Trojans (71%), adware (13%) e spyware (9%). Todos aumentaram, ao passo que os vírus tradicionais quase desapareceram, representando apenas 2% do total de ameaças.
Foi divulgado pelo PandaLabs o novo relatório trimestral com detalhes sobre a actividade criminosa online de Julho a Setembro. Poderá ver aqui o relatório detalhado.
O maior destaque vai para o novo recorde dos hackers no que diz respeito à criação de novas ameaças: apenas nos últimos três meses, o PandaLabs registou cinco mihões de novas espécies de malware. A maioria foram banker Trojans, apesar do adware e do spyware terem também aumentado.
“Actualmente recebemos cerca de 50.000 novos exemplares de malware diariamente, comparando com os 37.000 de apenas há uns meses atrás. Não há razões para crer que a situação melhore nos próximos meses” explica Luis Corrons, Director Técnico do PandaLabs.
Em termos do número de computadores infectados, houve um aumento de 15% comparativamente ao anterior trimestre. Mais de 37% dos casos foram causados por Trojans, ao passo que o adware foi responsável por 18,68% de todas as infecções. Esta categoria em particular tem vindo a expandir-se rapidamente devido à maior proliferação dos falsos programas antivírus ou rogueware.
Este relatório destaca ainda as tendências analisadas ao longo do último trimestre. O PandaLabs detectou um enorme crescimento na distribuição de malware através de spam, de redes sociais e de técnicas de optimização de resultados em motores de busca, que levam os utilizadores para falsas páginas Web onde o malware é transferido. Estes métodos de propagação de malware utilizam normalmente técnicas de engenharia social, explorando uma série de temas como a Gripe A, o Dia da Independência, discursos de Barack Obama, entre outros.
Partilhe este artigo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário