Para
algumas companhias, vídeos interativos e perfis em redes sociais já
mostram mais sobre os interesses e reais habilidades das pessoas
25 de Janeiro de 2012 | 14:47h
A era digital também chegou aos processos de seleção de candidatos a
vagas de empregos. A Union Square Ventures, companhia de capital de
riscos e investidora de grandes nomes do mundo online como Twitter,
Foursquare e Zynga, já exigem que o candidato envie perfis no Twitter e
Tumblr, junto de um vídeo demonstrando o interesse na posição, ao invés
do antigo currículo.
Em uma matéria do jornal norte-americano The Wall Street Journal,
a empresa afirma que esse processo seleciona os melhores candidatos,
principalmente para eles, que são altamente envolvidos com internet e
redes sociais.
Outros meios, como o LinkedIn, vídeos e até
questionários online também são novas formas escolhidas para seleção de
candidatos. Para Christina Cacioppo, associada da Union Square, os
currículos não dizem muito sobre os candidatos: "Estamos mais
interessados em como as pessoas são, com o que elas gostam de trabalhar e
como elas pensam", diz.
Além de questões normais sobre o
emprego, as empresas também estão querendo saber "Como é o emprego dos
sonhos" ou "Qual foi o melhor trabalho que você já teve". Já a empresa
IGN Entertainment Inc., de games e mídias, criou um programa chamado
Code Foo, onde os participantes jogam e aprendem ao mesmo tempo. Ao
invés de currículos, neste caso a empresa criou uma série de desafios em
seu site e até pede vídeos demonstrando a paixão por jogos dos
candidatos.
Para Todd Carlisle, diretor do Google, informações
como experiências anteriores, hobbies, atividades extracurriculares,
como pintar casas ou fazer uma tour com uma banda de punk rock, ajudam a
mostrar como o candidato se encaixaria na cultura da companhia.
E, você, gosta da ideia ou é mais antiquado e prefere o bom e velho currículo? Deixe sua opinião nos comentários.
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