Pag-Rsocial - Pagando para  voce se compartilhar com o mundo!!!

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

O e-voting já é realidade na Europa

No Reino Unido, no início de maio de 2003, o eleitorado da cidade inglesa de Sheffield pôde votar pela Internet para eleger seus representantes do Conselho Municipal. Além da Internet, o direito ao voto foi possível também através de telefone e televisão digital. Esta experiência piloto pretendeu demonstrar que o voto através da Internet é seguro e que poderá ser, de igual forma, aplicado às eleições gerais. A possibilidade de votar pela Internet nas eleições vai permitir que o direito ao voto chegue à totalidade do eleitorado. Para os responsáveis governamentais, os resultados desta experiência piloto serão fundamentais para a introdução definitiva do e-voting no Reino Unido. Além disso, o governo quer, com esta iniciativa, cativar o eleitorado mais jovem que, nas últimas eleições, revelou muito pouco interesse pelas questões políticas.

Embora no Reino Unido tenha ocorrido a primeira eleição para representantes políticos utilizando-se a Internet, a Suíça já havia em janeiro de 2003 realizado um referendo no qual foi possível o voto pela Internet. A vila de Anières, localizada no Cantão de Genebra, foi palco da primeira votação no mundo em que foi permitido o voto opcional pela Internet por ocasião de um referendo local para decidir se 4,3 milhões de francos suíços (cerca de 9,5 milhões de reais) de recursos dos contribuintes deveriam ser dedicados à renovação de uma propriedade municipal, que aloja um restaurante. Os 1.162 eleitores da localidade puderam votar na seção eleitoral, pelo correio ou online, através de um website concebido exclusivamente para esta ocasião pelo Estado de Genebra. Para votar, os eleitores precisaram apenas inserir uma série de códigos de segurança, o nome, a data e local de nascimento, e, por fim clicar em ‘sim’ ou ‘não’, respondendo à pergunta do referendo. Em Anières, 323 do total de 741 votos foram pela Internet, sendo que o referendo foi aprovado por 451 eleitores contra 284.

Na Alemanha, o Ministro do Interior, Otto Schilym afirmou a alguns jornalistas que serão preparados os processos para que nas eleições de 2006 alguns cidadãos possam votar online. Citado pela agência Reuters, este responsável adiantou que o Governo alemão irá considerar cuidadosamente todos os passos de forma a que a integridade eleitoral seja mantida para que não possam surgir quaisquer dúvidas sobre o resultado. Os primeiros testes que acontecerão em 2006 serão acompanhados de outras remodelações, como a possibilidade dos cidadãos votarem em qualquer local do país e de ligar as mesas de voto eletronicamente. Um sistema que permita que todos os cidadãos votem a partir de qualquer computador ligado à Internet não deverá ser utilizado na Alemanha antes de 2010.

Em outras nações, a preocupação com a implantação do e-voting também é grande. Toranosuke Katayama, Ministro dos Correios e Telecomunicações japoneses admitiu que a votação eletrônica será uma necessidade no futuro mas que deverá ser experimentada primeiro em eleições locais. Para preparar as condições legislativas o ministro está desenvolvendo uma proposta de lei que será apresentada ao parlamento. O Japão tem feito um enorme esforço para preparar o país para a sociedade da informação, com grandes investimentos e preparação legislativa. O objetivo é mais uma vez não perder competitividade face a concorrentes mais avançados como os Estados Unidos.


Fonte.