que se deseja visualizar.

O Google Maps pode ajudá-lo também a fazer rotas para qualquer destino; basta definir seu endereço de partida e o de chegada, que o roteiro desejado aparecerá na tela, com detalhes como tempo aproximado e rota mais curta para o destino com o nome de todas as ruas no seu caminho.

O serviço funciona muito bem nos aparelhos móveis e celulares e tem  vantagem sobre o guia convencional por ser online, pois oferece a possibilidade do usuário enviar links para outras pessoas, sem que elas precisem ter qualquer programa para visualizar o mapa.

Os novos recursos

A ferramenta conta com recursos desenvolvidos e disponibilizados recentemente de forma experimental através do Google Labs; sendo eles ativados a partir do botão "Novidades", localizado no canto superior direito do site. Confira abaixo alguns dos novos recursos.

O zoom inteligente nos permite ampliar o mapa simplesmente clicando e arrastando o mouse sobre a área desejada; bem como evita mensagens sobre níveis de zoom indisponíveis, verificando-as antecipadamente. Foram incorporadas também imagens aéreas de algumas regiões.

Informações sobre latitude e longitude agora podem ser exibidas diretamente no mapa através do cursor ou de um menu contextual. Para desafiar o conhecimento geográfico, a ferramenta traz um divertido jogo que exibe fotos de lugares e nos pergunta sua localização.

O recurso "O que há por aqui?", acessível através de um novo botão, nos permite buscar de forma rápida e prática os principais pontos de interesses existentes em determinada região. É importante lembrar que todos estes recursos podem ser incorporados definitivamente ou excluídos sem aviso prévio.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Haiti: “As igrejas evangélicas não caíram”, afirma missionário

Após receber a notícia do terremeto que devastou a capital haitiana Porto Príncipe e deixou mais de 200 mil mortos, o pastor Ivens Luis Prado, da Igreja Bola de Neve, foi ao país para prestar ajuda às vítimas.


“O que foi testemunhado e documentado através de imagens é algo impressionante e que a mídia secular não iria abordar: As igrejas evangélicas e seus templos não caíram, mas em volta dos mesmos, muita destruição e desmoronamentos causados pelo terremoto”, disse o pastor em relatório.

“Há um sentimento comum entre os cristãos de agradecimento a Deus por entenderem que tudo isso é a manifestação de Sua Justiça e que, apesar de toda destruição e mortes, eles crêem agora em uma mudança real para o Haiti, coisa que parecia impossível antes do terremoto”, disse Ivens.

Confira o relatório na íntegra:
Relatório da Missão Haiti, pós-terremoto.

O Pastor Ivens e o pastor Paulo Donato foram direto para a República Dominicana, já que o aeroporto de Porto Príncipe está interditado e o espaço aéreo do Haiti está sob controle dos EUA, com o consenso da ONU. Chegando à capital Santo Domingo, foram recebidos pelo pastor Elvis Cruz, da Congregação Bíblica Adonai. Ali receberam todo o apoio necessário para seguirem rumo a capital do Haiti, Porto Príncipe, por terra, através de ônibus, em uma viagem que durou 10 horas.

Eles foram preparados para qualquer situação, levando inclusive barraca, um pequeno gerador, rádios transmissores, medicamentos e ração humana.

Chegando em Porto Príncipe, já no final do dia, foram logo procurar abrigo nas dependências da BRABATT, mas devido ao grande número de militares que estavam alojados que vieram de outras bases militares que foram destruídas pelo terremoto, não houve como ali permanecerem, então a saída foi ficarem acampados na área do Hospital de Campanha montado pela FAB especialmente para atender ás vítimas do terremoto.

No dia seguinte foram armar sua barraca na chamada “Log Base”, onde está concentrada toda a parte administrativa e logística da MINUSTAH (Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti)-ONU. Ali permaneceram até o término da missão.

Mas os pontos mais importantes da missão foram:

1- Ir pessoalmente até o Haiti, para estar prestando solidariedade aos pastores e irmãos em Cristo neste momento tão difícil, onde milhares perderam suas casas e, os que não viram suas casas destruídas, mesmo assim estão vivendo em acampamentos improvisados em frente de suas casas por medo de novos tremores que poderiam derrubar suas casas também. São centenas de famílias de irmãos em Cristo que estão fora de suas casas e sem a mínima condição.

O que foi visto e documentado é que o Senhor guardou o seu povo e o pastor Ivens pôde se encontrar com vários pastores haitianos com os quais mantém laços de amizade e todos estavam bem, embora com um sentimento de tristeza diante de toda a destruição causada pelo terremoto ao seu país que já era marcado por tanta miséria.
O que foi testemunhado e documentado através de imagens é algo impressionante e que a mídia secular não iria abordar: As igrejas evangélicas e seus templos não caíram, mas em volta dos mesmos, muita destruição e desmoronamentos causados pelo terremoto.

2- Manter laços com o movimento evangélico existente dentro da BRABATT, tropas brasileiras que comandam as ações da MINUSTAH no Haiti. Justamente nestes dias, houve a transição do 11 contingente para o 12. Na ocasião, o PR. Ivens conheceu o novo pastor do grupo evangélico, o Corneteiro Celso, que substituirá o sgto. Giacomelli na liderança espiritual do grupo evangélico dentro da BRABATT durante os próximos 06 meses.

3- Através dos irmãos em Cristo na BRABATT, o PR. Ivens conheceu 2 orfanatos que são mantidos por eles, mas que, devido as muitas atividades militares e, pelo fato de estarem a serviço da ONU, não podem dar a atenção devida a esses orfanatos e tão pouco, suprirem todas as suas necessidades, por isso, o PR. Ivens assumiu o compromisso de levantar junto as igreja no Brasil, ajuda e trabalhar na logística de envio das doações até o Haiti e fazer com que as mesmas cheguem ao seu destino.

4- Foi feita uma aliança, uma parceria com uma igreja em Porto Príncipe, do pastor Lundi Venel que a partir de agora será o “QG” das operações que serão realizadas no Haiti. É uma igreja que dará condições de receber donativos e até mesmo equipes procedentes do Brasil para realizar missões naquele país.
Mas a igreja do Pr. Venel, embora não tenha desmoronado, todavia sofreu abalos significativos em sua estrutura física e precisa urgente de reparos, por isso, pedimos que se algum irmão em Cristo que seja engenheiro civil e conheça bem a área de reforço de estruturas comprometidas e que possa ir ao Haiti, por favor, entrar em contato urgente com o PR. Ivens por e-mail ou pelo tel. que consta no site.

O mais importante, no entanto foi ver a reação da Igreja do Senhor no Haiti diante de toda a tragédia: Ninguém murmurando da situação ou se revoltando contra Deus, ao contrário, há um sentimento comum entre os cristãos de agradecimento a Deus por entenderem que tudo isso é a manifestação de Sua Justiça e que, apesar de toda destruição e mortes, eles crêem agora em uma mudança real para o Haiti, coisa que parecia impossível antes do terremoto.

O pastor Ivens voltou dessa última viagem com uma posição muito clara e com revelações que não nos foi permitida colocar aqui, pois alguns poderiam interpretar erroneamente e levantar polêmicas e causar tribulações desnecessárias, como aconteceu recentemente com as declarações do pastor americano Pat Robertson. Por isso, caso algum dos irmãos queiram mais detalhes, entre em contato conosco para possível agenda com o Pr. Ivens, ou envie perguntas ou sugestões no contato do site do Projeto Sol Nascente.

Precisamos mais do que nunca e a hora é agora, de unirmos forças para a Obra que Deus está realizando na nação do Haiti.
Deus os abençoe!!
Fonte: Projeto Haiti / Guia-me

Conheça o único animal imortal do planeta


Não, não estamos falando do Wolverine. Essa água viva, chamada Turritopsis nutricula (vamos chamá-la de Tut) simplesmente não consegue morrer de causas naturais. Sua capacidade de regeneração é tão alta que ela só pode morrer se for completamente destroçada.

Como a maioria das águas-vivas, a Tut passa por doisestágios: a fase de pólipo, ou fase imatura, e a fase medusa, na qual pode se reproduzir de forma assexuada.
A expectativa de vida de uma água viva comum é de algumas horas (para as menores espécies) ou de alguns meses e, muito raramente, anos (para as maiores). Como a Tut, com seus 5 milímetros de comprimento, consegue trapacear esse sistema?
Na verdade a Tut consegue se transformar de medusa de volta para pólipo, revertendo ao seu estado imaturo, como uma verdadeira fênix aquática.
Originária do Caribe, ela está se espalhando pelos mares tropicais, através da água de lastro que os navios soltam depois de longas viagens. Mas não precisa se preocupar com uma invasão de águas vivas imortais que se reproduzirão loucamente e povoarão os sete mares – elas estão longe de serem invencíveis.
Na fase de pólipo elas são bem vulneráveis e tem muitos predadores. Apesar disso elas ainda são o único animal no planeta que consegue voltar para seu estágio imaturo e “começar sua jornada” novamente. [Environmental Graffiti]

Promoção Prêmio do Mês Segundas Intenções


Posted: 18 Feb 2010 03:53 AM PST
Os cadastros para a promoção poderão ser feitos até as 12h00 do dia 01 de março de 2010. Prêmios: 01 (uma) máquina fotográfica digital. Para participar da promoção prêmio do mês de fevereiro Segundas Intenções, o interessado deverá enviar uma mensagem de texto, através de seu celular, para o número 50100, com a palavra “MAX”. A mensagem custa [...]

Concurso Cultural Avon Beleza em Suas Mãos


Posted: 18 Feb 2010 04:06 AM PST
Os cadastros para a promoção poderão ser feitos até o dia 09 de abril de 2010. Prêmios: 40 (quarenta) Kits Cores e Flores da Avon. Para participar da promoção Avon Color Trend, os interessados deverão acessar o sitewww.colortrend.com.br, efetuar o cadastro completo, e utilizar o simulador de unhas, enviando obrigatoriamente uma foto de sua mão (formato JPG, [...]

Concurso Cultural Claudia Leitte


Posted: 18 Feb 2010 04:15 AM PST
Os cadastros para a promoção poderão ser feitos até às 23h00 do dia 28 de fevereiro de 2010. Prêmios: 05 (cinco) Kits de brindes da Claudia Leitte, contendo cada um: 1 card exclusivo para download da música “As Máscaras”, 01 CD Single “As Máscaras”, 02 Cd`s e 02 DVd`s de Axé e música brasileira. Para participar da promoção [...]

Concurso Cultural Tilibra Personalize sua Capa


Posted: 18 Feb 2010 04:24 AM PST
Os cadastros para a promoção poderão ser feitos até o dia 31 de março de 2010. Prêmios: 1º lugar: 01 (um) Ipod Shuflle Apple de 1Gb + 01 (um) Kit Tilibra no valor aproximado de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais); 2º ao 10º lugar: 1 Kit Tilibra. Para participar da promoção Tilibra, os interessados deverão acessar o site [...]

Teste seu subconsciente

http://clientes.netvisao.pt/aalipiom/Speedy/teste_subconsciente.htm

Lógicas dos alunos

*Divisão*
Professor: - O que devo fazer para repartir 11 batatas por 7 pessoas ?
Aluno: - Puré de batata, professor! 

*Verbos*
Professor: - Se és tu a cantar, dizes: 'eu canto'.
- Se for o teu irmão que canta, como  dizes ?
Aluno: - Cala a boca, Alberto. 

*Castigos*
Aluno: - Professora, alguém pode ser castigado por uma coisa que não fez ?
Professora: - Não.
Aluno: - É que eu não fiz os trabalhos de casa..

*Conjugação Verbal*
Professor: - Joaquim, diga o presente do indicativo do verbo caminhar..
Aluno: - Eu caminho... Ah... ...tu caminhas. Ah...ele caminha....
Professor: - Mais depressa !
Aluno: - Nós corremos, vós correis, eles correm!

*Tempo Verbal*
Professor: - Chovia que tempo é ?
Aluno: - É tempo muito mau, professor. 

*Ciências*
Professor: - Quantos corações nós temos?
Aluno: - Dois.
Professor: - Dois ?
Aluno: - Sim, o meu e o seu ! 

*Dois alunos chegam tarde à escola e justificam-se*
1º Aluno: - Acordei tarde, professor! Sonhei que fui à Polinésia e demorou muito a viagem.
Professor: - Então, e tu!
2º Aluno: - E eu fui esperá-lo no aeroporto! 

*A base da alimentação*
Professor: -diga-me o nome de cinco coisas que contenham leite?
Aluno: - Um queijo e quatro vacas

*Um aluno de Direito fazendo um exame oral*
Professor: - O que é uma fraude ?
Aluno: - É o que o Sr. Professor está fazendo.
Professor: - (O professor muito indignado) Explique-se. ..
Aluno: - Segundo o Código Penal comete fraude todo aquele que se aproveita da ignorância do outro para o prejudicar!

Promoção Seda Moda da Cabeça aos Pés


Posted: 19 Feb 2010 04:17 AM PST
O envio dos códigos para a promoção poderá ser feito até o dia 30 de abril de 2010. Prêmios: 250 (duzentos e cinqüenta) Kits de produtos Seda; 100 (cem) certificados de ouro, no valor de R$ 12.000,00 (doze mil reais) + Kits de produtos Seda + kits para cabelo; 01 (uma) viagem para São Paulo – SP, com direito [...]

Promoção Toy Story


Posted: 19 Feb 2010 04:25 AM PST
Os cadastros para a promoção poderão ser feitos até o dia 05 de março de 2010.   Prêmios: 1º ao 5º lugar: 01 par de convites + 01 camiseta; 6º ao 10º lugar: 01 camiseta.   Para participar da promoção Na Cabeça, os interessados deverão acessar o site www.nacabeca.com.br, efetuar o cadastro com os dados solicitados, e responder à pergunta: “Que loucuras [...]

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Juiz decide a favor de operadoras em ação sobre banda larga

Ação do Idec pede que Anatel obrigue empresas a garantir a velocidade contratada

A Justiça Federal decidiu contra o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) na ação civil pública que visa obrigar operadoras de telefonia garantir as velocidades entregues ao consumidor nos serviços debanda larga. Nesta quarta-feira, o juiz João Batista Gonçalves, da 6ª Vara Federal da Seção Judiciária de São Paulo decidiu que não é responsabilidade da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) exigir que as operadoras garantam as velocidades de banda larga. Assim, o julgamento da ação não caberia à Justiça Federal.

A ação ajuizada pelo Idec visa alterar os contratos entre empresas e consumidores, que na forma atual trazem clásula que eximem as empresas de garantir a velocidade entregue. O objetivo principal do Idec com a ação é que as empresas garantam a velocidade de banda larga anunciada. E que o consumidor pague proporcionalmente ao que foi de fato fornecido, podendo rescindir o contrato sem pagar multa, e pedir a devolução do dinheiro referente ao acesso pago e não fornecido.

Segundo Maíra Feltrin Alves, advogada do Idec, a presença de cláusula que isenta as empresas de sua responsabilidade de garantir a velocidade contratada, em contratos que passaram pela homologação da Anatel, atenta contra o Código de Defesa do Consumidor e expõe a omissão da Anatel na regulação e fiscalização do setor.

O Idec informou que pretende continuar a ação contra as operadoras Telefônica, Net São Paulo, Brasil Telecom e Oi (Telemar Norte Leste), que se estende à Anatel.

Segundo o Idec, pesquisa realizada entre maio de 2008 e novembro de 2009 apontou problemas em todos os aspectos do serviço prestado, incluindo atendimento na contratação, instalação, falta de garantia de velocidade, falta de garantia de estabilidade na conexão, e dificuldade na obtenção de informações em todas as operadoras.

Fonte: O Dia

Como o 3D funciona


A tecnologia 3D pode ser confusa, mas se você quer saber apenas o básico de como ela funciona e prefere se informar com esquemas gráficos, está com sorte. [Online Schools]

Sony Ericsson: Google pediu pra gente fazer o Nexus One, e a gente disse NÃO



Então, Bert Nordberg, CEO da Sony Ericsson, é o seguinte: se você quer falar sobre as negociações privadas da sua empresa que não deram certo, pelo menos fale de alguma coisa que seja positiva pra você. Porque esta história do Nexus One com certeza não é!

Nordberg confirmou ao jornal Sydsvenskan que o Google abordou primeiro a Sony Ericsson para ser o parceiro de hardware para o Nexus One, e disse que a Sony Ericsson recusou friamente. Aparentemente a Sony Ericsson prefere competir sozinha no mercado americano. Vamos ver se isso deu certo?

O Nexus One, apesar das vendas baixas, estabeleceu-se como o melhor celular com Android à venda hoje. E, mais importante, ele deu à HTC um grande impulso na reputação e imagem. Enquanto isso, a Sony Ericsson nem lançou um smartphone com Android nos EUA ainda. Ops? [Sydsvenskan via Engadget]

Os efeitos reais da velocidade da luz em astronautas




O que aconteceria à tripulação de uma espaçonave viajando a 99,999998% da velocidade da luz? William Edelstein, da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, tem a resposta: doeria. E muito.

Edelstein, especialista em radiologia, usou a teoria da relatividade de Einstein e concluiu que os astronautas morreriam instantaneamente de excesso de radiação, devido à energia cinética dos átomos ao redor da nave. Os átomos de hidrogênio flutuando no espaço iriam chegar a 7 teraelétron-volts de energia, o equivalente a ficar no centro do Grande Colisor de Hádrons à potência máxima. Mesmo com uma carcaça de 10 centímetros de espessura, 99% da energia a atravessariam, destruindo os humanos e os circuitos internos.


A conclusão dele: "Os átomos de hidrogênio são minas espaciais inevitáveis."
Felizmente, as naves espaciais podem ser muito mais do que motores gigantescos e carcaças de 10 centímetros de espessura. Alternativas teóricas, como a nave Alcubierre ou a nave de dobra espacial do Dr. Obousy não viajariam mais rápido que a velocidade da luz, mas dobrariam o espaço ao redor delas. E quem sabe o que descobriremos em nossa busca para chegar às estrelas. Afinal, nós humanos ainda estamos tentando entender a maior parte do Universo ao nosso redor. [New Scientist]

Brasil está muito atrasado em relação a banda larga

Enquanto se discute a criação de um Plano Nacional de Banda Larga, o Brasil ainda vai levar mais de três décadas para atingir os níveis atuais da Suécia, onde 37,1% da população têm internet fixa em alta velocidade. E mantido o atual ritmo de crescimento, todos os 192 milhões de brasileiros só terão acesso à rede em... 104 anos – ou seja, em 2114. Na 60ª posição, o maior país da América Latina tem apenas 5,8% das pessoas com acesso à banda larga, tecnologia essencial para o crescimento econômico e uma maior inserção do país no cenário internacional, dizem analistas do setor.

A abrangência da banda larga nos países faz parte de levantamento feito pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), com base em dados do Banco Mundial.

De 2004 a 2008, a banda larga fixa avançou em média 35% ao ano no Brasil, número menor que em outras nações da América do Sul e em países desenvolvidos.

Especialistas, no entanto, lembram que Brasil e Suécia são bem diferentes, a começar pela dimensão territorial e pela alfabetização de 100% da população sueca, assim como em outras nações ricas. Para ampliar o acesso à banda larga no Brasil, analistas lembram que é preciso mais competição, já que, por exemplo, as empresas de TV por assinatura via satélite não podem oferecer internet, como acontece em outros países.

Além disso, a carga tributária também emperra o avanço, pois os tributos representam 43% do preço do serviço.

Novas tecnologias podem facilitar acesso à banda larga

Segundo Guilherme Mercês, chefe da Divisão de Estudos Econômicos da Firjan, o objetivo do trabalho é mostrar que é preciso empenho para se criar um plano para o desenvolvimento da internet em alta velocidade no Brasil.

– A média de crescimento no país entre 2004 e 2008 foi de 0,9 ponto percentual. O número é menor que em países como Uruguai, que avançou dois pontos percentuais no período, Argentina (1,7 ponto) e Chile (1,4 ponto). Nos Estados Unidos, a alta média nos últimos anos foi de 3,3 pontos – diz Mercês.

Segundo João de Deus, diretor de Planejamento Executivo da Oi, o Brasil ainda é novato em internet por uma questão histórica.

O executivo lembra que, enquanto as empresas privadas no país começaram a investir em telefonia fixa em 1998, com a privatização do Sistema Telebrás, os países desenvolvidos já aplicavam em banda larga.

– Antes de 2004, as empresas ainda estavam pagando o investimento móvel. Então, o Brasil está atrás porque começou depois. Mas agora a diferença tende a ser reduzida. Apesar dos desafios de renda, o Brasil é um dos países que mais navega na internet – diz João de Deus.

Segundo dados do Banco Mundial, diz o executivo da Oi, a cada dez pontos percentuais de avanço da banda larga no Brasil – o que deve levar cinco anos – o Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de todas as riquezas produzidas no país) ganha impulso de R$ 300 bilhões.

Na avaliação de Virgilio Freire, consultor e ex-presidente da Vésper e da Lucent, a falta de ação da Anatel impede o avanço da rede. Para ele, governo e empresas "devem alinhar interesses": – Se a agência exercesse seu poder, o cenário seria outro. E as companhias têm de investir mais, principalmente em capacidade nos grandes centros.

Sobre o Plano Nacional de Banda Larga, o consultor diz que o projeto só terá sucesso se a expansão do serviço tiver como meta um prazo de até quatro anos. Para isso, o melhor caminho seria usar o sistema de fios das estatais:

– O ideal é que a Telebrás alugue sua rede para as operadoras.

Com isso, as empresas poderão oferecer mais capacidade aos clientes. E nas cidades onde não há viabilidade econômica o governo entraria oferecendo o serviço.

Atrás da Rússia e China

Segundo a consultoria Teleco, a banda larga chegou a 5,8% da população no Brasil no fim de 2009, uma alta de meio ponto em relação ao ano anterior. Eduardo Tude, presidente da Teleco, lembra que apesar de a internet estar presente em 88% dos municípios brasileiros, é preciso investir em capilaridade das redes.

Ele exemplifica: nos grandes centros, não há infraestrutura para atender a todos; e no interior não há rede.

– O mundo está fazendo seu plano para incentivar a banda larga. É preciso que seja feito um estímulo para as empresas investirem – pontua Tude.

A jovem Luana Dantas, de 19 anos, e que trabalha na central de atendimento em um shopping na Barra da Tijuca, reclama dos altos preços para se ter internet banda larga.

– Além disso, onde moro, na Zona Oeste do Rio, a velocidade não é muito alta. Deveriam existir mais empresas oferecendo o serviço – diz Luana.

As políticas públicas são essenciais para o avanço da banda larga no país, segundo analistas. Enquanto o governo tem dificuldade para implantar telecentros comunitários, o Programa Banda Larga nas Escolas chegará ao fim deste ano a 64.800 instituições de ensino. No fim do ano passado, eram 42.900 escolas.

Segundo César Rômulo, superintendente da Telebrasil, associação que reúne empresas de telecomunicações, é preciso baixar a carga tributária.

– Hoje, há cerca de 99 mil lan houses no Brasil. É preciso, antes da banda larga, ter computador nas casas das pessoas.

E incentivo é fundamental. Mas vale destacar que países diferentes não podem ser comparados.

A Suécia, por exemplo, não tem os problemas de renda e escolaridade que tem no Brasil – diz Rômulo.

Estudo mostra Brasil atrás de China e Rússia Lucas Pestalozzi, diretor da consultoria TNS, diz que o crescimento vai depender também da implantação de novas tecnologias, que podem reduzir custos, como a internet por meio da energia elétrica. Rogerio Takayanagi, diretor de marketing da TIM, pondera que o crescimento da banda larga virá de várias formas, como a rede sem fio, as ondas de rádio e até a terceira geração da telefonia móvel. A TIM pretende usar a rede da Intelig para oferecer soluções de banda larga fixa.

– Estamos nos preparando para melhorar a oferta. A ampliação da banda larga no Brasil passa pelo celular. O país é muito complexo. É preciso esforço – ressalta Takayanagi.

O levantamento da Firjan constatou ainda que Brasil está atrás de países emergentes, como Rússia e China. Segundo Mercês, a Rússia alcançaria o mesmo nível da Suécia em 2028 e a China em 2036, enquanto o acesso a toda população seria atingido em 2070 e 2094, respectivamente.

Por Bruno Rosa em 16/2/2010
Reproduzido de O Globo, 14/2/2010; título original "Brasil levará mais de três décadas para internet rápida atingir o topo mundial"
Fonte Observatório da Imprensa

Em 2006: um doido desconhecido. Hoje: uma celebridade

Há quatro anos, Twitter era só uma palavra engraçada que esse doido aí do lado, que atende por Biz Stone, criou para batizar um serviço que ele havia colocado no ar. Na época, qualquer um que visse a explicação do serviço que "compartilha suas ideias com seus amigos, colegas e até com seu chefe" pensaria "meu Deus, mas que ideia inútil". Hoje, Stone é uma celebridade e o vídeo em que ele explica o Twitter é praticamente uma peça da arqueologia digital. Assista na Trendy House Pepsi.

Uma espiada no depósito secreto da BMW Motorsport



Dentro do coração de Munique, uma pequena construção abriga boa parte da história da BMW nas corridas, e tudo ali funciona de verdade. Normalmente fica fora do alcance do público, mas pequenos grupos de entusiastas às vezes são autorizados. Como nós.
Me deparei com a maioria dessas fotos ontem, enquanto fuçava um velho laptop. Elas foram feitas numa viagem para Munique no começo de 2006, e esquecidas pouco depois. A granulosidade e os efeitos estranhos são cortesia de uma antiga Olympus digital do tipo aponte-e-dispare que eu tinha naquela época; carregava um cartão de memória relativamente minúsculo, e as imagens abaixo são tudo o que o cartão conseguiu segurar.

Minhas notas daquela viagem foram perdidas quando me mudei para a Califórnia, mas algumas coisas imediatamente surgem à mente: estava na Alemanha para as estréia do cupê da série E90-3 com o motor N54 turbo de seis cilindros em linha. Eu era parte de um pequeno grupo de jornalistas americanos. Passamos a maior parte do tempo dentro e ao redor da nova fábrica da BMW, e jantamos no térreo do prédio que abriga o acervo Mobile Tradition (agora chamado de – ugh - BMW Classic). Um tour pelos pisos superiores – a área onde a maior parte da produção histórica e da frota de motorsport é mantida – se seguiu.

Para um geek fanático por BMW como imagino que você também seja, foi essencialmente o nirvana. Nunca voltei lá depois, mas naquela época, a coleção do MT era dividida por propósito: um andar para carros de linha, outro para carros de corrida, um salão para motocicletas, e por aí vai. Tudo era arranjado como se estivesse numa garagem de uma pessoa normal – uns poucos estojos de ferramentas e pneus usados empilhados nos cantos, mas no geral uma garagem. Carros estavam estacionados tocando os para-choques, e motores de competição ficavam em estandes nos cantos. A maioria ficava tão empilhada que você não podia andar para qualquer lado, só pelo corredor central de cada sala. Sendo louco por sedãs, gravitei mais nos carros de corrida baseados em modelos de produção, e é por isso que essas fotos estão inclinadas para essa direção.

A melhor parte foi a ausência quase absoluta de sinalização ou identificação. Se você não prestasse atenção, poderia passar batido por histórias sem preço. Um Brabham F1 com motor BMW e mais de 1000 cavalos. Um sedã E30 M3 da equipe Zakspeed de DTM, com propagandas da cerveja Warsteiner. O 320i Group 5 turbocharged dirigido por Hans Stuck. Uma sala cheia de carros pintados por artistas (Wharhol, Calder, Lichtenstein). O carro de Fórmula 2 com motor Apfelbeck montado por Ale von Falkenhausen, o homem por trás do M10 e dos modelos Neue Klasse. E um milhão de outras coisas, todas elas colocadas para funcionar regularmente, segundo a fábrica.

Infelizmente, nós não conseguimos ver tudo – metade da coleção de rua estava ausente devido a um ou outro evento, e a supersecreta área do subsolo, onde supostamente ficam o arquivo experimental e projetos abandonados, possui acesso restrito. Mesmo assim, essa não é uma maneira ruim de embalar uma quarta-feira de cinzas.

por Sam Smith

Calcule a velocidade da luz derretendo chocolate



Talvez você já saiba que a velocidade da luz é de 299.792.458 m/s, mas agora você pode confirmar esse número brincando de cozinheiro cientista e derretendo chocolate. Depois você pode comer os resultados. Você precisa fazer o seguinte:
  • Tenha certeza de que o chocolate está em uma caixa que possa ir ao micro-ondas. Melhor ainda, tire o chocolate e coloque-o em um prato apropriado para micro-ondas.
  • Remova o prato giratório do forno. (O chocolate precisa ficar parado enquanto você o aquece.) Coloque um prato com a face para baixo em cima da coisinha central que gira, e coloque o prato de chocolate em cima.
  • Aqueça na potência alta por 20 segundos.
  • Tire o chocolate e procure por pontos quentes. Dependendo do chocolate que você usar, você talvez tenha que tocar no chocolate para ver onde ele ficou mole. Com os bombons de cereja que usamos, vimos vários pontos brilhantes e um lugar onde a casca de chocolate derreteu totalmente, deixando escorrer o recheio líquido.
  • Meça a distância entre dois pontos quentes adjacentes. Esta deve ser a distância entre o pico e o vale da onda. Como o comprimento de onda é a distância entre dois picos, multiplique o número por 2. Por fim, multiplique esse resultado pela frequência [das micro-ondas] expressa em hertz, 2.450.000.000 (2,45 x 109).
Ta-da. Neste exemplo, o número final ficou um pouco abaixo da velocidade real da luz, mas é bastante aproximada, considerando a dificuldade de encontrar o "ponto quente" exato para fazer as medidas. E a dificuldade de sacrificar chocolate em nome da ciência. [Wired]

Google Buzz: integração completa ou erradicação total?


A grande polêmica provocada pelo lançamento do Google Buzz reside na integração completa com o Gmail. Enquanto alguns usuários saúdam a iniciativa do Google em integrar seus serviços na mesma página, muitos reclamam que não querem mais conteúdo poluindo suas Caixas de Entrada. Vamos descobrir abaixo alguns métodos para tornar a integração do Gmail e Google Buzz com outros serviços ainda mais eficaz, ou até como eliminar qualquer traço do Buzz na sua conta de e-mail.

Eliminando o Buzz

Internet 500 vezes mais rápida


Os perigos do Google ainda não foram detectados no Brasil. Seus mecanismos de busca percorrem o mundo e digitalizam tudo o que está disponível. E se daqui a pouco o Google resolver cobrar pela informação, hoje grátis, ou impor restrições ao acesso, hoje livre para todos? Daí, sim, veremos o que significa de verdade o Big Brother monstruoso que as letras já anteviram.

Por enquanto desfruta-se apenas de suas facilidades. Sem pagar mais do que o acesso à internet, pode-se perguntar qualquer coisa ao pitoniso do nosso tempo, que, semana passada, informou que prepara o lançamento de uma conexão para a internet quinhentas vezes mais veloz do que a mais rápida que utilizamos no Brasil.

Trafegando a 1 gigabit por segundo – 100 vezes mais rápida do que as melhores conexões por fibra óptica utilizadas hoje nos EUA –, os dados chegarão a uma elite de até 500 mil pessoas, que, segundo o coordenador do projeto, James Kelly, pagarão um "preço competitivo", sabe-se lá o que significa isso. Se ninguém terá este serviço, ele competirá com quem?

Desrespeito como norma

A internet mais rápida do mundo é a da Coreia do Sul. Ainda assim, para baixar um filme de 120 minutos, de alta definição, é necessário o dobro do tempo. É muito, mas de todo modo é bem menos do que as 49 horas que se gasta ou se gastaria no Brasil. Pois o Google promete baixar todo o arquivo em seis minutos. Com qualidade de devedê, seriam gastos apenas quarenta segundos. Na Coreia do Sul, hoje são despendidos para a tarefa trinta minutos e no Brasil, cinco horas e trinta minutos.

A Veja deu chamada de capa à matéria assinada por Benedito Sverberi e Renata Betti. Será bom para os leitores se a mídia especializada, repercutindo o noticiado pela revista, ajustar um pouco o foco de suas reportagens sobre informática e tratar também dos senões desses avanços, que os há e são muitos, pois parecem obcecadas apenas com os benefícios.

No Brasil, para o pobre a internet rápida ainda é uma festa da qual ele não pode participar. As tarifas das operadoras de telefonia estão entre as mais caras do mundo. As felizardas anunciam velocidades que não entregam. Se o usuário reclama, ouve que "naturalmente" aquela velocidade é para determinadas regiões, convocam o cliente infeliz à resignação e tudo fica mais ou menos por isso mesmo.

Biblioteca babélica

Entre os perigos estrategicamente ignorados há um que ronda o nosso convívio e está prestes a acontecer: é o apagão da internet. A empresa de consultoria americana Nemertes Research tem um estudo que fixa a catástrofe para 2014, mas esse ano é lembrado apenas como o da Copa do Mundo no Brasil.

Por enquanto, o Google é visto no Brasil como uma ferramenta de pesquisa. Mas, com tal velocidade de internet, ele será muito mais do que isso. Pequeno exemplo: um sábio renascentista tinha uma biblioteca de cerca de cem livros. Com tais recursos eletrônicos, qualquer cidadão poderá ter uma de milhares de volumes, buscados não mais nas livrarias, mas na rede mundial.
Por Deonísio da Silva em 16/2/2010
Fonte Observatório da Imprensa

Biocombustível para aviões será feito a partir do lixo


Biocombustível do lixo
A companhia de aviação British Airways fechou um acordo para a construção da primeira planta europeia de produção de biocombustível para aviões.
Segundo o repórter da BBC Richard Scott, a unidade deverá ser capaz de produzir 60 milhões de litros de combustível para abastecer os jatos da empresa britânica.
Para isso, serão consumidas 500 mil toneladas de lixo por ano.
Utilidade do lixo
A planta começará a ser erguida em 2012 na zona leste de Londres pela empresa americana Solena Group e deverá entrar em operação daqui a quatro anos. Pelo acordo, o grupo americano custeará a construção, enquanto a British Airways se compromete a comprar toda a sua produção.
Segundo a companhia, com esses 60 milhões de litros será possível abastecer apenas 2% dos voos que decolam do Heathrow, o principal aeroporto inglês.
Além de ser menos poluente, esse biocombustível é mais benéfico ao meio ambiente por reaproveitar o lixo comum. Normalmente, esse material permanece em aterros sanitários produzindo gás metano, um dos gases causadores do efeito estufa.
Biocombustíveis para aviação
A iniciativa da British Airways vem na esteira de outras medidas adotadas por empresas do setor.
Em fevereiro de 2008, a Virgin Atlantic Airways realizou um voo pioneiro à base de biocombustível entre Londres e Amsterdã. O Boeing 747 voou sem passageiros a bordo e teve um de seus quatro motores movido por um biocombustível produzido a partir de óleo de coco babaçu.
Desde então, diversos voos a partir de outros biocombustíveis experimentais vêm sendo realizados pelo projeto Combustível Sustentável para Aviação, uma iniciativa que inclui companhias aéreas, como a própria Virgin e a Continental Airlines, além de fabricantes de aeronaves como a Boeing.
Em um relatório divulgado em junho do ano passado, o grupo diz que seus biocombustíveis produzem 65% a 80% menos gás carbônico do que os combustíveis à base de petróleo.
"Todas as combinações utilizadas em voos de teste atingiram ou mesmo superaram as expectativas de desempenho como combustível de avião", diz o relatório. "Para todos os voos experimentais, os biocombustíveis não demonstraram qualquer efeito adverso nas aeronaves", completa o texto.

Windows Phone 7 agora é oficial

A Microsoft lançou essa semana no evento Mobile World Congress 2010, em Barcelona (Espanha) o Windows Phone 7,aka Windows Mobile 7. 

winphone7

A tentativa é competir com o iPhone, visto que o Windows Mobile 6 está muito defasado. Mais

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Pastor defende lei anti-homossexualismo em Uganda e diz que caminho é ‘reabilitação’


Martin Ssempa já recebeu ajuda americana para combate à Aids no país.

Em entrevista ao G1, ele diz que é preciso preservar a família tradicional.

Giovana Sanchez
Em 2007, o pastor ugandense Martin Ssempa recebeu financiamento norte-americano para sua luta de quase 20 anos contra a Aids no país. Além de ser um combatente histórico da doença, com diversos projetos nacionais, ele é contra o homossexualismo, que julga 'um distúrbio', e afirma que a camisinha oferece pouca proteção — ficou famoso após organizar manifestações em que queimou preservativos. Atualmente, Ssempa é um dos mais enfáticos apoiadores do projeto de lei anti-homossexual para votação no Parlamento de Uganda.
O país já proíbe por lei o ato sexual entre pessoas do mesmo sexo, mas o novo texto é mais rígido, incluindo até a pena de morte em alguns casos.
Ssempa é pastor da Igreja da Comunidade Makerere e integrante da Força-tarefa Contra o Homossexualismo em Uganda. Ele também tem papel de conselheiro e consultor no governo. Em entrevista ao G1, ele falou sobre o porquê de o homossexualismo ser um problema.
Leia a íntegra da entrevista:
G1 — Por que a lei é importante?
Martin Ssempa — É importante para colocar um fim na sedução e no recrutamento de nossas crianças na sodomia por meio da máquina de propaganda gay. Isso é financiado por George Soros, [da ONG] Hivos na Holanda e outras agências suíças. Sodomia é um crime, mas precisamos de uma lei para impedir sua disseminação.
G1 — Por que a família tradicional precisa ser protegida? O que acontece em Uganda?
Martin Ssempa — A família é a base da sociedade. Mas nós somos uma nação pobre com muitas famílias pobres... Esses ricos europeus e americanos chegam com seu dinheiro para corromper nossas crianças na sodomia. Precisamos protegê-las dessa exploração.
G1 — O senhor acredita que Uganda pode perder apoio internacional após apoiar a lei, já que o presidente americano, Barack Obama, já a classificou de 'odiosa'?
Martin Ssempa — Qualquer nação que coloca a exportação da sodomia no topo de sua agenda internacional é um Estado falido. Toda nação deveria reconhecer o valor estratégico de Uganda em reserva de petróleo, depósito de urânio, cooperação militar na região, etc. Todos os países árabes, por exemplo a Arábia Saudita, têm leis mais fortes, e os EUA e o mundo negociam com eles.
G1 — E a questão da pena de morte no projeto de lei, o senhor é contra? Por quê?
Martin Ssempa — Nós somos contra a pena de morte e recomendamos uma sentença menor, de 20 anos de prisão. Essa é uma posição de mais consenso entre a fraternidade cristã.
G1 — Em seu site, o senhor diz que a Aids não é uma doença gay, mas também afirma que o risco de transmissão de HIV entre homossexuais é dez vezes maior. O senhor poderia explicar essa diferença?
Martin Ssempa — O sexo anal cria uma chance significativamente maior de transmissão de HIV/Aids do que o sexo heterossexual. Os fatores associados incluem a hemorragia; a camisinha oferece menos proteção e falha mais no sexo anal do que no vaginal.
G1 — O senhor sugere a inclusão no projeto de lei de um sistema de reabilitação de 'pessoas que experimentarem tentações homossexuais'. Como isso é possível?
Martin Ssempa — Sodomia é uma forma de desvio sexual e relacionada a distúrbios de identidade de gênero. Muitos ficam traumatizados por serem violados quando crianças. Existe poder em aconselhamento, terapia individual ou em grupo. Existe poder na oração, na orientação e no exemplo. Como os alcoólatras anônimos que ajudam os viciados, um programa de boa fé ajuda muitos. Na minha igreja eu tenho muitos ex-homossexuais e lésbicas.
Fonte: G1
Divulgação: www.juliosevero.com
Nota de Julio Severo: Apesar da notória discriminação da Globo aos evangélicos, vale a pena ver a entrevista do pastor de Uganda.
Leia mais:
Rick Warren ataca lei anti-homossexualismo

Partido do governo no México busca decisão do Supremo Tribunal contra “casamento” gay


Matthew Cullinan Hoffman, correspondente na América Latina
CIDADE DO MÉXICO, México, 27 de janeiro de 2010 (Notícias Pró-Família) — O Partido de Ação Nacional (PAN), que é o partido que está no poder no México, está começando novas iniciativas contra a legalização do “casamento” gay e da adoção homossexual na capital da nação.
O PAN, que é um partido minoritário no governo da cidade do México, está buscando mover um processo no Supremo Tribunal de Justiça do México junto com membros do Partido Revolucionário Institucional (PRI) para derrubar a legislação que foi aprovada recentemente. Para iniciar o processo, são necessários 22 membros da assembléia legislativa da cidade.
Além disso, o PAN está buscando incluir a Procuradoria Geral do México e a Comissão Nacional de Direitos Humanos na ação.
Numa pesquisa amplamente noticiada conduzida recentemente pelo PAN, 53% dos residentes da Cidade do México expressaram sua oposição ao “casamento homossexual”, enquanto 46% estavam a favor.
Os resultados foram ainda mais fortes contra a adoção de crianças por homossexuais: 76% contra, e só 22% a favor.
As políticas da Cidade do México diferem radicalmente das tendências políticas gerais do país. O socialista Partido da Revolução Democrática na capital mantém uma maioria com outros partidos socialistas menores. Contudo, na maioria dos estados o PRD é um partido minoritário, e o liberal PRI e o conservador PAN dominam.
O PRD na Cidade do México também legalizou o aborto, que é pago pelo governo, durante as primeiras 14 semanas de gravidez, e criou um sistema de “divórcio expresso”.
Os governos estaduais responderam com uma onda de emendas constitucionais, para impedir mudanças semelhantes em suas próprias leis.
Traduzido por Julio Severo: www.juliosevero.com
Veja também este artigo original em inglês:http://www.lifesitenews.com/ldn/2010/jan/10012810.html
Copyright © LifeSiteNews.com. Este texto está sob a licença de Creative Commons Attribution-No Derivatives. Você pode republicar este artigo ou partes dele sem solicitar permissão, contanto que o conteúdo não seja alterado e seja claramente atribuído a “Notícias Pró-Família”. Qualquer site que publique textos completos ou grandes partes de artigos de Notícias Pró-Família ou LifeSiteNews.com em português tem a obrigação adicional de incluir um link ativo para “NoticiasProFamilia.blogspot.com”. O link não é exigido para citações. A republicação de artigos de Notícias Pró-Família o LifeSiteNews.com que são originários de outras fontes está sujeita às condições dessas fontes.

Professor homossexual é preso acusado de assediar sexualmente menino de 12 anos pela internet


Um professor homossexual foi preso por assediar sexualmente, pela Internet, um menino de 12 anos. A prisão ocorreu por volta das 7h desta sexta-feira (12/2), após uma denúncia dos pais da criança, que desconfiaram do teor das conversas que o filho tinha com o homem, por meio do site de relacionamento MSN.
Vinícios Macedo de Almeida, 31 anos, estava em sua residência, localizada na QNL 17 de Taguatinga, Brasília. A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) cumpriu um mandado de prisão temporária e outro de busca e apreensão.
O acusado não era professor do menino, mas lecionava a disciplina de Geografia em uma escola particular. Durante as conversas o homem instigava o menor a praticar atos sexuais com ele. A delegada da DPCA, Gláucia Esper, informou que o acusado já tinha uma ocorrência por aliciamento de menores, mas não chegou a ser preso na época.
Na casa do professor a equipe da DPCA apreendeu um computador, aparelhos notebooks, pendrives e CDs. Os equipamentos foram encaminhados para análise e Vinícios será levado à carceragem do Departamento de Polícia Especializada (DPE), onde deve aguardar julgamento. Caso seja condenado, o professor homossexual pode pegar de um a três anos de reclusão.

Denúncia

De acordo com a delegada da DPCA a prisão só ocorreu porque os pais fizeram a denúncia. Ela ressalta a importância de que os pais estejam sempre atentos às conversas dos filhos na Internet.
Divulgação: www.juliosevero.com
Comentário de Julio Severo: O crime relatado aqui é de natureza homossexual, porém a notícia omitiu completamente a palavra “homossexual”. Mas o que o jornal se recusa a mostrar, o Blog Julio Severo revela, inserindo no texto divulgado aqui, para maior clareza jornalística, a palavra em negrito que está na própria essência do crime noticiado. Igualmente para maior clareza, o termo factual “menino de 12 anos” foi inserido no título em lugar do genérico e vago “menor”.
É óbvio que se o caso noticiado fosse o de um professor homossexual que se sentiu melindrado com algum comentário “preconceituoso”, a palavra teria sido abundamente usada a favor dele. Só em casos desfavoráveis ao homossexualismo é que o jornalismo irresponsável omite identificações fundamentais.
Note também que se for condenado, o professor homossexual poderá pegar no máximo três anos de reclusão. No entanto, se a insana lei anti-“homofobia” for aprovada, você poderá ser condenado a 5 anos de cadeia se disser que o homossexualismo levou esse homossexual a espreitar meninos ou se dirigir ao professor homossexual qualquer palavra que ofenda a “orientação sexual” dele.
Veja agora a lógica da “justiça”:
Crime de assédio homossexual contra meninos de 12 anos: pena máxima de 3 anos de cadeia.
“Crime” de “homofobia”, se o PLC 122 for aprovado: pena de 5 anos de cadeia para quem ofender a “orientação sexual” de um espreitador homossexual.
Esse comportamento, que é responsável pelo assédio e estupro de milhões de meninos, agora encontra-se sob a proteção de políticos ideológicos, que querem impor sobre o Brasil um Estado laico separado de Deus, mas não separado da sodomia.
Leia mais:

Promoção Novex Hair Power

Posted: 12 Feb 2010 08:34 AM PST
O prazo para as inscrições na promoção terminará no dia 30 de março de 2010. Prêmios: 03 (três) tratamentos de beleza, com produtos da linha Embelleze, para cada transformação, que consistirá em coloração e/ou alisamento e/ou corte e/ou tratamento + uma quantia de até R$350,00 (trezentos e cinqüenta reais) por mês, durante o período de 03 (três) [...]

Concurso Cultural Beleza Sustentável 2010

Posted: 12 Feb 2010 09:03 AM PST
Os cadastros para a promoção poderão ser feitos até o dia 01 de março de 2010. Prêmios: 05 (cinco) pares de ingressos para o evento Beleza Sustentável 2010, inclusos os dois dias de evento com todas as palestras, exposições e quatro coffe breaks (dois a cada dia), que acontecerá nos dias 10 e 11 de março de [...]

Concurso Cultural Star Trek

Posted: 16 Feb 2010 06:12 AM PST
Os cadastros para a promoção poderão ser feitos até o dia 16 de março de 2010. Prêmios: 05 (cinco) DVDs do filme Star Trek. Para participar da promoção Clube Terra, os interessados deverão preencher o formulário eletrônico no site www.terra.com.br/clubeterra, ou informar login e senha caso já seja cadastrado, e responder à pergunta: “Qual o destino perfeito para [...]

Promoção Kit República Brastemp e Cônsul

Posted: 16 Feb 2010 06:30 AM PST
Os cadastros para a promoção poderão ser feitos até o dia 15 de março de 2010. Prêmios: 01 (um) Refrigerador Brastemp Clean Frost Free BRB39; 01 (um) Refrigerador Consul Frost Free – CRB36. Para participar da promoção Kit República Brastemp e Cônsul, os interessados deverão acessar o site www.kitrepublica.com.br, preencher o cadastro com os dados solicitados, e responder a [...]

Promoção Entre Nesta Dança

Posted: 17 Feb 2010 06:21 AM PST
As respostas para a promoção poderão ser enviadas até o dia 10 de março de 2010. Prêmios: 02 (dois) Notebooks. Para participar da promoção PlayArte, os interessados deverão acessar o site do filme Fama www.famaofilme.com.br, preencher o cadastro completo, e responder em até 350 caracteres a pergunta: “Qual personagem do filme Fama seria seu par perfeito para uma apresentação? Por [...]

Concurso Cultural Sky de Amigo pra Amigo

Posted: 17 Feb 2010 06:31 AM PST
As respostas para a promoção poderão ser enviadas até o dia 26 de março de 2010. Prêmios: 02 (dois) aparelhos de televisão Full HD de 42 polegadas, sendo 01 (um) para o usuário inscrito e o outro para o amigo indicado por este em seu vídeo de participação. Para participar da promoção Sky, os interessados deverão ser cadastrados [...]

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Desemprego terceirizado

O Ministério do Trabalho e Emprego, embora tenha este nome, está enviando uma minuta de projeto de lei ao Congresso que certamente estimulará a falta de trabalho e o desemprego. É um lamentável texto legal que visa regular a terceirização.
A primeira observação importante é saber que os autores do referido e infeliz texto foram os técnicos do próprio Ministério do Trabalho, juntamente  com as centrais sindicais. Como todos sabem, uma lei, no âmbito trabalhista, para ser aprovada deve necessariamente contar com a negociação entre três partes: as empresas, os trabalhadores e o governo.

Mas, inexplicavelmente, alguém resolveu deixar os empresários fora da discussão. Quando se lê o texto dá para entender a razão.

Dentre muitas barbaridades, o projeto de lei estabelece, por exemplo, que a empresa que desejar contratar serviços terceirizados terá que se responsabilizar pela gestão da empresa prestadora de serviços. Isso porque o projeto deixa claro que se a empresa que está prestando serviços falir, a empresa que a contratou pagará a conta.

Um verdadeiro absurdo!

Dá para imaginar que o dono de uma empresa de terceirização vá permitir que outro empresário interfira na gestão da sua empresa?

Como aquele que contratar uma empresa de prestação de serviços saberá se a  contratada está ou não saudável, a ponto de não falir? Como se  não bastasse isso, tem mais.

A referida lei estabelece ainda que quem contratar empresa prestadora de serviços tem responsabilidade trabalhista solidária, acabando com a responsabilidade trabalhista subsidiária – caso em que o empregado, por meio de ação judicial, deve primeiramente acionar a empresa devedora principal, só indo buscar seus direitos junto à empresa que contrata serviços de terceiros se o devedor principal (o prestador de serviços) não tiver condições de responder integralmente pela obrigação.

Na responsabilidade trabalhista solidária o empregado pode acionar direta e imediatamente qualquer uma das empresas, prestadoras ou contratantes de serviços, restando à empresa que for acionada apenas o direito de regresso em relação aos demais co-responsáveis.

Antes dessa lei, a Justiça do Trabalho imputava a quem efetivamente devia a conta dos direitos trabalhistas não pagos. Era justo que assim ocorresse, visto que quem deve tem de pagar. Agora não: quem deve pode ficar devendo, porque a lei diz que quem contrata pode ser o devedor principal.

Qual a conclusão óbvia?
Que a terceirização ficou mais arriscada. Quem desejar praticá-la vai pensar dez  vezes. Outro aspecto aberrante é que se os empregados da empresa que contrata têm mais benefícios do que os empregados da empresa terceirizadora, estes passam a ter os mesmos benefícios daqueles.

Em outras palavras, a empresa que contrata deverá, por meio de abono, automaticamente, estender todos os benefícios da sua convenção coletiva para os empregados da empresa terceirizada. Ora, se é para fazer isso, então por que não contratar diretamente, uma vez que um motivo de terceirizar é por ser mais barato?

Com esta lei, parece que o Ministério do Trabalho, juntamente com as centrais sindicais, desejam mesmo é que os trabalhadores fiquem desempregados, muito embora digam-se defensoras deles.

Que atentem, mais uma vez, as entidades de classe para o que está ocorrendo, sob o risco de terem de engolir uma lei que só serve para complicar, ainda mais, o sistema de relações de trabalho mais complexo e rígido do mundo. É tudo muito triste.