Olhada geral em conceitos básicos sobre desenvolvimento em ambiente Linux:
Este artigo é apenas algumas curiosidades que aprendi ao longo do tempo que comecei a programar no Linux. Eu comecei a programar no Linux, não sabendo onde começar, fiquei por algum tempo perdido, até que encontrei o que torna o sistema operacional se o que ele é hoje, a comunidade. Sem ajuda dela eu estaria perdido até hoje.
Então resolvi escrever este artigo que talvez possa ajudar alguém que está perdido sobre desenvolvimento em ambiente Linux assim como estava.
0. Primeiros passos do pequeno Penguin
* Obviamente, você precisará de um sistema operacional baseado em Linux instalado em sua máquina.
* Conhecer o básico sobre o sistema => estou dizendo conhecer o mínimo do sistema como usuário.
* Entender o básico sobre o funcionamento => É sempre bom pesquisar além de como usa-lo, entender como ele funciona, assim você perdera o medo de se aventurar nesse novo mundo.
* Conhecimentos sobre programação => Você precisa ter no mínimo um bom conhecimento de lógica de programação, recomendado o conhecimento de pelo menos uma linguagem de programação, exemplos: C, C++, Java, Python, etc.
* E como sempre digo, Força de Vontade é a chave => Sem força de vontade, será muito difícil aprender coisas novas em qualquer que seja a área.
1. Vantagens do amigo Tux
*Custo zero => Mesmo empresas como a Red Hat distribuem sua distro gratuitamente comprando apenas pelo suporte.
* Open Source => O código fonte é aberto, uma falha no sistema é algo que pode ser consertado por qualquer pessoa.
* Flexibilidade
* Grande base de softwares
* Grandes empresas investindo na plataforma, algumas delas são: Motorola, Nokia, IBM, Oracle, Novell ..
* Utilização do Linux em aplicações embarcadas.
2. Penguin, quais são suas ferramentas?Algumas delas são essas:
* Gnu (free-source):
=> Compiladores C, C++, Pascal, Fortran, Java, .NET, etc
=> Compiladores para inúmeras plataformas (x86, 64bit, Arm,
=> Motorola 68HC11/12, PocketPC, …) – Gcc
=> Debuggers – Gdb (GNU Debuger)
=> Ferramentas para build (autoconf, automake, actools, libtool, …)
3. Quais são os recursos nativos de sua nação?
* Glibc – GNU Library C
=> Entrada/Saída
=> Arquivos
=> Rede
=> Chamadas de Sistema
=> Matemática
=> Multi-Tarefas
=> E muitos outros.
4. Precisa de mais ferramentas?* Editores de Texto para Console:
=> Vi, Vim, Pico, Jed, Emacs, Joe, Nano.
* Editores de Texto Gráficos:
=> Gedit, Kedit, Gvim, Eclipse, Netbeans, MonoDevelop, SunStudioCreator,Anjuta, Xemacs, Geany, e muitos outros…
* IDEs ( Integrated Development Environments ):
=> Glade – C/C++ & GTK
=> QT Designer – C/C++ & QT
=> Gtk-Sharp – .NET
=> Anjuta – C/C++, Python, Perl, PHP, Shell, …
=> BlueFish – PHP, Html, …
5. Criando Aplicações Gráficas
=> Gtk – Ex: Gnome
=> Qt – Ex: Kde
=> Motif – Ex: Icewm
6. Criando Aplicações Gráficas utilizando uma IDE
=> Gtk – Glade
=> Qt – Qt Designer
Fonte: DevLinuxBr
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário