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terça-feira, 1 de outubro de 2013

Uma Resposta Carismática à “Crise Crescente por Trás da História de Sucesso Evangélico do Brasil”

Uma Resposta Carismática à “Crise Crescente por Trás da História de Sucesso Evangélico do Brasil”:

Uma RespostaCarismática à “Crise Crescente por Trás da História de Sucesso Evangélico doBrasil”

Julio Severotrata de conceitos e alvos errados em artigo de teólogo presbiterianobrasileiro

JulioSevero
Em seu blog no “The GospelCoalition,” o teólogo calvinista brasileiro Augustus Nicodemus Gomes Lopesdisse: “Quando Paulo Romeiro escreveu ‘Evangélicos em Crise’ em meados dadécada de 1990, um livro que se tornou best-seller entre evangélicosbrasileiros, ele tratou apenas de um dos muitos modos pelos quais oevangelicalismo está se desmoronando no Brasil: sua incapacidade de deter apropagação da teologia da prosperidade.” (Link: http://archive.is/hjNXb)
Ele menciona “Teologia daProsperidade” três vezes. Estranhamente, a Teologia da Libertação e sua versãoprotestante, a Teologia da Missão Integral, estão ausentes do seu texto.
Ainda que a Teologia da MissãoIntegral seja um problema predominante entre calvinistas brasileiros, Nicodemusfoca nominalmente apenas na Teologia da Prosperidade, que é seguida de formageral por igrejas neopentecostais.
De forma simplista, a Teologia daMissão Integral, que é adotada por teólogos e líderes em grande parte deopulentas igrejas reformadas, é o método que os líderes empregam para ensinaros pobres a buscar o Estado como o provedor de suas necessidades materiais. Emcontraste, a Teologia da Prosperidade é de modo geral seguida e praticada nasigrejas neopentecostais brasileiras, onde os pobres são ensinados a buscar aDeus como o provedor de suas necessidades materiais e espirituais.
Basicamente, ambas as teologiasvieram dos Estados Unidos. Na década de 1950, o Rev. Richard Schaull, um forteadepto do Evangelho Social dos EUA e mais tarde professor na UniversidadePresbiteriana Princeton nos EUA, ensinava no maior seminário da IgrejaPresbiteriana do Brasil — a mesma denominação de Nicodemus.
Sua influência, primeiramente naIgreja Presbiteriana do Brasil, foi impactante e ele foi um precursor daTeologia da Libertação. Seu discípulo, o então teólogo presbiteriano RubemAlves, contribuiu muito para o nascimento da Teologia da Libertação no Brasilna década de 1960.
As igrejas neopentecostaiscomeçaram a aparecer no Brasil principalmente no final da década de 1970,quando as audiências evangélicas estavam na maioria sendo influenciadas pelostelevangelistas Pat Robertson e Rex Humbard e seus programas famosos “Clube700” e “Alguém Ama Você.” Além disso, muitos se converteram a Cristo por meiodesses programas.
Em meados da década de 1980,líderes protestantes, inclusive Caio Fábio, estavam preocupados que a Teologiada Prosperidade das igrejas neopentecostais estava enfraquecendo o avanço da Teologiada Missão Integral em toda a Igreja Brasileira. Você pode encontrar maisinformações em meu e-book gratuito: http://bit.ly/141G7JH
Caio Fábio, que era o líder maisproeminente na Igreja Presbiteriana do Brasil, acabou caindo por gravesescândalos sexuais e financeiros no final da década de 1990, depois de seusórdido trabalho de ajudar o ex-presidente Lula e seu partido socialista, o PT,a atrair os evangélicos.
Os principais inimigos doneopentecostalismo, e sua Teologia da Prosperidade, têm sido protestantesesquerdistas. Ainda que não seja esquerdista, Augustus Nicodemus acha maisfácil atacar nominalmente a Teologia da Prosperidade do que a Teologia daMissão Integral. Quando era chanceler na Universidade Presbiteriana Mackenzieem São Paulo, ele permitia professores de teologia adeptos da Teologia daMissão Integral, mas não se permitia nenhum adepto da Teologia da Prosperidade.
Por que o neopentecostalismo, não amarxista Teologia da Missão Integral, tem sido a grande preocupação dele? Porcausa da teologia dele, que tem estado em conflito especial com a vasta maioriaevangélica do Brasil. Nicodemus é a principal voz cessacionista no Brasil. Ocessacionismo prega que profecia e outros dons sobrenaturais do Espírito Santocessaram 2000 anos atrás.
Ele tem tido muita dificuldade paraentender como as igrejas pentecostais, renovadas e neopentecostais (inclusivecatólicos carismáticos) estão experimentando um crescimento fenomenal.Nicodemus diz: “De acordo com o recenseamento oficial mais recente, osevangélicos representam quase um quarto da população total do Brasil (22,5 porcento). É um crescimento fenomenal, já que apenas 40 anos atrás eles eramapenas 2,5 por cento.”
O que ele não revelou é que essecrescimento em massa tem tudo a ver com dons sobrenaturais e o Espírito Santo.De acordo com o “The New International Dictionary of Pentecostal andCharismatic Movements: Revised and Expanded Edition” (Novo DicionárioInternacional de Movimentos Pentecostais e Carismáticos, Zondervan 2010), oBrasil tem o seguinte perfil evangélico:
Pentecostais24.810.921 (31%)
Carismáticos*33.970.683 (42%)
Neopentecostais21.168.395 (26%)
Totalde renovados: 79.949.999
*Carismáticosabrangem, na grande maioria, católicos renovados e, em minoria, protestantesrenovados de igrejas históricas como presbiteriana, luterana, metodista, etc.
De acordo com a Wikipédia, adenominação presbiteriana de Nicodemus no Brasil tem 980.000 membros. Essaestatística não significa que todos os presbiterianos brasileiros sãocessacionistas. Muitos deles são renovados.
O cessacionismo de Nicodemus trazoutro problema: se profecia e outros dons sobrenaturais hoje entre os cristãosbrasileiros não são de Deus, quem está provocando o crescimento pentecostal,carismático e neopentecostal no Brasil? Quem está realizando milagres entreeles? Satanás?
O Brasil é a maior nação espíritado mundo. A feitiçaria, principalmente de origem africana, é abundante. Acolisão entre os poderes das trevas dessas religiões ocultistas e as igrejaspentecostais, carismáticas e neopentecostais e seus dons espirituais temresultado em conversões em massa a Cristo.
Essa colisão é necessária. Como oteólogo calvinista Vincent Cheung disse:“A resposta ao poder sobrenatural demoníaco é maior poder sobrenatural divino.A Bíblia descreve muitos encontros de poder, onde o poder miraculoso de Deusesmagou o poder de Satanás. Considere o confronto entre Moisés e os mágicos,entre Elias e os falsos profetas, entre Jesus e os possessos de demônios, entreFelipe e Simão, entre Paulo e Elimas, e entre Paulo e essa jovem com o espíritomaligno no texto que estamos lendo. Paulo expulsou o espírito de adivinhação, ea moça perdeu sua capacidade. Essa é a resposta bíblica aos milagres de Satanás.A solução não é negação, mas discernimento e controle.” (Sermonettes, Volume 7,Capítulo Sete.)
Como cessacionista, Nicodemusprefere a negação e vê muitos problemas no explosivo crescimento pentecostal,carismático e neopentecostal. Ele disse: “Como o evangelicalismo chegou a esseponto de sucesso e crise simultânea no Brasil? Até mesmo entre igrejasreformadas, nunca se conheceu nem se adotou plenamente a teologia e a práticareformada em nosso país.” Por isso, a crise evangélica se origina do fato de que,como disse ele, não “conheceram as doutrinas da Reforma em sua plenitude epoder.”
Mas o que é necessário paraprevalecer nas colisões entre os poderes espirituais das trevas e o poder deDeus? Ser cheio das tradições da Reforma ou ser cheio do poder do EspíritoSanto?
Nicodemus também disse: “Aodesdenharem séculos de tradição e interpretação teológica, os evangélicos seacharam vulneráveis a qualquer interpretação, tal como teísmo aberto, teologiada prosperidade, uma nova perspectiva sobre Paulo, e assim por diante.” Nenhumamenção à ameaça mais importante entre as igrejas reformadas do Brasil: aTeologia da Libertação e sua irmã protestante, a Teologia da Missão Integral.
O principal defensor da Teologia daMissão Integral no Brasil é o Pr. Ariovaldo Ramos, pastor da Comunidade CristãReformada. Recentemente, elelouvou Hugo Chavez como um herói dos fracos e pobres. Suas proeminentesatividades esquerdistas não têm sido contestadas por Nicodemus e outros líderesreformados.
Na melhor das hipóteses, Ariovaldopermanece em silêncio diante das tentativas do governo socialista do Brasil delegalizar o aborto e aprovar o PLC 122, um projeto de lei que criminaliza acrítica bíblica aos atos homossexuais. Ele apoiou a eleição desse governo. Emcontraste, MarcoFeliciano, deputado federal e pastor da Assembleia de Deus, tem se expressadopublicamente contra o aborto e contra o PLC 122.
Feliciano também apoiou a eleiçãodesse governo. Mas quando surgiu uma colisão entre valores e o governo do PT,ele escolheu valores. Por causa de suas posturas morais públicas, ele tem sidosistematicamente atacado pela Esquerda secular e religiosa, inclusiveAriovaldo.
Num contraste mais sombrio,Nicodemus é membro da ANAJURE,uma organização cristã criada para defender os cristãos e seus direitos civis,cujo presidente deu declarações públicas contra Feliciano. Além disso, em 2010,depois que os ativistas gays protestaram contra um manifesto público contra oPLC 122 no site de sua universidade, Nicodemus ordenou sua remoção,virtualmente se prostrando às exigências gays.
Ao que tudo indica, nada disso temsido uma preocupação para ele.
Como cessacionista, ele estápreocupado apenas com os pentecostais, principalmente com a falta de direçãoteológica deles. Até mesmo entre as igrejas neopentecostais que praticam aTeologia da Prosperidade, a diversidade de interpretação e práticas égigantesca. Por exemplo, a denominação neopentecostal mais agressiva do Brasil,a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), é cessacionista, crê em milagresapenas por confissão positiva e oração e rejeita profecia e outros donssobrenaturais do Espírito Santo hoje. AIURD prega que as manifestações desses dons hoje são demoníacas — umapostura que não difere da postura das igrejas reformadas cessacionistas. Obispo Edir Macedo, fundador da IURD, tem apoiado abertamente o aborto. Masnesses dois pontos — cessacionismo e aborto —, a IURD tem sido exceção entre asigrejas neopentecostais do Brasil.
Essas diferenças imensas têm umaexplicação. De acordo com o Novo Dicionário Internacional de MovimentosPentecostais e Carismáticos: “A diversidade do pentecostalismo global tornaimpossível falar de uma teologia pentecostal, principalmente já que umateologia completamente madura da fé cristã a partir de uma perspectivapentecostal clássica ainda não foi escrita.” Esse é especialmente o caso doBrasil.
Pelo fato de que ele pensabasicamente em termos teológicos, Nicodemus provavelmente vê pouca esperançapara tais igrejas sem teologia. Aliás, para ele isso é uma “crise.” Ele disse:“Não existe saída fácil dessa crise. Contudo, há alguns sinais animadores demudança que não posso deixar de mencionar. Um deles é o crescimentosurpreendente da fé reformada entre pentecostais. Há exemplos inumeráveis de pastorespentecostais se voltando para a compreensão reformada das Escrituras. Às vezesaté mesmo igrejas pentecostais inteiras têm passado por essa mudança. Cito aquium email que recebi algumas semanas atrás de um pastor que era pentecostal: Seu livro Adoração Espiritual [primeiramentepublicado em 1998 e agora na sua 5ª edição] fez a nossa igreja inteira parar defalar em línguas e mudou nossa liturgia toda. Até tivemos de mudar a placa denosso templo de ‘Assembleia de Deus’ para ‘Igreja Reformada.’”
Uma igreja Assembleia de Deus paroude falar em línguas (e possivelmente parou as profecias também), e ocessacionismo ganhou no nome da Reforma. Mas será que isso é vitóriaespiritual?
Eis a realidade brasileira: Milhõesde almas perdidas estão perecendo. O espiritismo é generalizado. A Teologia daLibertação está desenfreada na Igreja Católica. A Teologia da Missão Integralestá desenfreada nas igrejas reformadas. E um teólogo reformado estáinteressado em igrejas abandonando experiências carismáticas e se tornandoreformadas?
Essa é uma preocupação frívola eirresponsável.
Durante décadas, a Teologia daMissão Integral — sem mencionar a maçonaria — tem sido um grande problema entreas igrejas reformadas, e a grande preocupação de Nicodemus é o crescimento das igrejaspentecostais, renovadas e neopentecostais?
Recentemente, meu blog expôs ocessacionismo de Nicodemus, e umde seus fãs comentou que se a preocupação dos cristãos opostos aocessacionismo é cura, visão e profecia, eles deveriam visitar centros espíritaspara ver tudo isso. Assim, a falsa doutrina de Nicodemus e outros teólogosreformados tem inevitavelmente levado seus seguidores a ver apenas“espiritismo” nas igrejas pentecostais, renovadas e neopentecostais do Brasil.
Essa é uma descrição grosseira eenganosa não só do poder de Deus, mas também de seu papel essencial nocrescimento fenomenal da Igreja Evangélica Brasileira.
Faria sentido você estar vivendo naFrança se o problema mais importante que você vê nessa nação é sua língua?
Por que você viveria na França sevocê não gosta de francês? Você tentaria converter as pessoas que falam francêsem pessoas que falam português? O Brasil não é a França, mas sua populaçãoevangélica é vastamente pentecostal, e Nicodemus quer transformá-los emreformados e, assim espera ele, em cessacionistas.
Igrejas pentecostais setransformando em igrejas reformadas acarreta ciladas reformadas.
Sim, o contato reformado poderiaser útil para os pentecostais no Brasil, mas primeiro os líderes reformadosprecisam renunciar, denunciar e lutar contra a Teologia da Missão Integral quepredomina entre eles. Caso contrário, maior contato reformado para ospentecostais só trará mais da mesma crise e confusão com as quais as igrejaspentecostais, renovadas e neopentecostais começaram a se contaminar no final dadécada de 1990 por literatura e conferências de Caio Fábio, Ariovaldo Ramos eoutros líderes reformados defensores da irmã protestante da Teologia daLibertação.
Entre as igrejas reformadas(presbiterianas, calvinistas), a contaminação começou na década de 1950! Há umacrise esquerdista empesteando as igrejas reformadas do Brasil, mas Nicodemus eoutros líderes que têm treinamento teológico se recusam a lidar com isso deforma direta. O Brasil é um berço da Teologia da Libertação. Mesmo assim,Nicodemus nunca a mencionou em seu artigo elaborado para apontar apenas a crisepor causa do pentecostalismo.
Na década de 1990, frequentei umaigreja presbiteriana, da mesma denominação de Nicodemus. Eles se preocupavammuito com a Teologia da Prosperidade. Para se protegerem, todas as igrejaspresbiterianas da região incentivavam assinaturas coletivas da revista Ultimato — a principal voz presbiterianado Brasil em favor da Teologia da Missão Integral.
Durante anos, tenho denunciado a Ultimato — que tem sistematicamenteatacado os conservadores. Mas Nicodemus e seus camaradas cessacionistas nunca adenunciaram do jeito que denunciam os neopentecostais.
Há uma crise reformada na Europa enos Estados Unidos, onde as grandes denominações estão ordenando pastores gayse liderando boicotes contra Israel. O liberalismo e o esquerdismo têm seintroduzido lentamente em grande parte sem oposição, e o resultado é apostasiageneralizada. E desde o seu início no Brasil, o movimento de Teologia de MissãoIntegral tem proeminentes líderes reformados.
Se o cessacionismo é uma venda nosolhos, isso explica por que até mesmo líderes reformados não esquerdistas comoNicodemus são incapazes de combater a Teologia da Missão Integral do jeito queeles sistematicamente combatem a Teologia da Prosperidade e outras práticaspentecostais, inclusive a Marcha para Jesus, que é liderada por neopentecostaisopostos ao aborto e ao PLC 122. A Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) tem umevento semelhante no Rio de Janeiro, chamado “CaminhadaPresbiteriana pela Cidadania.” Essa marcha tem como sua missão oficialaumentar a visibilidade da IPB e da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
A “Caminhada Presbiteriana pelaCidadania” tem tido uma parceria com espiritas e religiões afro-brasileiras.Seu líder, oRev. Marcos Amaral, expressou publicamente seu desejo de vida longa para HugoChavez e um derrame para Marco Feliciano, porque o pastor pentecostal éodiado pelos esquerdistas seculares e protestantes por causa das posturasconservadoras dele sobre aborto e homossexualidade. Aliás, oRev. Amaral chegou até a se unir a proeminentes esquerdistas seculares paraprotestar contra Feliciano. Nicodemus tem um artigo criticando pesadamentea Marcha para Jesus, mas nenhum artigo contra a marcha presbiteriana lideradapelo Rev. Amaral.
Os pentecostais de fato precisam deajuda, principalmente porque estão sob ataques pesados de calvinistas esecularistas esquerdistas. No entanto, os líderes reformados realmente têm aresposta certa e completa?
E quanto à cegueira cessacionista ea Teologia da Missão Integral?
Há libertação dessas ciladasreformadas no Brasil? Sim — ser cheio do poder e conhecimento do EspíritoSanto.
Leiturarecomendada:
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