Sonhos noturnos em que você aparece no trabalho nu, encontra um psicopata empunhando um machado ou experiências de outras aflições podem se tornar uma coisa do passado, graças a uma descoberta no domingo. Aplicando corrente elétrica no cérebro, de acordo com um estudo publicado online na revista Nature Neuroscience, é induzido um "sonho lúcido", onde a pessoa fica consciente de que está sonhando e muitas vezes pode ganhar o controle do que acontece no sonho.
Os resultados são os primeiros a mostrar que a indução de ondas cerebrais de uma frequência específica produz sonho lúcido.
Para o estudo, os cientistas liderados pela psicóloga Ursula Voss, da J.W. Goethe University, em Frankfurt na Alemanha, construíram um laboratório para os estudos que pesquisa voluntários na fase do sono "REM" (movimento rápido dos olhos), no qual estes relataram ter experimentado um sonho lúcido, conforme foi relatado quando eles acordaram. Eletroencefalogramas mostraram que esses sonhos foram acompanhados pela atividade elétrica reveladora chamadas de ondas gama.
Essas ondas cerebrais estão relacionadas a funções executivas, tais como pensamento de ordem superior (higher-order thinking), bem como a consciência de seu estado mental. Mas eles são praticamente inexistentes no sono REM.
Voss e seus colegas então perguntaram, se ondas gama ocorrem naturalmente durante o sonho lúcido, o que aconteceria se eles induzissem uma corrente elétrica nos cérebros com a mesma frequência que as ondas gama dos sonhos?
Quando os pesquisadores fizeram isso, através de eletrodos no couro cabeludo com a técnica chamada Neuro Estimulação Craniana (TAC) , os 27 voluntários relataram que eles estavam cientes de que estavam sonhando. Os voluntários também foram capazes de controlar o enredo do sonho, digamos, escolhendo algumas roupas em seu auto sonho antes de irem trabalhar. Eles também se sentiam como se seu sonho fosse em terceira pessoa e que eles estavam apenas observando.
Voss não prevê um mercado comercial de máquinas de sonhos lúcidos. Os dispositivos vendidos atualmente "não funcionam bem", disse ela em uma entrevista, e aquelas que proporcionam estimulação elétrica do cérebro, como a de seu estudo, "devem ser sempre monitoradas por um médico".
Mas se os resultados forem confirmados, a técnica pode ajudar pessoas que sofrem de Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT), que muitas vezes têm sonhos terríveis onde revivem a experiência traumática. Se eles puderem sonhar de forma lúcida, podem ser capaz de mudar o resultado do sonho, como ir por uma rua diferente daquela com a bomba ou entrando em um restaurante antes do estuprador atacar.
"Ao aprender como controlar o sonho e distanciar-se do sonho", disse Voss, os pacientes com TEPT poderiam reduzir o impacto emocional e começar a se recuperar.
Traduzido por Blog Wake Up!
Leia mais:
Melatonina, o “Hormônio do Sono” Também Trata Cegueira
Fontes:
- via Wake Up!: Cientistas induzem sonhos lúcidos através de corrente elétrica
- Business Insider: Scientists Induced Lucid Dreaming With An Electrical Current
Nenhum comentário:
Postar um comentário