Como vocês sabem, o novo Classe A chegou ao Brasil (veja a nossa avaliação aqui) fazendo barulho: não tanto pelo seu (ótimo) 1.6 turbinado de 156 cv, muito mais pelo controverso viral que a Mercedes-Benz lançou no YouTube – o tal do Lelek, que 500.000.000 de vocês nos enviaram na semana do lançamento. Bem, a BMW fez da polêmica uma oportunidade e lançou uma campanha cravando uma agulha embaixo da unha do rival inimigo.
A marca reciclou um de seus vídeos para o mercado latino (por isso as informações em espanhol nos primeiros segundos) ao embalo de música eletrônica – e no fim, a grande espetada: um enorme banner “O que você esperava? Um Funk?”.
Ugh, tapa de pelica na cara! Confesso que sempre senti falta desse tipo de troca de gentilezas por aqui – porque lá fora, o bicho pega pra valer.
Mas não foi só isso: a agência editou mais uma porção de vídeos de campanhas anteriores, embalando-os com rock e metal. Bandas como Deep Purple, AC/DC, Rammstein, Led Zeppelin e Metallica estão lá. Confira no canal do YouTube Universo BMW.
Agora tem uma coisa: a campanha de contra-ataque, até o momento, está com alcance limitado – a soma de todos os vídeos resulta em menos de 40 mil visualizações. O Lelek? Passa dos dois milhões de views! Neste sentido, a missão da Mercedes – fazer buzz com o produto e evidenciá-lo para muito além dos veículos (sites, jornais e revistas) especializados em carros – foi um sucesso.
Mas será que haverá prejuízos de imagem do produto ou da marca em médio prazo? Tirando os arrotadores de caviar que andam de carro popular, eu creio que não – mas só o tempo vai dizer.
A real é a seguinte: defender essa ou aquela marca como um time de futebol não faz o menor sentido aqui – a não ser que você faça parte da massa de manobra. A BMW está aproveitando uma janela de oportunidade aberta pelo público que se sentiu frustrado pela trilha sonora do viral do novo Classe A – e só. Idolatrar isso como a salvação do bom gosto pode ser uma atitude tão ingênua quanto achar que a Mercedes não sabia que haveria polêmica e comentários negativos com o clipe do Lelek – cujas imagens também foram editadas de outros comerciais veiculados na Europa. O único objetivo dos caras era fazer barulho – e como vocês nos mandaram uma porrada de e-mails com este vídeo e até o porteiro do prédio da minha namorada perguntou se eu viu, não ouso duvidar do sucesso. Não tem ninguém bonzinho – nem trouxa – nesta história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário