Capacitado para
evangelizar e demonstrar misericórdia
Wesley
Campbell
Campbell
Como ilustração do Segundo maior mandamento
em ação, Jesus contou a famosa parábola do Bom Samaritano. No final Ele fez uma
pergunta bem afiada a um homem religioso que estava atrás de uma resposta: “Qual
foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” A única resposta
possível era que o próximo real para o samaritano era “aquele que teve
misericórdia dele”. A história foi obviamente contada para demonstrar aos que
estavam ouvindo com que realmente parece a atitude de amar o próximo — a
verdadeira bondade, em contraste com a bondade imaginada. Então, com aplicação
incisiva, Jesus disse: “Vá e faça o mesmo”.
em ação, Jesus contou a famosa parábola do Bom Samaritano. No final Ele fez uma
pergunta bem afiada a um homem religioso que estava atrás de uma resposta: “Qual
foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” A única resposta
possível era que o próximo real para o samaritano era “aquele que teve
misericórdia dele”. A história foi obviamente contada para demonstrar aos que
estavam ouvindo com que realmente parece a atitude de amar o próximo — a
verdadeira bondade, em contraste com a bondade imaginada. Então, com aplicação
incisiva, Jesus disse: “Vá e faça o mesmo”.
Se realmente temos de amar nossos
próximos como a nós mesmos, nos veremos sendo puxados para a responsabilidade
de evangelizar e demonstrar misericórdia. Misericórdia, pois somos movidos a
ajudar nas necessidades materiais dos outros aqui na terra, e evangelismo, pois
somos movidos a ajudar nas necessidades espirituais dos outros, necessidades
que envolvem questões da vida aqui na terra e da vida na eternidade. É natural
que os cristãos que foram renovados ou reavivados andem na direção do
evangelismo e de atitudes de misericórdia.
próximos como a nós mesmos, nos veremos sendo puxados para a responsabilidade
de evangelizar e demonstrar misericórdia. Misericórdia, pois somos movidos a
ajudar nas necessidades materiais dos outros aqui na terra, e evangelismo, pois
somos movidos a ajudar nas necessidades espirituais dos outros, necessidades
que envolvem questões da vida aqui na terra e da vida na eternidade. É natural
que os cristãos que foram renovados ou reavivados andem na direção do
evangelismo e de atitudes de misericórdia.
Até mesmo uma olhada casual na
história da igreja revela que os reavivamentos estão complexamente ligados ao
aspecto da demonstração de misericórdia. Em alguns casos, logo que o
reavivamento chegou os cristãos reavivados passaram a ver tudo com novos olhos
e começaram a demonstrar atos extraordinários de misericórdia enquanto
transformavam a sociedade, desde os mais pobres e miseráveis até chegar às
autoridades. Em outras ocasiões, as estações de avivamento reavivaram somente
segmentos da igreja, que com zelo renovado começaram a mostrar misericórdia. O
resultado foi o mesmo: reavivamento. Onde é que os rios de avivamento precisam
fluir? Precisam fluir onde tantas vezes fluíram antes nos reavivamentos
clássicos: nas ruas, entre as pessoas comuns.
história da igreja revela que os reavivamentos estão complexamente ligados ao
aspecto da demonstração de misericórdia. Em alguns casos, logo que o
reavivamento chegou os cristãos reavivados passaram a ver tudo com novos olhos
e começaram a demonstrar atos extraordinários de misericórdia enquanto
transformavam a sociedade, desde os mais pobres e miseráveis até chegar às
autoridades. Em outras ocasiões, as estações de avivamento reavivaram somente
segmentos da igreja, que com zelo renovado começaram a mostrar misericórdia. O
resultado foi o mesmo: reavivamento. Onde é que os rios de avivamento precisam
fluir? Precisam fluir onde tantas vezes fluíram antes nos reavivamentos
clássicos: nas ruas, entre as pessoas comuns.
Olhando para os exemplos dos
despertamentos espirituais nos últimos 250
anos, vemos que o padrão é o mesmo. Na Inglaterra, foram os quacres e então
Wesley e os metodistas que foram os primeiros a se opor à escravidão dos
negros. Embora Wesley e seus convertidos ministrassem em prisões, hospitais e
locais de trabalho, eles também tentaram abolir a escravidão. Isso finalmente
veio a acontecer 40
anos depois de sua morte, na forma da Lei de Emancipação de 1833 que libertou 781.000
escravos em todas as colônias britânicas.
despertamentos espirituais nos últimos 250
anos, vemos que o padrão é o mesmo. Na Inglaterra, foram os quacres e então
Wesley e os metodistas que foram os primeiros a se opor à escravidão dos
negros. Embora Wesley e seus convertidos ministrassem em prisões, hospitais e
locais de trabalho, eles também tentaram abolir a escravidão. Isso finalmente
veio a acontecer 40
anos depois de sua morte, na forma da Lei de Emancipação de 1833 que libertou 781.000
escravos em todas as colônias britânicas.
A lista de obras, organizações e
realizações de caridade feitas por aqueles cristãos avivados que obedeciam
literalmente ao mandamento de Jesus de mostrar misericórdia é tão numerosa que
impressiona tremendamente. John Howard inspirou-se em John Wesley para realizar
importantes reformas nas prisões da Inglaterra. Elizabeth Fry, mãe de onze
filhos, se tornou pregadora quacre e batalhadora em prol de reformas nas
prisões. Até mesmo a Associação Cristã de Moços (ACM) foi fundada para oferecer
serviços religiosos e cultura num “lar longe do lar”. Florence Nightingale
disse que Deus a havia chamado com voz audível para ajudar os doentes. Ela
impactou um evangélico chamado Henri Dunant, que veio a fundar a Cruz Vermelha.
Até mesmo a Sociedade Real da Prevenção à Crueldade contra os Animais foi
fundada por um clérigo anglicano, Arthur Bloome.
realizações de caridade feitas por aqueles cristãos avivados que obedeciam
literalmente ao mandamento de Jesus de mostrar misericórdia é tão numerosa que
impressiona tremendamente. John Howard inspirou-se em John Wesley para realizar
importantes reformas nas prisões da Inglaterra. Elizabeth Fry, mãe de onze
filhos, se tornou pregadora quacre e batalhadora em prol de reformas nas
prisões. Até mesmo a Associação Cristã de Moços (ACM) foi fundada para oferecer
serviços religiosos e cultura num “lar longe do lar”. Florence Nightingale
disse que Deus a havia chamado com voz audível para ajudar os doentes. Ela
impactou um evangélico chamado Henri Dunant, que veio a fundar a Cruz Vermelha.
Até mesmo a Sociedade Real da Prevenção à Crueldade contra os Animais foi
fundada por um clérigo anglicano, Arthur Bloome.
A igreja sempre teve como foco
mostrar misericórdia para as crianças. O lorde Shaftesbury se tornou membro do
Parlamento britânico em 1826
e passou a maior parte de seu tempo lutando contra os males da exploração
infantil nas indústrias, minas, fábricas de tijolos e trabalho de limpeza de
chaminés. Essa exploração era com justiça chamada de “comércio escravo de
brancos”. Crianças brancas de até quatro anos passavam até catorze horas por
dia em minas escuras. Crianças órfãs pegas nas ruas eram forçadas a subir as
grandes chaminés das fábricas e depois descer pela tubulação escura,
claustrofóbica e sufocante. Shaftesbury promulgou a Lei de Dez Horas que
proibia as fábricas de forçarem as crianças a trabalhar treze a dezesseis horas
por dia. Ele aprovou leis que proibiam o uso de crianças na limpeza de chaminés
e leis que não permitiam que crianças com menos de dez anos trabalhassem em
minas.
mostrar misericórdia para as crianças. O lorde Shaftesbury se tornou membro do
Parlamento britânico em 1826
e passou a maior parte de seu tempo lutando contra os males da exploração
infantil nas indústrias, minas, fábricas de tijolos e trabalho de limpeza de
chaminés. Essa exploração era com justiça chamada de “comércio escravo de
brancos”. Crianças brancas de até quatro anos passavam até catorze horas por
dia em minas escuras. Crianças órfãs pegas nas ruas eram forçadas a subir as
grandes chaminés das fábricas e depois descer pela tubulação escura,
claustrofóbica e sufocante. Shaftesbury promulgou a Lei de Dez Horas que
proibia as fábricas de forçarem as crianças a trabalhar treze a dezesseis horas
por dia. Ele aprovou leis que proibiam o uso de crianças na limpeza de chaminés
e leis que não permitiam que crianças com menos de dez anos trabalhassem em
minas.
George Muller experimentou um
avivamento e voltou a atenção ao cuidado dos órfãos. Ele chegou a cuidar, em
certo momento, de 2.050
crianças. Thomas J. Barnardo foi o resultado do reavivamento de 1859. O lorde Shaftesbury
influenciou Barnardo a se tornar missionário nas favelas de Londres. Barnardo
abriu lares para crianças que tinham pais alcoólatras e não tinham onde ficar.
Antes da morte de Barnardo, ele cuidou de sessenta mil crianças.
avivamento e voltou a atenção ao cuidado dos órfãos. Ele chegou a cuidar, em
certo momento, de 2.050
crianças. Thomas J. Barnardo foi o resultado do reavivamento de 1859. O lorde Shaftesbury
influenciou Barnardo a se tornar missionário nas favelas de Londres. Barnardo
abriu lares para crianças que tinham pais alcoólatras e não tinham onde ficar.
Antes da morte de Barnardo, ele cuidou de sessenta mil crianças.
Nos EUA, o Segundo Grande
Avivamento começou sob o ministério de Francis Asbury e também através de
reuniões de acampamentos. Esse avivamento continuou até o ministério de Charles
Finney e criou uma verdadeira onda imensa de ministérios de misericórdia. Esse
avivamento teve maior impacto na sociedade secular do que qualquer outro na
história dos EUA através de sua vasta preocupação social. Os cristãos leigos
organizaram milhares de sociedades que tocaram toda esfera da vida social
americana. Escravidão, abstinência de bebidas alcoólicas, imoralidade sexual,
paz mundial, direitos das mulheres, guarda do domingo, reformas presidiárias,
linguagem profana, educação — todas essas questões e outras mais eram tratadas
por sociedades específicas que trabalhavam para melhorar o que era bom e para
combater o que era ruim.
Avivamento começou sob o ministério de Francis Asbury e também através de
reuniões de acampamentos. Esse avivamento continuou até o ministério de Charles
Finney e criou uma verdadeira onda imensa de ministérios de misericórdia. Esse
avivamento teve maior impacto na sociedade secular do que qualquer outro na
história dos EUA através de sua vasta preocupação social. Os cristãos leigos
organizaram milhares de sociedades que tocaram toda esfera da vida social
americana. Escravidão, abstinência de bebidas alcoólicas, imoralidade sexual,
paz mundial, direitos das mulheres, guarda do domingo, reformas presidiárias,
linguagem profana, educação — todas essas questões e outras mais eram tratadas
por sociedades específicas que trabalhavam para melhorar o que era bom e para
combater o que era ruim.
O que tornou possível todas essas
realizações foi uma vasta rede de sociedades de cooperadores voluntários, todas
unidas sob uma grande bandeira de uma entidade chamada o Império da
Benevolência. Em 1834
o rendimento anual total do Império da Benevolência foi aproximadamente o
equivalente hoje a milhões de dólares, que rivalizavam com o orçamento inteiro
do governo federal dos EUA naqueles dias!
realizações foi uma vasta rede de sociedades de cooperadores voluntários, todas
unidas sob uma grande bandeira de uma entidade chamada o Império da
Benevolência. Em 1834
o rendimento anual total do Império da Benevolência foi aproximadamente o
equivalente hoje a milhões de dólares, que rivalizavam com o orçamento inteiro
do governo federal dos EUA naqueles dias!
Poucas pessoas percebem que das primeiras
119 universidades
fundadas nos EUA, 104
foram iniciadas por cristãos para levar os estudantes a conhecer Deus. Essas
universidades e escolas de ensino superior incluem Princeton, Dartmouth,
Columbia, Harvard e Yale. Além do mais, de uma turma de quarenta mil estudantes
que estavam se formando em 1855,
dez mil se tornaram pastores — mais de 25
por cento! Portanto, quer fossem as escolas, hospitais, política ou os males da
sociedade, os cristãos avivados sempre permitiram que sua religião fluísse em
atitudes de misericórdia para com as pessoas simples que estavam no mundo.
119 universidades
fundadas nos EUA, 104
foram iniciadas por cristãos para levar os estudantes a conhecer Deus. Essas
universidades e escolas de ensino superior incluem Princeton, Dartmouth,
Columbia, Harvard e Yale. Além do mais, de uma turma de quarenta mil estudantes
que estavam se formando em 1855,
dez mil se tornaram pastores — mais de 25
por cento! Portanto, quer fossem as escolas, hospitais, política ou os males da
sociedade, os cristãos avivados sempre permitiram que sua religião fluísse em
atitudes de misericórdia para com as pessoas simples que estavam no mundo.
Quando Deus se moveu poderosamente
em nossa igreja em meados de 1990,
nos tornamos incapacitados pelo amor por Ele que tínhamos começado a
experimentar. Tudo o que queríamos era nos reunir, adorar e orar. Durante os
primeiros seis meses do derramamento de Toronto, fizemos pouco mais do que nos
reunir e orar — às vezes até trinta e quarenta e cinco horas por semana.
Lembro-me de pensar: “Nada mais importa do que isso”. Então, depois que
havíamos passado muito tempo na presença do Senhor ansiando apenas conhecer e
amar a Deus, uma mudança sutil começou a ocorrer. Começamos a amar as coisas
que Ele amava. O que pode ser diretamente atribuído à renovação que estávamos
experimentando é que nos tornamos envolvidos com ministérios de misericórdia e
ação social. Foi surpreendente o modo como Deus escolheu os meios.
em nossa igreja em meados de 1990,
nos tornamos incapacitados pelo amor por Ele que tínhamos começado a
experimentar. Tudo o que queríamos era nos reunir, adorar e orar. Durante os
primeiros seis meses do derramamento de Toronto, fizemos pouco mais do que nos
reunir e orar — às vezes até trinta e quarenta e cinco horas por semana.
Lembro-me de pensar: “Nada mais importa do que isso”. Então, depois que
havíamos passado muito tempo na presença do Senhor ansiando apenas conhecer e
amar a Deus, uma mudança sutil começou a ocorrer. Começamos a amar as coisas
que Ele amava. O que pode ser diretamente atribuído à renovação que estávamos
experimentando é que nos tornamos envolvidos com ministérios de misericórdia e
ação social. Foi surpreendente o modo como Deus escolheu os meios.
Certa noite um empresário chamado
John, que sabia ir direto ao que queria, havia marcado hora para me visitar.
Ele e sua esposa, Sandra, vinham frequentando nossa igreja havia pouco tempo.
Ele era da tradição reformada holandesa e ela da tradição batista conservadora.
Mediante uma série de encontros inesperados, o Senhor começou a lidar com John,
primeiramente lhe falando ao coração, e então batizando-o com Seu amor. Então Deus
começou a falar à consciência de John. Nos próximos dois a três meses, John
começou a ouvir sinos audíveis toda vez que mentia ou torcia a verdade. Isso
acontecia nas reuniões da empresa ou em casa. Finalmente, o Senhor disse:
“Agora quero tudo de você! Amo você e chamei você para servir. Você será servo
dos outros. Quero 30
por cento de seu tempo, seus pertences e suas finanças! Depois disso, quero que
você comece a dar 50
por cento”.
John, que sabia ir direto ao que queria, havia marcado hora para me visitar.
Ele e sua esposa, Sandra, vinham frequentando nossa igreja havia pouco tempo.
Ele era da tradição reformada holandesa e ela da tradição batista conservadora.
Mediante uma série de encontros inesperados, o Senhor começou a lidar com John,
primeiramente lhe falando ao coração, e então batizando-o com Seu amor. Então Deus
começou a falar à consciência de John. Nos próximos dois a três meses, John
começou a ouvir sinos audíveis toda vez que mentia ou torcia a verdade. Isso
acontecia nas reuniões da empresa ou em casa. Finalmente, o Senhor disse:
“Agora quero tudo de você! Amo você e chamei você para servir. Você será servo
dos outros. Quero 30
por cento de seu tempo, seus pertences e suas finanças! Depois disso, quero que
você comece a dar 50
por cento”.
Esse acontecimento acabou criando
em John um estilo de vida tipo Bom Samaritano. Inicialmente foi aos poucos, à
medida que John de modo bem criativo empregava mães solteiras para orar por sua
empresa e vida espiritual. Logo sua família inteira se envolveu de modo bem
ativo na luta contra o aborto. Ele e sua esposa aconselhavam as mães jovens a
não matar seus bebês e à medida que elas iam tendo seus filhos, John tinha de
lidar com outras necessidades que surgiam. Algumas das mães e seus bebês se
mudaram para a casa de John. Sua família tinha de cinco a oito pessoas vivendo
com eles durante os próximos seis anos. Em tempo, nasceu um plano para ajudar a
elaborar oportunidades de moradia e empregos inovadores. Esse plano se
concretizou na formação da Sociedade da Esperança.
em John um estilo de vida tipo Bom Samaritano. Inicialmente foi aos poucos, à
medida que John de modo bem criativo empregava mães solteiras para orar por sua
empresa e vida espiritual. Logo sua família inteira se envolveu de modo bem
ativo na luta contra o aborto. Ele e sua esposa aconselhavam as mães jovens a
não matar seus bebês e à medida que elas iam tendo seus filhos, John tinha de
lidar com outras necessidades que surgiam. Algumas das mães e seus bebês se
mudaram para a casa de John. Sua família tinha de cinco a oito pessoas vivendo
com eles durante os próximos seis anos. Em tempo, nasceu um plano para ajudar a
elaborar oportunidades de moradia e empregos inovadores. Esse plano se
concretizou na formação da Sociedade da Esperança.
Com uma equipe de dedicadas pessoas
leigas, John e outros são líderes de sua própria entidade de ajuda aos
necessitados. Antes, eles haviam acumulado edifícios inteiros de apartamentos e
grandes casas valendo milhões de dólares. A sociedade hoje possui e administra
moradias subsidiadas para mães solteiras necessitadas. Se isso não fosse
suficiente, foi fundada a Esperança para as Nações. Sob essa organização, a
equipe de líderes começou uma parceria com três orfanatos em áreas subdesenvolvidas,
mudando a vida de um grande número de crianças. Isso é só um exemplo de uma
família que o reavivamento influenciou. Para a nossa igreja, a renovação se
tornou o combustível que dirigiu centenas de cristãos comprometidos em direção
a um novo foco de misericórdia — o ministério de Jesus. Evangelismo e
misericórdia — é para aí que o Rio tem de fluir
leigas, John e outros são líderes de sua própria entidade de ajuda aos
necessitados. Antes, eles haviam acumulado edifícios inteiros de apartamentos e
grandes casas valendo milhões de dólares. A sociedade hoje possui e administra
moradias subsidiadas para mães solteiras necessitadas. Se isso não fosse
suficiente, foi fundada a Esperança para as Nações. Sob essa organização, a
equipe de líderes começou uma parceria com três orfanatos em áreas subdesenvolvidas,
mudando a vida de um grande número de crianças. Isso é só um exemplo de uma
família que o reavivamento influenciou. Para a nossa igreja, a renovação se
tornou o combustível que dirigiu centenas de cristãos comprometidos em direção
a um novo foco de misericórdia — o ministério de Jesus. Evangelismo e
misericórdia — é para aí que o Rio tem de fluir
Título
original: Empowered for Missions &
Mercy. Publicado originalmente no boletim Lutheran Renewal de maio de 2005: www.lutheranrenewal.org
original: Empowered for Missions &
Mercy. Publicado originalmente no boletim Lutheran Renewal de maio de 2005: www.lutheranrenewal.org
Traduzido
e adaptado, com a devida permissão, por Julio Severo: www.juliosevero.com
e adaptado, com a devida permissão, por Julio Severo: www.juliosevero.com
Leitura
recomendada:
recomendada:
Para seguir Julio Severo no Facebook e Twitter:
http://twitter.com/juliosevero
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100003992149042
http://twitter.com/juliosevero
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100003992149042
Nenhum comentário:
Postar um comentário