Isto não é um anel da morte, prestes a ser posto em chamas. Pelo contrário: este ventilador silencioso, que usa tecnologia aplicada em aviões, vai é refrescar os dias quentes de verão.
A tecnologia "Air Multiplier", que permite o funcionamento do ventilador de 25 cm de altura, começa simples e logo vira genial: o ar é sugado na base — com tecnologia usada em motores a jato — e vai para o interior do anel (que é oco), para então sair por uma fenda de 1,3 mm que se alonga por toda a extensão do anel. Daí vem a parte genial:
À medida que o ar sai pela fenda no anel, ele flui pela borda interior do anel, que foi modelada a partir de uma asa de avião. Imagine uma asa de avião dobrada em círculo. O ar encontra o que seria a extremidade frontal da asa (...). Quando ela atinge a estrutura semelhante a uma asa, o ar se acelera, criando uma área de baixa pressão. (...) Quando o ar sai do anel, a pressão menor puxa ar de trás do ventilador, e o ar na frente do ventilador também é levado no fluxo. Isso é pura física. Mas é o declive semelhante a uma asa de avião que é revolucionário.
Ou seja: não é simplesmente um motor sugando ar e jogando em você — o mecanismo faz o ar na frente e atrás do ventilador atingir e refrescar você. Se você não entendeu, então veja este vídeo. Se entendeu tudinho, veja este vídeo também. (É sempre triste quando vídeos não podem ser inseridos em outros lugares da internet, não? Mas vale a pena o clique a mais.)
Ventiladores com pás criam um fluxo desigual e inconstante de ar, e precisam de grades de proteção, o que não é o caso neste ventilador Air Multiplier, criação do inventor James Dyson. O aparelho jorra até 450 litros de ar por segundo — você pode regular o fluxo com um dimmer — e custa 300 dólares. [LiveScience via Digg viaTwitter]
Nenhum comentário:
Postar um comentário