Enviado por João Fernando Costa Júnior (joaofernandoΘespiritolivre·org):
“Numa altura em que alguns developers decidem que é boa ideia usar áudio não-comprimido nos jogos, fazendo com que ocupem mais de 40GB, eis agora mais um exemplo que demonstra o que se pode fazer com alguns poucos bytes de programação: um jogo FPS 3D feito em apenas 265 linhas de javascript.
Mais interessante que o jogo, que apenas pretende servir de exemplo, é o fato do seu criador nos explicar passo a passo tudo aquilo que é feito, incluindo o funcionamento do sistema de geração do cenário 3D usando ray-casting (um método simples e eficaz, e que tem a vantagem de ser imune ao tamanho do mapa que se quiser utilizar, pois só vai perder tempo a processar as coisas até ao objecto mais próximo ou distância máxima definida), assim como o da movimentação, colisão com as paredes, e até da técnica utilizada para gerar a chuva.
Claro que hoje em dia há técnicas bem mais avançadas para gerar cenários 3D (sendo que o WebGL seria o candidato mais provável), mas para quem se quer aventurar no mundo da programação de jogos e quer saber como é que as coisas eram feitas noutros tempos… é sempre uma leitura interessante, e que é feita de forma bastante acessível para todos.” [referência: revista.espiritolivre.org]
Claro que hoje em dia há técnicas bem mais avançadas para gerar cenários 3D (sendo que o WebGL seria o candidato mais provável), mas para quem se quer aventurar no mundo da programação de jogos e quer saber como é que as coisas eram feitas noutros tempos… é sempre uma leitura interessante, e que é feita de forma bastante acessível para todos.” [referência: revista.espiritolivre.org]
O artigo "Um jogo FPS 3D em 265 linhas de Javascript" foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.
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