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quinta-feira, 25 de março de 2010

Made in Brazil Como conseguir reembolso do Windows que acompanha seu PC



Se você comprou um desktop, laptop ou netbook que veio com Windows, mas decidiu usar somente outro sistema operacional, dá pra receber de volta o dinheiro que você pagou pelo Windows. Afinal, você pagou por ele: o preço do Windows está embutido no preço total do computador. O analista de sistemas Otto Teixeira dá algumas dicas de como fazer isto — não é trivial, mas vale a pena.
Otto é analista de sistemas e mora na Bahia. Ele relatou a experiência dele em seu blog e em entrevista à Info.
Ele comprou um netbook Lenovo IdeaPad s10e com Windows XP (segundo ele, a Lenovo não vende PCs sem Windows). Mas ele não via necessidade no XP: primeiro, porque ele usa Linux há três anos; segundo, porque ele já tem uma licença acadêmica do Windows XP, então seria bobagem pagar por outra.
Inspirado por relatos na internet de pessoas que conseguiram reembolso com o fabricante, ele decidiu fazer o mesmo. E a lei estava do lado dele: no Brasil (assim como em vários países) é proibida a venda casada; além disso, o contrato de uso do Windows é claro:
Caso você não esteja de acordo [com os termos do Windows] não instale, copie ou utilize o software; você poderá devolvê-lo ao estabelecimento em que o adquiriu para obter reembolso total.
Então, em 22 de fevereiro, ele começou uma série de ligações para o atendimento ao consumidor da Lenovo. Algo irritante, como vocês podem imaginar, principalmente porque eles ajudaram pouco e passaram informações equivocadas. Otto disse à Info que:
Uma das atendentes me disse que eu não havia pago pela licença, que esse custo era da Lenovo. Mas a melhor com certeza foi uma resposta dada por e-mail, que afirmava que a mensagem de reembolso deveria ser algum tipo de erro do sistema operacional.
Depois de várias ligações sem resultado com atendentes, ele pediu ajuda ao Procon. O Otto não entrou com ação formal, mas o Procon passou para ele contatos da área de satisfação do cliente da Lenovo. Aí a coisa andou: em 19 de março, dez dias após falar "com as pessoas certas", ele recebeu o dinheiro do Windows XP de volta na conta dele — 229 reais. Otto diz ter ficado surpreso: esse valor é maior do que outros relatam ter conseguido de reembolso para o Windows Vista.
Foram 25 dias entre o início das ligações com atendentes até o dinheiro cair na conta. Será que vale a pena ter tanto trabalho para receber o dinheiro do Windows de volta? Segundo Otto, ele não teve tanto trabalho assim:
Bem, apesar da demora, o processo não foi tão cansativo quanto parece. Boa parte desse mês de "luta" eu fiquei apenas esperando, sem estar constantemente explicando o problema ou sendo transferido entre os atendentes. Mas sim, houve momentos em que pensei se valia a pena o estresse, pois eu nem mesmo sabia de quando seria o reembolso, já que o Windows não estava descrito na nota fiscal.
A gente pode aprender com a experiência do Otto: se você comprou um PC com Windows já pensando em desinstalá-lo, recuse a licença de uso e não faça a ativação do sistema operacional, senão você não pode exigir reembolso. Depois procure relatos de outras pessoas que conseguiram o dinheiro de volta, para saber como proceder — o Otto lista algumas fontes no blog dele — e siga os conselhos. Entre em contato com o atendimento ao cliente (dependendo da fabricante, eles podem ajudar). Se isto não der certo, é hora de procurar contatos mais prestativos dentro da empresa. Você também precisa ter paciência e perseverança, já que o processo pode demorar várias semanas.
Mas, no fim, vale a pena: você vai curtir algum dos sabores do Linux no seu computador novinho, tendo pago um preço justo — com o reembolso, o IdeaPad saiu por menos de R$550. Em um país onde netbooks custam caro demais, esta é uma bela conquista. [Otto Teixeira via Info; imagens via Info e Netbook Lounge]

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