Pag-Rsocial - Pagando para  voce se compartilhar com o mundo!!!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Exame revela sexo do bebê

Uma novidade para as gestantes. Com apenas oito semanas de gravidez, já é possível saber o sexo do bebê, a partir de uma simples amostra do sangue de sua mãe. O exame, chamado de determinação do sexo fetal, tem 98% de chances de acerto e, da 11ª semana em diante, o resultado chega a 99,9% de certeza.

Apesar de estar disponível há quase um ano, este tipo de exame só há pouco tempo tornou-se mais conhecido. Para ter uma idéia da procura pelo teste, o Hospital Sírio Libanês/SP, primeiro no Brasil a analisar as amostras, atendeu 10 mulheres em outubro de 2003. Em setembro de 2004, o número saltou para 100, e aumenta cada vez mais.

Como é feito – cerca de 5 ml do sangue da mulher é recolhido. Não é preciso estar em jejum e nem fazer qualquer preparação.

Como é analisado – com essa amostra, o biólogo separa o plasma do sangue e extrai o DNA do feto, utilizando uma técnica chamada PCR (do inglês Polymerase Chain Reaction). A presença do cromossomo "Y" indica que é um menino e a ausência dele, uma menina. Mas, atenção: o exame não revela nenhuma malformação fetal.

Gravidez de gêmeos – se forem gêmeos idênticos, univitelinos, o resultado é válido para os dois fetos. Em gêmeos fraternos, bivitelinos, o resultado “Y”, significa que ao menos um dos gêmeos será menino. Já a ausência desse cromossomo revela que os dois fetos são meninas.

Quando fazer – a partir da oitava semana de gestação.

Importante!
Não há riscos para a gestante e nem para o bebê, já que o teste não é invasivo.

Nenhum comentário: