Pag-Rsocial - Pagando para  voce se compartilhar com o mundo!!!

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Sistemas usados em órgãos públicos ganham em segurança com a utilização do software livre

Sistemas usados em órgãos públicos ganham em segurança com a utilização do software livre:

222752_402634_seguranca_em_governo_guilherme_almeida

O número de revelações de casos de espionagem cresce a cada ano. Denúncias de órgãos de segurança de diversos países do mundo mostram a fragilidade dos sistemas utilizados. O assunto foi tema da palestra “Software Livre e Segurança em Governo” na tarde desta quarta-feira (07/05) durante o Fórum Internacional Software Livre (FISL). Trabalhando com software livre, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) defende a a utilização do software livre no governo. De acordo com o coordenador estratégico de software livre do Serpro, Deivi Lopes Kuhn, esse é um tema que não deveria ter tabu.

- Nós implantamos o software livre em quatro mil estações de trabalho do Serpro em 2004. Quase dez anos depois, nós nunca tivemos casos de vírus ou de de invasão no sistema. Isso demonstra a eficácia deste sistema. Não existe 100% de segurança. O que existe é o local com mais ou menos segurança, e o software livre apresenta os melhores números para se trabalhar sem medo – destacou Deivi Lopes Kuhn.

O Serpro está realizando a migração para software livre em diversos órgãos do Governo Federal. Segundo o diretor operacional do Serpro, Wilton Motta, ainda existe muita resistência dos funcionários na troca de sistema.

- Ainda existe muita gente que diz que o software livre não funciona e que é ruim. Porém, só no último ano, percebemos crescimento de 60% no uso do software livre. O que as pessoas não sabem é que esses sistemas possuem muitas facilidades de implementar soluções – garantiu Wilton Motta.

A dupla acredita que existe a cultura da falta de privacidade na população e que essa mentalidade está enraizada em alguns representantes do governo. Dentre os órgãos que estão recebendo melhorias com a implementação do software livre estão a Presidência da República, Receita Federal, Ministério da Fazenda, Ministério da Justiça, Ministério das Cidades, Ministério do Planejamento e Ministério do Desenvolvimento. O Fórum Internacional Software Livre (FISL) ocorre até sábado na PUCRS. Outras informações podem ser obtidas através do site www.fisl.org.br.

Com informações da Assessoria de Imprensa do FISL. Foto: Guilherme Almeida

Nenhum comentário: