Sim, é isso mesmo, o Facebook está realizando testes psicológicos em seus usuários. Ou pelo menos estava, até que detalhes do experimento vazaram e eles decidiram que era má publicidade. Do Telegraph:
Nota Blog Anti-NOM: Já havíamos postado sobre este estudo em março no post "Estudo: Redes Sociais Como o Facebook Podem Mudar seu Humor".
Vários políticos nos EUA e Reino Unido criticaram este estudo e chamaram a atenção para uma possível utilização destas conclusões para fins menos recomendáveis. Os responsáveis do Facebook demonstraram ter algum poder para conseguir condicionar eleições, desencadear revoluções e muito mais com este estudo. Alguns ativistas perguntam qual o enquadramento legal destas conclusões e o que poderá ser feito para limitar o poder da rede de Zuckerberg.
O Facebook alterou o tom do mural de notícias dos usuários para destacar mensagens positivas ou negativas de seus amigos, as quais foram vistas em seu mural de notícias.
Eles então, monitoraram as respostas dos usuários, para ver se a atitude de seus amigos tiveram um impacto sobre a sua própria.
"Os resultados mostram contágio emocional", escreveu a equipe de cientistas do Facebook, em um artigo publicado pela revista científica PNAS - Proceedings of the National Academy of Scientists of the United States.
"Quando as expressões positivas eram reduzidas, as pessoas produziam menos mensagens positivas e mais mensagens negativas; quando eram reduzidas as expressões negativas, o padrão oposto ocorreu. Estes resultados indicam que as emoções expressas por outras pessoas no Facebook influenciam nossas próprias emoções, constituindo evidência experimental de contágio de escala massivo através das redes sociais."
O Facebook justificou poder realizar a experiência, porque todos os usuários têm de marcar em uma caixa concordando com seus termos e condições. Isto inclui: "operações internas, incluindo a resolução de problemas, análise de dados, testes, pesquisa e melhoria do serviço."
Participe da discussão no Fórum Anti-NOM.
Leia mais:
Estudo: Redes Sociais Como o Facebook Podem Mudar seu Humor
Como Evitar que o Facebook Rastreie os Sites que Você Visita
Fontes:
- Disinformation: Facebook’s Secret Emotional Psychology Test on YOU
- The Telegraph: Facebook conducted secret psychology experiment on users' emotions
- PNAS: Experimental evidence of massive-scale emotional contagion through social networks
- Sapo Exame Informática: Facebook testou controlo de estados emocionais de internauta
Nenhum comentário:
Postar um comentário