Pag-Rsocial - Pagando para  voce se compartilhar com o mundo!!!

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

NSA Monitora Posição de 'Milhões' de Celulares no Mundo Inteiro

NSA Monitora Posição de 'Milhões' de Celulares no Mundo Inteiro:

A Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos monitora diariamente a geolocalização de centenas de milhões de celulares no planeta, revelou nesta quarta-feira o jornal The Washington Post baseado em documentos vazados pelo ex-analista de inteligência Edward Snowden.

A agência recebe informações de "ao menos centenas de milhões de aparelhos" e grava "cerca de 5 bilhões" de dados de localização a cada dia, afirma o site do jornal.

"Obtemos grandes volumes" de dados de geolocalização, em todo o mundo, confirmou um funcionário citado pelo Washington Post.

A NSA obtém estas informações conectando-se às distintas redes de celulares do planeta, e monitora a geolocalização para "rastrear os movimentos e observar relações secretas entre as pessoas".

Leia mais:
XKeyscore: Ferramenta da NSA Recolhe 'Quase Tudo o que um Usuário Faz na Internet'
MUSCULAR - A Invasão do Google e Yahoo pela NSA

A agência de inteligência armazenaria cerca de 27 terabytes de dados, duas vezes mais que o contido na biblioteca do Congresso americano, a maior do mundo.

Este volume de informação é tão grande que "supera a capacidade (da NSA) de digerir, tratar e armazenar" os dados, destaca The Washington Post, que cita um documento interno da agência de 2012.

"A capacidade da NSA para 'geolocalizar' é imensa (...) e indica que a agência dirige a maior parte de seus esforços para monitorar comunicações de forma fútil", assinala o jornal.

Há seis meses, Snowden revelou que o enorme programa de espionagem do governo americano monitorava a posição das pessoas rastreando seus celulares, mesmo não sendo utilizados.

Nota blog:  Estaremos atualizando este post com mais informações durante o dia de amanhã.

Fontes:
- EM: NSA monitora posição de 'milhões' de celulares no mundo

Nenhum comentário: