Engenheiros e projetistas passam suas vidas garantindo que pontes são seguras. Seu cérebro nem sempre sabe reconhecer isso, e às vezes por um bom motivo. Estas são dez das pontes mais assustadoras mundo afora. As brasileiras ficam para um próximo post.
Qualquer ponte com mais de 60 anos
Por que são tão assustadoras? O investimento na infraestrutura das estradas infelizmente não é das maiores prioridades em tempos de cortes de gastos. E fazer a manutenção do que existe é muito menos atraente que planejar e construir algo novo. O resultado é um monte de ferrugem, concreto rachado e muita figa.
Ponte Mackinac, Michigan
Por que é tão assustadora? Duas coisas: primeiro, nenhuma ponte na Terra tem um vão maior entre as fundações. É muito aço e concreto suspenso ali. Segundo, a Mackinac tem uma reputação de deixar o tráfegoser arremessado da ponte no estreito logo abaixo. Um Bronco saltou sobre a mureta em 1997, mas o incidente foi tratado como suicídio; muitos acreditam que um Yugo que mergulhou em 1989 foi simplesmente soprado para as águas como um brinquedo.
Ponte Confederation entre a ilha Prince Edward e New Brunswick, Canadá
Por que é tão assustadora? São quase 13 km de comprimento sobre uma água fria, muito fria, com muita névoa e pouca visibilidade. Se isso não é suficiente para te assustar, o pedágio de R$ 78 com certeza é.
Royal Gorge Bridge and Park, Cañon City, Colorado
Por que é tão assustadora? Como se não bastasse o fato da ponte atravessar um vão enorme na Terra para provocar uma vertigem estúpida, fizeram um parque de diversões para mantê-lo mais tempo por lá.
A ponte-túnel da baía de Chesapeake
Por que é tão assustadora? Muita gente teme que ao andar por uma ponte, vai acabar no fundo do mar. Esta obra prima da engenharia garante que isso aconteça, ainda que em um ambiente controlado e seco. Além disso: trinta-e-sete malditos quilômetros.
Estrada Puerto Suarez, Bolívia
Popout
Por que é tão assustadora? Não se trata apenas de uma ponte de pista única. Não se trata apenas de uma ponte cambaleante de pista única. É uma ponte cambaleante de pista única na qual os trens têm preferência de passagem.
Viaduto de Millau
Sugerido por: J_Emilio
Por que é tão assustadora? O sonho de um engenheiro civil, o pesadelo para um acrófobo. Esta criação minimalista tem carregado quatro faixas da autoestrada A75 pelos ares sobre o vale do rio Tarn desde 2004. Existem pontes mais extensas e pontes mais altas, mas poucas (se é que existem) combinam as duas características desta forma.
Ponte Quepos, Costa Rica
Popout
Por que é tão assustadora? A ponte Quepos está aqui para representar orgulhosamente todas as batalhadoras pontes que rangem pelo terceiro mundo e fazem duvidar que sequer aguentam uma bicicleta. Mesmo assim, milhares de estruturas semelhantes encurtam distâncias pelo mundo todos os dias, cumprindo sua tarefa de tornar nossa dura existência algo mais conveniente. E emocionante.
Ponte Storseisundet, Noruega
Sugerido por: Sky R32
Por que é tão assustadora? Muitos creditam o filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard pela invenção do existencialismo; ele seria fã desta ponte, mais ao norte na Escandinávia, que parece ser um salto rumo ao desconhecido.
A ponte original de Tacoma Narrows
Popout
Por que é tão assustadora? A ponte foi inaugurada no dia primeiro de julho de 1940, com o título de terceira maior ponte de suspensão do mundo, e um vento de 64 km/h a despedaçou apenas quatro meses depois. As lições aprendidas com ela revolucionaram a construção de pontes.
Se você já teve alguma aula na faculdade relacionada a engenharia – materiais ou mesmo um bom primeiro semestre de física – o vídeo acima do YouTube tem os seis minutos mais assustadores em vídeo que você vai ver por um bom tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário