Está tudo pronto para o lançamento, em Brasília (DF), da rede sem fio e-Câmara Portátil. O sistema, desenvolvido pelo centro de informática da Câmara dos Deputados, permite o acesso em tempo real a informações sobre projetos de lei, resultado de votações, discursos e reuniões.
Este sistema é o primeiro desenvolvido para o parlamentar, que poderá acessar todos os dados relacionados aos trabalhos da Câmara quando estiver fora de seu gabinete", diz o responsável pelo projeto na Câmara, Fernando Torres.
O e-Câmara Portátil é uma versão compacta do software e-Câmara, que funciona em micros de mesa. No handheld, os deputados federais terão à disposição milhares de dados sobre projetos de lei, emendas à Constituição, atas de reuniões, íntegra de discursos e resultados de votações. O texto integral da Constituição também poderá ser consultado. A área de cobertura inclui o plenário e as salas das comissões. "Nos gabinetes, os deputados poderão usar o micro de mesa, com conexão convencional", explica Torres.
O hardware escolhido pelo projeto foi o handheld iPaq, fabricados pela antiga Compaq (hoje HP), todos equipados com um adaptador de rede wireless.
A rede segue o padrão 802.11b, também conhecido como Wi-Fi, e opera na freqüência de 2,4 GHz.
Recorde - "Com 575 terminais, esse deve ser o projeto de rede wireless de mais alta densidade de que se tem notícia", disse o diretor da consultoria brasiliense Conecta, Francisco Toni.
Responsável pela infra-estrutura de rede, a Conecta teve de se preocupar, entre outras coisas, com o possível vazamento de informações, comum na comunicação via radiofreqüência. "Tivemos de ajustar as 25 antenas e até atenuar o sinal transmitido", explica. "Também blindamos algumas antenas."
A preocupação com segurança não se resume aos cuidados com a dispersão do sinal. Para usar a rede sem fio da Câmara é preciso ser um usuário válido. As conexões também são criptografadas.
A tecnologia empregada na rede foi fornecida pela Cisco, que acompanha com interesse o início da operação do projeto, prevista para amanhã. Os pontos de acesso empregados pela Conecta são do tipo lacrado, resistentes à ação do tempo. Todo o gerenciamento é feito de forma remota pela própria Conecta.
Um ponto curioso da rede da Câmara dos Deputados é o balanceamento das conexões entre as antenas. Se todos os deputados estiverem concentrados num canto do plenário, poderia ocorrer sobrecarga em uma das antenas. Mas um sistema de balanceamento automático, aliado à divisão de faixas de freqüências, impede que isso aconteça.Fonte.