Pag-Rsocial - Pagando para  voce se compartilhar com o mundo!!!

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Por que o trânsito da Rússia parece tão louco?


Se Aldous Huxley estava certo sobre este mundo ser o inferno de outro, a Rússia deve ser o lugar para onde vão os motoristas loucos. Mas você já se perguntou por que o trânsito russo parece tão louco? Ou melhor: será que eles são tão malucos assim?
Com o fim da União Soviética a Rússia foi acometida por uma série crise moral, algo que imagino ter a ver com o fim da rigidez estatal socialista e o choque de gerações. Algumas das consequências dessa quebra de valores morais foram a falta de fiscalização de trânsito, e um probema de corrupção tão grave que tem até artigo na Wikipedia. A Polícia Rodoviária Russa, por exemplo, é famosa por usar a brutalidade, extorsão e corrupção como fonte complementar de renda, e há vários golpistas que agem em grupos para encenar acidentes e extorquir uma grana ali mesmo no local.
Como em qualquer outro país, quando você se envolver de alguma forma em um processo relacionado a um acidente de trânsito, os juízes serão mais facilmente convencidos se você tiver provas contundentes de sua inocência. Quando a polícia é corrupta e os cidadãos não têm ética, você precisa dar um jeito de se defender sozinho, e os russos optaram pelas famosas câmeras de painel. Os olhos que tudo veem estão em praticamente todos os carros do país, registrando tudo o que acontece nas ruas emoldurado pelo para-brisa do carro.
Você deve lembrar que há alguns meses fizemos um post sobre “a capital nacional de carros atravessadores de paredes”. Acidentes como aqueles acontecem o tempo todo em qualquer cidade do mundo, mas em Blumenau/SC, especificamente, eles foram todos noticiados e assim cria-se a impressão de que em Blumenau acontecem mais acidentes desse tipo do que em qualquer outro lugar do país. As notícias não podem ser inventadas, mas podem ser ignoradas — seja por conveniência ou por irrelevância.
Os russos mantém suas câmeras ligadas durante todo o tempo em que estão dirigindo, então conseguem registrar os acidentes e acabam publicando os vídeos na internet. Assim, você tem milhões de terabytes reproduzindo vídeos de acidentes bizarros na Rússia. Como o número de vídeos gravados por lá é assombrosamente maior do que número de vídeos de outros países, temos a impressão de que o trânsito naquele país é composto de gente maluca e bêbada que vai tentar passar por cima do seu carro sem motivo aparente depois de roubar um tanque militar para se vingar do motociclista que o fechou na esquina anterior.
Sempre desconfiei que talvez a Rússia não seja tão louca assim, e penso nisso especialmente quando luto por minha sobrevivência dirijo em São Paulo. Por isso decidi procurar algumas estatísticas interessantes para embasar minha teoria.
Foi chocante.
Quase 28.000 pessoas morreram em acidentes de trânsito na Rússia em 2012. Se você acha que a vodka tem influência nesses índices, saiba que apenas 14,2% envolviam motoristas alcoolizados. No Brasil foram 61.000 mortes no mesmo ano de 2012, segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária. Além da vodka, pode incluir cerveja, caipirinha e whisky com energético na conta: 21% dos acidentes tiveram relação com o consumo de álcool.
proporção de mortes por carros é ainda mais assustadora: foram 19,5 acidentes fatais por 100.000 carros na Rússia, enquanto no  Brasil (melhor ficar sentado) houve 70,9 acidentes fatais por 100.000 carros.
cruzamento_sao_paulo
Cruzamento em São Paulo. Quem é louco no trânsito, mesmo?
Infelizmente as estatísticas sobre o total de acidentes em cada país são muito especulativas. A Rússia registrou mais de 200.000 acidentes em rodovias em 2009, enquanto o Brasil teve 403.000 acidentes com vítimas, segundo as estatísticas do DPVAT.
Sorte a nossa que esse negócio de câmeras de painel não pegou por aqui.

Nenhum comentário: