Pag-Rsocial - Pagando para  voce se compartilhar com o mundo!!!

terça-feira, 14 de julho de 2009

Nintendo Wii poderá ensinar reanimação cardiopulmonar

ogo terá código aberto e será transmitido ao console via Wi-Fi

Por Stella Dauer

Mais uma novidade para o console Wii, da Nintendo. Além de estimular o exercício físico, agora ele também poderá ajudar a salvar vidas, com um “jogo” que ensina a aplicar a RCP, ou Reanimação Cardiopulmonar – conhecida popularmente pelos nomes “respiração boca-a-boca” e “massagem cardíaca”.

O patrocinador do projeto, segundo o site ars technica é a Associação Americana do Coração (AHA,American Hear Association), que prometeu um investimento de US$50.000 na idéia de ensinar a execução da RCP da maneira mais fácil possível, para que todos possam aprender.

Esse dinheiro foi disponibilizado após a AHA assistir em maio à demonstração de um protótipo produzido por quatro alunos de engenharia biomédica da Universidade do Alabama, Estados Unidos. Os estudantes estão trabalhando em um programa que funcionará com o controle do Wii, o Wiimote. O software terá código aberto e será transferido para o Wii através da rede Wi-Fi.

“O grande interesse da Associação Americana do Coração nas inovações de nossos estudantes mostra o potencial desse projeto e também sua adequação ao proporcionar instrução confiável no aprendizado da RCP pelas massas”, disse Jack Rogers, professor da Universidade que está auxiliando os alunos envolvidos no projeto, em nota publicada no site Kotaku.

Essa não é a primeira vez que a AHA se envolve com tecnologia para divulgar conhecimentos médicos à população. Segundo o site Tech Blorge ela anunciou no início desse mês o “Pocket First Aid & CPR”, aplicativo para o iPhone no valor de US$3,99 que traz uma compilação de instruções básicas de primeiros socorros.

Os alunos da Universidade declararam que o software poderá ser baixado diretamente do site daAHA no primeiro semestre do ano que vem. Entretanto, ainda não há qualquer anúncio oficial por parte da Nintendo.

www.geek.com.br

Nenhum comentário: