Fonte: Exame
São Paulo – O Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) é mais um órgão internacional a martelar o que mesmo as autoridades brasileiras reconhecem: quando se trata de educação, o Brasil está mais perto dos piores exemplos do mundo do que dos melhores. Em seu Relatório de Capital Humano, o WEF colocou o país na 88ª posição de um total de 122 países quando se trata de educação.
Isso nos coloca mais perto dos lanternas Burkina Faso (121º) e Iêmen (122º) do que da Finlândia (1º) e Canadá (2º), que lideram neste indicador. Olhando a lista de maneira invertida, pode-se dizer que o país tem o 35º pior desempenho em educação.
Para chegar a esta nada honrosa posição, o Brasil falhou principalmente na qualidade do ensino em matemática e ciência, quando de fato ficou entre os 15 piores do mundo, em 112º lugar (veja tabela detalhada abaixo).
Matemática já era a pior disciplina entre os brasileiros atestada no último Pisa, exame realizado com alunos de 65 países do globo cujo resultado mais recente é de 2010. O Brasil ficou então em 57º na disciplina.
Educação leva o Brasil – e o brasileiro – para baixo
O chamado Índice de Capital Humano, do WEF, mede o quanto os países permitem que o desenvolvimento de seus habitantes se converta em vantagem econômica.
A educação é a principal culpada por deixar o Brasil na 57º colocação geral de qualidade de mão-de-obra, já que nos demais indicadores – como emprego e ambiente estrutural – o desempenho brasileiro fica até 12 casas abaixo.
Não só isso: Brasil está melhor que a média da América Latina e de países de mesmo nível de renda em todos os pilares do índice. Menos, claro, em Educação.
Veja mais detalhes abaixo:
Indicador de educação | Posição no ranking (entre 122 países) |
---|---|
Acesso | |
Taxa de matrícula na educação básica | 69º |
Taxa de matrícula na ensino superior | 76º |
Diferença de gênero na educação | 1º |
Qualidade | |
Acesso à internet nas escolas | 86º |
Qualidade do sistema educacional | 105º |
Qualidade das escolas de educação básica | 109º |
Qualidade do ensino de matemática e ciências | 112º |
Qualidade de gerenciamento das escolas | 43º |
Conclusão | |
Pessoas com mais de 25 anos com ensino médio | 57º |
Pessoas com mais de 25 anos com ensino superior | 64º |
EDUCAÇÃO (geral) | 88º |
Nenhum comentário:
Postar um comentário