Blog JulioSevero entrevista Maya Félix: Marxismo é uma religião demoníaca
Jesus Cristo é simplesmentemaravilhoso, sobrenatural e Salvador! Ele nos resgata literalmente do lixo e doesgoto para nos levar aos Seus braços. Tenho o privilégio de entrevistar hojeMaya Félix, que tem uma trajetória de vida na esquerda que foi desde o PCdoB,PT até o Movimento Evangélico Progressista, fundado pelo bispo anglicanomarxista Robinson Cavalcanti.
Maya Félix |
JulioSevero: Poderia fazer uma apresentação de sua vida como cristã e atuação comoblogueira?
MayaFélix: Sou cristã desde 1992, converti-me aos21 anos, em Brasília. Apesar de ter sido criada em família evangélica (minhaavó materna, que me evangelizou desde o berço, graças a Deus), cresci em um larinstável, meus pais se divorciaram quando eu tinha cinco anos e nenhum dos doisdava importância à relação com Deus. Desde pequena ouvia Chico Buarque, CaetanoVeloso, Geraldo Vandré e nomes da MPB que se identificavam e se identificam coma esquerda. Desde muito jovem tinha vida político-partidária, e aos 17 anos mefiliei ao PC do B. No partido, ouvia muitas piadas sobre Jesus, e isso meincomodava bastante, pois mesmo não sendo cristã eu tinha aprendido a temer erespeitar o nome do Senhor. Por conta de minha história de vida, muito ligada aconceitos equivocados de “liberdade”, “amor” e “verdade”, a mudança em minhavida não foi imediata. Deus fez seu trabalho ao longo dos anos, com muitapaciência, com amor, como um artesão, um ourives, um artista. Quando me lembrode quem eu era, de como eu era (não que hoje seja perfeita, mas estou bemmelhor que antes), eu me pergunto como Deus pôde me amar antes que eu oconhecesse. Eu não teria me amado. Aliás, eu não me amava. Foi Deus quem meamou primeiro. Meu blog (http://mayafelix.blogspot.com/)surgiu por volta de 2006, como uma brincadeira, e na época eu estava aindaconfusa quanto a questões ideológicas. Eusabia que queria Deus, mas achava que poderia encontrá-lo conciliandomilitância esquerdista e conceitos liberais com a prática cristã. Com otempo, percebi que isso era impossível e o blog refletiu essa mudança. Quandofui fazer meu doutorado, em 2008, tive que deixar o blog um pouco de lado. Hojeem dia, tendo em vista minhas atividades profissionais, de tempos em temposescrevo textos na área de política para o Blog da União de BlogueirosEvangélicos e os republico em meu blog. Mas a ideia de retirar o blog dainternet nem passa pela minha cabeça.
JulioSevero: Como você conheceu o Movimento Evangélico Progressista (MEP)?
MayaFélix: Conheci o MEP porque era filiada ao PT.Aos 17 anos, filiei-me ao PC do B(uma ficha de filiação nem mesmo registrada no TRF, já que aos 17 anos, naépoca, eu não poderia me filiar a um partido), mas aos 19 anos eu me desfilieie me filiei ao PT, já que na Universidade em que eu estudava eu me aproximeibastante de estudantes filiados ao PT, ligados ao movimento estudantil. Aos 21,eu me converti, e aos 22, 23 anos eu comecei a conhecer evangélicos petistasdentro do PT. Tive contato, inicialmente, com pessoas ligadas a uma igreja batista,um senhor que na época era deputado distrital e hoje continua a ser, o Wasny deRoure. Fiz campanha para ele na igreja da qual era membro, na época, a metodista.Todos se lembram de mim panfletando na porta da Igreja, para eleger Wasny deRoure e Lula. Wasny de Roure era (e acho que ainda é) ligado ao MEP.
JulioSevero: Quem fazia parte do MEP? Quem você conheceu ali?
MayaFélix: No MEP eu conheci pessoas do PT,pastores de esquerda, evangélicos de esquerda, o bispo Robinson Cavalcanti, Marina Silva, Ariovaldo Ramos e a Visão Mundial,o pastor Júlio Borges Filho, daIgreja Cristã de Brasília, que era filiado ao PT também e depois foi assessordo Wasny, Geter Borges, que tinhaacabado de chegar da Bahia (salvo engano, acho que ele é da Bahia) parapresidir o MEP, a pastora Maria Elisabeth, a Betinha, na época assessora do deputado distrital do PT Wasny de Roure. Conheci muita gente,mesmo, pessoas de muitas igrejas, a maioria delas não pentecostais. Cheguei air ao apartamento do Geter, ele era casado e foi morar, na época, logo que chegoua Brasília, em um apartamento no Setor Sudoeste, em um prédio de três andaresjá bem próximo do Cruzeiro.
JulioSevero: Qual era a ligação do MEP e seus líderes com o PT?
MayaFélix: Total. O MEP nasceu para ser o braçoevangélico do PT. Trata-se de uma disputa ideológica por hegemonia muito clara.O MEP era também ligado ao CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs). Naverdade, tudo girava em torno de política, de eleições, de conscientização. O MEP deveria ir às igrejas, falar doprojeto da esquerda para os cristãos e, sobretudo, divulgar os candidatos evangélicosdo PT e unir os evangélicos de esquerda em torno de um projeto comum. Naépoca, o projeto comum era a eleição do Lula, que era muito mal visto namaioria das igrejas. Cheguei a organizar uma reunião do MEP na IgrejaAssembleia de Deus Um Novo Dia, em Brasília, da qual fui membro até 2004,quando me mudei para São Luis. A Marina Silva, na época do PT, proferiapalestras no MEP, e depois se tornou membro da Assembleia de Deus um Novo Dia(não sei se ela já era membro em 2001, quando fui para a AD Um Novo Dia). OAriovaldo Ramos também proferia palestras, divulgava a Visão Mundial e seusprojetos. O Robinson Cavalcanti também, assisti a algumas palestras suas. Outrapessoa bastante admirada no MEP é o teólogo Paul Freston, que escreveu “Marxismo e Fé Cristã: o Desafio Mútuo”,editado pela ABU editora (até hoje tenho este livro). O Caio Fábio, antes do escândalo que envolveu sua queda e adecadência da Vinde (com a qual eu contribuía, aliás. Também assinava arevista, tinha a carteirinha etc.), era muito admirado por lá, não sei hoje. (Notade Julio Severo: Depois da queda de Caio Fábio na década de 1990, o MEPcontinuou o apoiando. Aliás, numa conferência do MEP realizada no CongressoNacional sobre ética cristã em 2004, o principal palestrante foi Caio Fábio. Oregistro da conferência está neste link: http://bit.ly/1aTuB6Y)O Ricardo Gondim idem.
JulioSevero: Por que você se envolveu com o MEP e com o PT?
MayaFélix: Como eu disse, eu me envolvi com o MEPporque era filiada ao PT e depois, converti-me. Queria poder conciliar a minhafé com a prática partidária de esquerda. Sabia que o PT era a favor do aborto,por exemplo. Eu já fui membro do Coletivode Mulheres do PT/DF, e na época constava do Programa do Partido (depois,foi retirado) que o aborto era um direito das mulheres e o PT tinha a obrigaçãode defender a legalização do aborto. Aliás, essa é uma das pautas maisimportantes para o grupo de “Mulheres do PT”, do qual fazem parte, de maneiraatuante, Marta Suplicy e Benedita da Silva, que é evangélica.Havia a necessidade de atenuar a imagem negativa do PT junto aos evangélicos,sobretudo por conta da Igreja Universal, que em 1989 fazia uma ferrenhacampanha contra Lula e o PT, que chegaram a ser identificados com o própriodiabo. Então creio que estrategicamente o MEP surgiu como uma espécie decontra-ataque. Eu fui apresentada ao MEP pela pastora Maria Elisabeth, aBetinha, que é hoje pastora da Igreja Batista Shammah, no Recanto das Emas, emBrasília. Não sei se ela continua filiada ao PT, mas na época ela era. Elatrabalhou durante muitos anos como assessora do dep. do PT Wasny de Roure e eraminha amiga. Não tenho nada contra as pessoas, mas creio que a ideologia do MEP é nociva, pois tira Deus do centro. Paraquem é de esquerda, seja evangélico ou não, o homem é o centro de tudo. Para ossocialistas, o homem pode, sem a ajuda de Deus, aliás, necessariamente semDeus, construir uma sociedade justa, igualitária, perfeita. Esse é o grandeengano do socialismo: colocar o homem no centro. O que pode nascer do homem, esobretudo, do homem sem Deus? O que vimos e vemos nos regimes socialistas:opressão, repressão, perseguições, crimes, corrupção.
JulioSevero: Como foi sua trajetória e saída do PT?
MayaFélix: Eu me filiei ao PT quando erauniversitária, era do CA de Letras, participava do Conselho de CAs, ia aCongressos da UNE, então era praticamente natural ser filiada a um partido. Aatuação dos partidos de esquerda nas universidades é muito forte, os militantesse aproximam dos jovens com bandeiras vistas como modernas, mas que sãocontrárias à Bíblia: a legalização das drogas, a liberação sexual, alegalização do aborto etc. Os jovens universitários visados para a filiaçãopartidária passam a ter amigos ligados aos partidos, a participar de eventosdos partidos e a defender causas partidárias mesmo não sendo filiados e desconhecendoisso. A filiação é a cereja do bolo, no final das contas. As entidadesestudantis quase sempre servem aos partidos, convidam deputados desses partidospara palestras dentro da universidade e na época das eleições, o momento maisimportante, fazem campanha para os candidatos desses partidos. E alguns grupos, como a ABU, ligada àIgreja Presbiteriana, são também de esquerda, divulgam ideologias de esquerda eapoiam partidos de esquerda. É algo bastante escancarado, mas, para quemestá dentro, não é tão evidente assim. Eu saí do PT em 2006, depois de 15 anosde filiada. E saí porque estava indignada com o Governo do Lula, achava que nãoestava suficientemente à esquerda. Só que Deus começou a me mostrar de fato queo PT era um lamaçal. As mortes do Celso Daniel e do Toninho do PT, jamaisesclarecidas, foram acontecimentos que me fizeram pensar bastante, pois todossabem que pessoas do próprio PT provavelmente estão ligadas a essesassassinatos. Comecei a ler textos, livros que denunciavam o PT e a esquerdacomo grandes farsas. Li “O País dos Petralhas”, o primeiro, em 2008, e pareceque uma venda foi tirada dos meus olhos. Depois li outras coisas, reli “ARevolução dos Bichos”, 1984, Por que virei à Direita, recentemente li “LeSiècle des Totalitarismes”, do Tzvetan Todorov, que comprei em Paris, e “LeLivre Noir du Communisme”, de vários autores franceses, O “País dos PetralhasII” etc. Quando a gente se dá conta do que é a esquerda como ideologia, comoprática, só fica dentro por dois motivos: por completa imbecilidade ou por purooportunismo. Não há meio termo. Para quem é cristão, as coisas ficam muito maisclaras, porque os ideais e tudo o que a esquerda defende são contrários ao Cristianismo.É claro que se você me perguntar se eusou a favor da justiça, da caridade, contra a corrupção, contra o roubo dodinheiro público, eu vou dizer que sim. Isso não é ideologia de esquerda, éprincípio de qualquer pessoa correta. Só que a esquerda usa esses temas comopano de fundo para defender suas verdadeiras bandeiras: liberação das drogas,agenda pró lobby gay, legalização do aborto, controle estatal de absolutamentetudo, repressão aos cristãos etc. E as pessoas só veem o que querem ver: aesquerda é boazinha, luta a favor dos pobres, é contra injustiças etc. Mas essamáscara também já está caindo, graças a Deus.
JulioSevero: O que você enxerga no MEP hoje que você não via anos atrás? Com suamaior maturidade hoje, como você vê sua participação no PT e no MEP?
MayaFélix: Hoje eu vejo que o MEP é apenas maisuma estrutura do PT na busca da hegemonia ideológica. O MEP não busca a Deus,busca as causas da esquerda como uma consequência “prática” e “natural” dacondição do cristão. Para os evangélicos do PT, o socialismo é cristão, Jesusfoi o primeiro socialista e o céu será comunista. Na época eu não via como issoé de fato uma distorção da Bíblia. Comopode um cristão defender o socialismo, que matou a mata ainda tantos cristãos?É totalmente ilógico, mas os cristãos de esquerda têm uma resposta para tudo.Então, no final das contas, parece mais do que justo e natural que um cristãodeva ser, obrigatoriamente, de esquerda. Se eu tivesse tido de fato umaeducação mais cristã na minha infância e adolescência, talvez jamais tivesse meenvolvido com o PT. A influência do meu pai, que sei que não vê isso como ummal, pelo contrário, sempre me fez ver a esquerda envolvida em uma aura deromantismo e heroísmo. Mas, ao longo da minha vida cristã comecei a ver que aesquerda é sobretudo hipócrita, pois em nome da justiça, da verdade e de umfuturo que nunca chegou para nenhum país socialista, permite-se tudo, qualquercorrupção, qualquer desvio. Não há valores absolutos na esquerda, isso querdizer que vale tudo se é pela causa. Vale mentir, vale enganar, vale corromper.E muitos, até hoje, acreditam nessa balela. O que a esquerda faz? Ela tira Deusdo centro da vida do homem e coloca o próprio homem. Isso vem dos ideaisiluministas, humanistas, positivistas, que vê o homem não como um pecador, éclaro, mas como uma vítima do meio que nasce completamente boa e é corrompida. Tzvetan Todorov, em “Le Siècle desTotalitarismes”, diz que o socialismo é uma religião: tem caráter messiânico,promete um porvir de perfeição, vive pela fé não do que é, mas do que poderiaser (e na verdade, nunca foi). A própria descrição que Marx faz docapitalismo é semelhante ao inferno e, o pior, dá um destino certo aocapitalismo como um ato de fé: sua autodestruição ou a barbárie completa.Sabemos que nem uma coisa nem outra aconteceram, e que o capitalismo, com todosseus defeitos — pois não há sistema humano perfeito — foi o que trouxe evoluçãotecnológica, científica, o que permitiu a difusão do Cristianismo, o respeito àliberdade de expressão. Mas osesquerdistas são quixotescos, acham que têm a missão de salvar a humanidade,não importa por que meios. Quando a gente enxerga isso, vê que é incompatívelcom a fé em Jesus. Percebo que minha participação no PT e no MEP me trouxemuita experiência, e eu não desprezo isso. Sem ter vivido o que vivi, jamaispoderia dizer o que digo hoje. Se pudesse ter alguma interferência em meupassado, escolheria não ter vivido essa fase, mas não tenho esse poder. Sabemosque todas as coisas contribuem para o bem dos que amam a Deus, então vejo comoalgo que me fez mais madura e blindada contra uma ideologia de fato demoníaca.
JulioSevero: Por que tantos líderes cristãos, especialmente de expressão calvinista,sempre evitaram se pronunciar publicamente contra o MEP, que sempre teve umnúmero expressivo de reformados e calvinistas?
MayaFélix: Não sei! Aliás, essa é uma pergunta quedeve ser feita a eles! Também gostaria de saber. Creio que isso talvez tenha aver com uma intelectualidade torta, uma erudição que acaba por fugir aoessencial da Bíblia. E com interesses políticos e econômicos, é óbvio! Semcontar que muitos calvinistas (não todos, é claro) rejeitam a obra do EspíritoSanto, e isso dá espaço à idolatria intelectualóide, a um sentimento desuperioridade que não condiz com quem é servo de Deus. O MEP tem muitoscristãos de igrejas tradicionais, como a Metodista, a Batista, a Presbiteriana,a Anglicana, a Luterana. Você não vai ver no MEP muitos cristãos dasAssembleias de Deus (há, mas são poucos, a maioria deles influenciada pelaMarina Silva), muito menos da Sara Nossa Terra. Para os evangélicos de esquerda,em geral tradicionais e avessos às manifestações do Espírito Santo, a teologiada prosperidade é pior que o diabo, então há um boicote mútuo — o que nãoimpediu o Robson Rodovalho de apoiar a Dilma Rousseff. A verdade é que é muitodifícil conciliar interesses político-eleitorais com a fidelidade a Deus.Quando entra dinheiro na história, então, é praticamente impossível, porque ohomem não pode servir a Deus e a Mamon. Há denominações donas de universidades,por exemplo, e é claro que quando há interesses importantes em jogo, a maioriadas pessoas escolhe se calar diante do que é errado.
JulioSevero: É verdade que em Paris, na França, você era membro de uma igrejareformada com experiências pentecostais? Como foi sua experiência nessa igrejafrancesa? O que você aprendeu ali?
MayaFélix: Sim! Eu frequentava a Église Reforméede Belleville, das igrejas reformadas (calvinistas) da França. As pessoas oramcom imposição de mãos, ungem com óleo, falam em línguas. O pastor de lá, SergeJacquemus, é um homem de Deus, erudito, formado em seminário reformado,conhecedor de toda a obra de Calvino. Há alguns anos, ele fez uma viagem peloCanadá e lá ele teve uma experiência profunda com o Espírito Santo. Depoisdisso, ele passou a se denominar um “calvinista pentecostal”, pois não podianegar a evidência da atuação do Santo Espírito hoje. Por essa igreja, quemantém missões na África, fui ao Togo em 1997, em viagem missionária, e vicoisas extraordinárias acontecerem. Vi curas milagrosas, de pessoas deformadasfisicamente, coisas instantâneas, exatamente como Jesus faz na Bíblia. Comoposso negar o que vejo, o que vivo, o que sinto? Impossível! O site da Igreja éeste: http://www.erfbelleville.fr/ Opastor Serge, aliás, escreveu um livro em francês sobre o despertar e oavivamento da Igreja, no qual ele fala do Santo Espírito: http://www.amazon.fr/LEglise-se-pr%C3%A9pare-Serge-Jacquemus/dp/2916539115 Tenhoesse livro e entendo que não há nenhuma contradição entre o calvinismo e oavivamento do Espírito Santo. O pastor John Piper, aliás, é um calvinista quetambém pensa assim.
JulioSevero: O que você diria para cristãos que têm interesse em envolver-se commovimentos evangélicos esquerdistas?
MayaFélix: Eu pediria que examinassem bem asescrituras, que lessem sobre as experiências socialistas ontem e hoje e queprestassem atenção na maneira como os cristãos são tratados nos regimes socialistas.Na verdade, eu diria apenas uma palavra: FUJAM!
Fonte:www.juliosevero.com
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