O Gmail utiliza verificações digitais para certificar-se de que uma mensagem foi enviada realmente pelo endereço do campo "From", do "Remetente". Entre as chaves de verificação estão DomainKeys e DomainKeys Identified Mail (DKIM). Todavia, nem todas as empresas utilizam a verificação ao enviar mensagens, o que faz com que as mensagens originais passem como mensagens "comuns". Ladrões digitais se aproveitam de nomes famosos, há muito tempo, enviando emails falsos com malwares ou tentando obter dados sigilosos dos usuários, como números de cartões de crédito - para consequentemente, aplicarem golpes - a técnica chamada phishing ou phishing scan.
Quem lida com servidores web deve saber que é perfeitamente possível mandar e-mails com qualquer remetente, preenchendo qualquer coisa. A verificação de autenticidade serve para barrar isso, e eventualmente marcar os e-mails falsos (com remetentes forjados) ou até mesmo nem apresentá-los ao destinatário.
O Google fechou acordo há algum tempo com o Paypal e eBay, para facilitar a identificação das mensagens deles. Ontem a empresa anunciou um recurso no Gmail Labs (experimental), que mostra uma chave ao lado do remetente nos emails verdadeiros, ajudando rapidamente na identificação:
Os usuários que quiserem se sentir mais "seguros" podem ativar o item "Authentication icon for verified senders" na aba Labs, nas configurações do Gmail.
Por enquanto apenas o eBay e Paypal estão presentes, o Google promete adicionar novos remetentes confiáveis no futuro.
Anúncio:
http://gmailblog.blogspot.com/2009/07/new-in-labs-super-trustworthy-anti.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário