Pag-Rsocial - Pagando para  voce se compartilhar com o mundo!!!

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Windows XP: otimização e algo mais...

:. Boot mais rápido

A Microsoft liberou uma ferramenta que promete tornar o boot e retorno dos modos “Suspender” e “Hibernar” mais rápido. Trata-se do Bootvis, que pode ser baixado diretamente clicando aqui (325 Kb).

Basicamente, basta ir em Trace > Optimize System que ele fará o resto.

:. Libere 20% de sua banda de rede/Internet

O Windows XP possui um recurso (Agendador de pacotes QoS) que “reserva” 20% da banda disponível de rede e Internet para uso próprio. Para desabilitá-lo, siga os seguintes passos (Observação: é preciso estar logado como Administrador para executar os procedimentos abaixo):

a. Iniciar > Executar, digite gpedit.msc e pressione OK.
b. Configuração do computador > Modelos Administrativos > Rede
c. Selecione, na janela esquerda, “Agendador de pacotes QoS”. Na janela da direita, dê duplo-clique na em “Limite de reserva de banda”.
d. Na aba Configuração, selecione Ativado. Na linha “Limitar % da banda”, digite 0 (zero). Clique em Aplicar, OK e saia.
e. Vá nas configurações da rede (Painel de Controle > Conexões de Rede), clique com o botão direito na conexão existente, selecione Propriedades. Na aba Geral, habilite o Agendador de Pacotes QoS (se já estiver habilitado, deixe como está). Reinicie o computador.

Se houver mais de um computador em rede, é preciso seguir este procedimento em todos para que haja benefício real desta dica.

Para mais informações sobre o QoS (Quality of Service), visite o site da Microsoft sobre o assunto em http://msdn.microsoft.com/library/default.asp?url=/library/en-us/qos/aboutgqos_3hk4.asp

:. Carregue o Internet Explorer mais rapidamente

Quando o IE é aberto, mesmo que não haja uma página da Web definida como inicial, ele carregará a ‘instrução’ “about:blank”. Desabilitar esta ‘instrução’ torna-o mais rápido ao carregar.

Para fazer isto, basta adicionar o comando “-nohome” no atalho do IE que você costuma usar. Clique com o botão direito no atalho, vá em Propriedades, e na linha Objeto, adicione (após as aspas) o comando -nohome. Ficará algo assim: "C:\Arquivos de Programas\Internet Explorer\IEXPLORE.EXE” -nohome

Clique em OK e pronto!

:. Evitando lentidão e problemas

Esta dica é válida para qualquer versão do Windows e é “básica”: mantenha sempre o disco rígido desfragmentado (Desfragmentador) e livre de erros (Scandisk nos Win9x/Me; CHKDSK/CHKNTFS nos Win2k/XP). É aconselhável, sobretudo, desfragmentar o disco após apagar grandes volumes de dados ou antes de instalar programas ou acrescentar grandes volumes de dados.

Você pode acrescentar o Desfragmentador ao menu de contexto. Basta abrir o Bloco de Notas e colar o seguinte conteúdo:

; context_defrag.INF

; Adiciona o Desfragmentador ao menu de contexto no Windows XP

[version]
signature="$CHICAGO$"

[DefaultInstall]
AddReg=AddMe

[AddMe]

HKCR,"Drive\Shell\Desfragmentar\command",,,"DEFRAG.EXE %1"

Salve onde desejar com o nome defrag.inf (atenção para não salvá-lo como .TXT). Abra o Windows Explorer, selecione o arquivo criado, clique com o botão direito e selecione Instalar. Depois, basta clicar com o botão direito em uma letra de unidade no Windows Explorer; aparecerá a opção “Desfragmentar”. Se preferir, clique aqui (233 bytes) para fazer o download do arquivo pronto.

:. Desabilite a Notificação de Erros à Microsoft

Toda vez que ocorre um erro ou travamento, o Windows lhe recomendará enviar informações à Microsoft. Para evitar isto, vá nas propriedades de Sistema (Painel de Controle > Sistema), em Avançado > Notificação de Erros, e selecione “Desabilitar a Notificação de Erros”.

:. Habilite a criação de MP3 usando o Windows Media Player 8

O WinXP permite a extração de músicas de CD de áudio, mas só no formato .WMA (Windows Media Audio). Para habilitar a extração para MP3, é preciso editar o Registro: Vá em
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\MediaPlayer
e adicione as subchaves Settings\MP3Encoding.

Na janela da direita, acrescente os valores (DWORD) a seguir:
"LowRate"=dword:0000dac0
"MediumRate"=dword:0000fa00
"MediumHighRate"=dword:0001f400
"HighRate"=dword:0002ee00

Os valores acima correspondem a codificações para 128, 192, 256 e 320Kbps, respectivamente. Se desejar alterar os valores, use a tabela abaixo:
320 Kbps = dword:0004e200
256 Kbps = dword:0003e800
224 Kbps = dword:00036b00
192 Kbps = dword:0002ee00
160 Kbps = dword:00027100
128 Kbps = dword:0001f400
112 Kbps = dword:0001b580
64 Kbps = dword:0000fa00
56 Kbps = dword:0000dac0

Preparei um arquivo .REG pronto para ser usado, bastando dar um duplo-clique sobre o mesmo para adicionar as informações ao Registro. Para baixá-lo, clique aqui (199 bytes).

:. Habilitando gravação de arquivos .ISO e cópias diretas de CD para CD

O Windows XP já vem com suporte nativo a gravação de CDs. Mas ele é incompleto; não é possível, por exemplo, gravar e criar imagens .ISO e fazer cópia de CDs. Para resolver esta questão, basta instalar o programa ISO Recorder, que adiciona estas ao Windows XP, através dos menus de contexto. Clique aqui (1.3Mb) para baixá-lo.

:. Desative o Visualizador de Imagens e Fax do Windows XP

O Windows XP possui seu próprio visualizador de imagens e fax, que sempre se sobreporá a um outro qualquer que for instalado. Para desativá-lo, basta executar o comando regsvr32 /u shimgvw.dll em Iniciar > Executar.

:. Dispense nova ativação após reinstalação do Windows XP  

Se você instalou e ativou seu Windows XP, se precisar formatar e reinstalá-lo terá de ativá-lo novamente. No entanto, esta etapa pode ser dispensada com a simples cópia (backup) de um arquivo: WPA.DBL, localizado em \windows\system32. Antes de formatar, copie o arquivo para um disquete ou outro local, e após a nova instalação, copie-o novamente para a pasta \windows\system32. Deste modo não será preciso ativar seu WinXP outra vez - ao copiar o arquivo de volta à pasta, ele estará ativado automaticamente.

:. Windows Update - versões Corporativas

Se deseja fazer o download das atualizações disponíveis para o Windows XP através do Windows Update, mas quer instalá-las posteriormente, é preciso ir à página do Windows Update para versões Corporativas. Os links seguem abaixo:

Windows XP Português-BR
http://v4.windowsupdate.microsoft.com/ptbr/default.asp?corporate=true

Windows XP Inglês
http://v4.windowsupdate.microsoft.com/en/default.asp?corporate=true