Pag-Rsocial - Pagando para  voce se compartilhar com o mundo!!!

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Liberte o seu Android!

Liberte o seu Android!:



 Na primeira manhã de #fisl15 Torsten Grote da FSFE apresentou um relato de sua campanha FreeYourAndroid.org que tem por objetivo mostrar como as pessoas podem ter o total controle dos dispositivos móveis, visto que a NSA e a empresa Google (desenvolvedora do Sistema Operacional Android) utilizam-se de técnicas para rastreamento de dados dos usuários.

"NSA e google querem ter acesso a tudo que você usa e faz em seu celular, mas nós devemos ter o controle e só com software livre isso é possível" afirma o palestrante.

O palestrante conta que tudo começou quando o sistema operacional do seu smartphone aberto foi descontinuado e por não ter outra escolha, decidiu comprar outro modelo com o sistema operacional Android.

"Quando comprei o meu aparelho com o android, vi que todos os aplicativos nativos de fábrica eram proprietários, mas havia muitas comunidades desenvolvedoras de MOD's ou seja, versões livres do Android em que são removidas as aplicações e serviços que capturam dados pessoais" afirma.

Muitos destes MOD's ficaram famosos e vêm sendo utilizados e aprimorados em todo mundo, especialmente na Alemanha. É o caso do Projeto Replicant  baseado no sistema operacional android 100% livre, o que significa que código fonte está disponível para que os usários dentre as tantas liberdades, possam escolher o quê e como querem utilizar os seus dispositivos móveis.

 Após a instalação em seu dispositivo deste MOD, o palestrante publicou a documentação em uma wiki para auxíliar outras pessoas a fazerem o mesmo e teve uma surpresa: "Semanas após a publicação, recebi um e-mail do Richard Stallman elogiando a campanha, mas não era uma campanha e sim algo que fiz por gostar e por uma necessidade" conta Torsten.

E assim surgiu a campanha Free Your Android (Liberte o seu Android) com objetivo de mobilizar pessoas para recuperarem o controle dos seus dispositivos e de seus dados.



Escrito por Rafaela Melo - Cobertura Colaborativa do #Fisl15

Nenhum comentário: