Pag-Rsocial - Pagando para  voce se compartilhar com o mundo!!!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Como agir no elevador em pane

Como agir no elevador em pane.

Utilidade Pública. (É bom saber...)

76 pessoas no ano passado, morreram porque confiaram no zelador, e ele usou uma chave de fenda, abriu um certo pino e a pessoa que estava dentro, tentou sair pela metade aberta do elevador.
O elevador movimentou-se e a pessoa, foi cortada ao meio.. outras tiveram mãos, braços, cabeças cortadas.
NUNCA tente sair pelo buraco.. ou parte aberta!!!
O procedimento correto é o seguinte:
Aperte o botão do alarme, ou o que indica que está avisando alguém.
Sente-se num canto; em caso de descontrole emocional, abaixe a cabeça e feche os olhos, aguarde calmamente que venha o socorro. É uma questão de tempo ...Procure lembrar-se que você está trocando tempo por segurança.
Não aceite ajuda de estranhos, e nem saia com o elevador aberto pela metade... (ele pode subir ou descer de repente).
O bombeiro, assim que chegar, vai desligar a chave geral da casa de máquinas e testar com um aparelho se o elevador está parado mesmo, e totalmente inoperante...
Daí ele avisa o outro bombeiro (via rádio) que faça o procedimento junto à porta do elevador... e este (elevador) vai subir, ou descer, completando o ciclo dele e parando em ponto seguro .
Explicaram também que o elevador tem freios, suportes, ganchos, tudo que oferece proteção total, e jamais um elevador cai, sem + nem menos...
Portanto, a pessoa tem que se manter calma e sem pressa. Mesmo porque tem ar suficiente dentro dele (circulação de ar), e um grupo de pessoas pode ficar ali por várias horas sem problemas!
Além disso, ANTES de entrar sempre olhar se o elevador está parado . ESPERAR que as pessoas saiam ANTES de você entrar, e ficar atento no nº de ocupantes... se está compatível com o peso que diz na placa!
Quando muito cheio, evite entrar, pois pode haver problema!!!
Então, resumindo, se ficar preso só saia com ajuda dos bombeiros... e não do zelador, ou de um "abelhudo" que diz que tudo "já está sob controle".
E em caso de incêndio, JAMAIS use o elevador... somente faça uso da escada...
Ensine aos seus amigos..
Você pode salvar uma vida.
Bombeiros - telefone 193