Mini Challenge que nada. Este Mini preparado pela Cummins deveria correr é na Fórmula Truck! Um impressionante motor V18 de 3500 cavalos e 1429 kgfm de torque o tornam mais potente que Bugatti Veyron e Pagani Zonda (juntos!), porém quase tão pesado quanto um ônibus urbano!
Como tudo isso surgiu? Bem, certa vez, Steve Nendick foi desafiado. Ele é o diretor de comunicações daCummins, uma das maiores fabricantes de motores a diesel, e estava anunciando o lançamento do QKS78. Perguntaram se este monstro de 11 toneladas poderia ser instalado em um Mini. Para nossa sorte, Steve aceitou o desafio.
Um Austin Mini original, como o que foi usado para a proeza (mas este só tem 76 cavalos)
É claro que os engenheiros da Cummins trabalharam bastante para conseguir o feito, mas o Austin Mini de 3500 cavalos estará pronto, e será exposto no Goodwood Festival of Speed, na Inglaterra, esta semana. Quem passar por lá poderá ver a discreta adaptação.
Evento para milionários, o ingresso para o Festival of Speed custa quase 500 libras
A pergunta é: será que um Mini equipado com um motor V18 de 78 litros de 11 toneladas, capaz de gerar 3500 cavalos e com uma força bruta de 1427 kgfm de torque (graças a 12 turbo compressores) não se faria em pedaços ao acelerar? Ainda não temos a prova, mas sabemos que o tal QKS78 é feito para caminhões de cargas pesadas que podem carregar até 360 toneladas de minérios. Bizarro, mas “Uau!
Fotos: divulgação/ Serious Wheels
Nenhum comentário:
Postar um comentário