Pag-Rsocial - Pagando para  voce se compartilhar com o mundo!!!

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Dez GIFs que explicam como os carros funcionam


Você sabe como seu carro funciona? Por mais que a gente entenda bastante sobre nossa obsessão, sempre há algo para aprender. Estes aqui são dez GIFs que explicam as maravilhas do automóvel moderno.

Motor quatro-tempos a gasolina

Olhe mais de perto, porque provavelmente é isto o que acontece debaixo do seu capô o tempo todo. Motors a gasolina usam velas para ignição, enquanto que o diesel pega fogo sozinho devido à alta compressão.

Motor em linha

Embora a maioria dos fabricantes use motores em V para economizar espaço, olhar para este seis-em-linha só te faz pensar em um BMW M3 E46.

Motor em V

Um motor em V (este aqui só tem dois cilindros, como um Morgan Three-Wheeler) é mais compacto e praticamente todos os carros grandes do planeta os utilizam.

Motor Boxer

Poucos fabricantes ainda insistem nos motores com cilindros opostos, e a Porsche é um deles. Motores boxer são bons porque deixam o centro de gravidade mais baixo, o que é ótimo para a dirigibilidade.

V-TEC, YO

Com o comando de válvulas variável, a personalidade do motor pode mudar drasticamente de acordo com a rotação: baixas, as válvulas se abrem menos e o motor fica mais econômico. Rotações altas, maior abertura das válvulas,  MORE POWAAAAH.

Diferencial

Existem vários vídeos que explicam como os diferencial evita que as rodas girem ao mesmo tempo o tempo todo (este aqui é nosso favorito), mas este GIF já dá uma ideia. Quando é preciso dividir o torque entre as rodas de um mesmo eixo, o diferencial é o responsável por distribuir a força.

Cardã

É através dele que a força do motor vai para o diferencial e para os eixos.

CVT

Muitos carros novos estão deixando de lado as caixas automáticas tradicionais em favor da tansmissão de variação contínua, que usa cones e correias para agir como um conjunto de marchas infinitas. Nos primeiros DAF só era possível ir para a frente ou para trás na mesma velocidade. Não foi para isso que a transmissão foi inventada, mas é assim que ela funciona.

Transmissão com dupla embreagem

Ainda mais avançada que a CVT é a caixa com dupla embreagem. São duas embreagens (sério?), o que significa que enquanto você está em uma marcha a outra já está pré-selecionada para você trocar tão rápido quanto o Alonso. Só tem um problema: o peso extra.

Motoristas

E é assim que você se sente quando tudo se junta.

Nenhum comentário: