A idéia de uma caneta eletrônica não é nova, mas é interessante ver como as empresas mais tradicionais do ramo da escrita se movimentam nessa nova fronteira digital.
Esse é o caso da Pentel — mais conhecida no Brasil pelas suas cultuadas lapiseiras técnicas de 0,5 mm / 0,7 mm / 0,9 mm — que anunciou recentemente o Airpen Mini (preço sugerido: 14.800 ienes ou 402 reais), uma caneta digital cujos movimentos sobre o papel podem ser transmitidos para um pequeno receptor (na foto à esquerda) e deste para um PC, onde tal informação pode ser convertida para texto editável (via OCR) ou gráficos por meio de um programa que já acompanha o produto. A caneta tem um diâmetro de aproximadamente 1,05 cm e 14,5 cm de comprimento e pesa aproximadamente 20 gramas.
Como era de se esperar de um fabricante de instrumentos de escrita, a Pentel equipou a ponta da sua Airpen com um pequeno armortecedor que controla sua pressão sobre o papel, tornando assim o seu uso mais macio e confortável. Além disso, o texto capturado pode ser usado para preencher documentos eletrônicos integrados com a web como memos, compromissos em agendas, e-mails ou até mesmo cartões de aniversário ou de natal, que poderão manter o toque especial da sua letra e ser enviados eletronicamente pela rede.
Seu mini-receptor armazena até 2 MB de dados e sua bateria pode ser recarregada quando ligada na porta USB do PC. A caneta em si é alimentada por duas baterias botão do tipo SR41.
Mais informações aqui.
Momento Cultural Zumo:
Existe uma lenda urbana que diz que era possível notar a posição de um profissional numa empresa pelo tipo ou bitola da sua lapiseira Pentel que ele usa e/ou carregava no bolso:
- O pessoal da área técnica e engenheiros usam Pentel 0,5 mm da cor preta (existem variações nas cores verde e vinho), talvez pela necessidade de um traço mais fino e preciso para mexer em seus diagramas e projetos.
- O pessoal do administrativo/financeiro usam Pentel 0,7 mm (azul claro), mais indicado para escrita pelo seu traço mais intenso e cuja ponta de grafite não quebra tão facilmente quanto as de 0,5 mm.
- As pessoas nos cargos de gerência costumam usar Pentel 0,9 mm (amarelo escuro). Até hoje não entendi qual a razão (mão pesada? Deixar seu recado claro? O meu é maior que o dos outros?) :^P
Também existe outra história que diz que os engenheiros costumam carregar até 3 canetas no bolso da sua camisa (com seu devido protetor de plástico), enquanto os executivos se contentam com uma ou duas.
Mas uma coisa eu sei: tem muito jornalista que não anda com nenhuma caneta. O que explicaria em parte por que elas são oferecidas aos montes nas coletivas de imprensa.