Pag-Rsocial - Pagando para  voce se compartilhar com o mundo!!!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Quem questiona evolui: Será que é possível construir um homem biônico?


O avanço tecnológico já traz esperanças para quem sofre de algum tipo de deficiência física com a possibilidade de se tornar novamente um ser completo. Pesquisas de universidades americanas, inglesas e brasileiras, desenvolvem novidades no campo de implantes e aparelhos que visam minimizar qualquer tipo de problema biológico, incrementando o organismo para torná-lo mais forte e resistente.

Parece ficção científica? A construção de um homem biônico depende da união de diversas áreas, como Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Ciência da Computação. Atualmente ainda não é possível construir um homem biônico completo, mas já temos condições de construir diversos órgãos artificiais para substituir ou auxiliar o sistema biológico danificado, restaurando funções motoras, auditivas, visuais, cardíaca, etc.

No curso de Engenharia Elétrica da FEI, você tem a oportunidade de cursar uma disciplina denominada Engenharia Biomédica, em que estudará as aplicações de Engenharia à área de saúde. Também poderá conhecer o Inácio, um robô humanóide em tamanho natural, projetado pelos alunos, para tocar bateria acústica.

Na Engenharia Mecânica é possível desenvolver todo o corpo de um homem biônico, avaliando e planejando sua mobilidade e funcionalidade. No curso de Ciência da Computação existem estudos muito avançados na área de Inteligência Artificial e que são testados pelos alunos em robôs.

Questionar sempre é importante, e todos sabemos que quem questiona evolui. A FEI estimula você a questionar sempre, debatendo idéias e conhecimentos para a evolução de novas tecnologias.
Utilize a área de comentários abaixo para mostrar seu conhecimento sobre este assunto, ou sobre qualquer outro assunto que julgue interessante.

Nenhum comentário: