O site WikiLeaks divulgou, nesta terça-feira, 30, um telegrama secreto norte-americano que analisa a gestão de Lula e critica a corrupção dentro do governo brasileiro. A análise foi feita pelo embaixador norte-americano em Brasília, Clifford Sobel.
O telegrama faz parte de um relatório que a embaixada enviou para Washington com o objetivo de preparar uma visita do ministro de Defesa, Nelson Jobim.
“A principal preocupação popular — crime e segurança pública — não melhoraram durante sua administração (de Lula)”, afirmou o telegrama enviado entre a embaixada norte-americana em Brasília e o Departamento de Estado dos Estados Unidos.
Bolsa Família
Sobel ainda afirma que Lula foi reeleito em 2006 por conta do programa Bolsa Família. “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito em 2002 em grande parte diante da promessa de promover uma agenda social ambiciosa, incluindo generosos pagamentos aos pobres. Diante da força da popularidade dessas medidas, ele foi reeleito em 2006, ainda que com o apoio diminuído da classe média.”Corrupção
Outra questão levantada pelo telegrama são os escândalos de corrupção durante o governo Lula. Soberl afirma, no entanto, que a prática de corrupção por pessoas próximas ao presidente não afetou a popularidade do presidente.“A Administração Lula tem sido afetada por uma grave crise política”, afirma o documento, indicando que “escândalos de compra de votos e tráfico de influência” se transformaram em “pragas para certos elementos do partido de Lula, o PT”.
Leia mais:
Quem será a ‘próxima vítima’ do WikiLeaks?
Como devemos ler Wikileaks
Nenhum comentário:
Postar um comentário