Pag-Rsocial - Pagando para  voce se compartilhar com o mundo!!!

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

OrFoxOS: FirefoxOS modificado para ativar nativamente o Tor pode ser uma ferramenta de privacidade

OrFoxOS: FirefoxOS modificado para ativar nativamente o Tor pode ser uma ferramenta de privacidade:

O OrFoxOS é uma versão modificada do FirefoxOS que oferece suporte nativo ao Tor, e já roda até nos aparelhos mais baratos compatíveis com o sistema operacional móvel da Mozilla.

Se o Tor é ou não um instrumento eficaz de proteção à privacidade é uma questão cuja resposta pode depender de qual é a instituição da qual você deseja se proteger, mas – nos casos em que ele é eficaz – contar com um aparelho de US$ 25 e operação simples, pronto para acessar a Internet de forma razoavelmente privativa, pode ser um avanço na busca dos cidadãos por proteção em relação aos governos e corporações que desejam inspecionar o que eles fazem on-line.

No momento é apenas uma prova de conceito, e não há detalhes sobre o andamento previsto pelos desenvolvedores mas, se der certo, imagino que acabaremos vendo notícias de contrabando de aparelhos rodando Firefox OS para os países cujos regimes totalitários venham a proibi-los. (via www.itworld.com - “OrFoxOS combines Firefox OS and Tor on a $25 smartphone | ITworld”)

Nenhum comentário: