Estudo aponta
que crença no inferno está ligada à redução de criminalidade
Equipe LifeSiteNews
EUGENE, Oregon, EUA, 21 de junho de 2012
(LifeSiteNews.com) — Considera-se
que as religiões servem como um escudo para comportamentos antiéticos. No
entanto, em se tratando de prever comportamentos criminosos, as crenças
religiosas específicas que as pessoas têm são fatores determinantes, de acordo
com um psicólogo da Universidade de Oregon.
(LifeSiteNews.com) — Considera-se
que as religiões servem como um escudo para comportamentos antiéticos. No
entanto, em se tratando de prever comportamentos criminosos, as crenças
religiosas específicas que as pessoas têm são fatores determinantes, de acordo
com um psicólogo da Universidade de Oregon.
O estudo,
que apareceu na revista da Biblioteca Pública de Ciência (Public Library of
Science) PloS ONE, revelou que a criminalidade é mais baixa em sociedades onde as
crenças religiosas das pessoas contêm um forte componente punitivo do que em
lugares em que as crenças religiosas são mais benevolentes. Um país onde muito
mais pessoas acreditam mais em céu do que em inferno, por exemplo, está
propenso a ter índices de criminalidade muito mais altos do que em lugares onde
essas crenças estão mais pareadas. A descoberta surgiu de uma análise
abrangente de 26 anos com dados envolvendo 143.197 pessoas em 67 países.
que apareceu na revista da Biblioteca Pública de Ciência (Public Library of
Science) PloS ONE, revelou que a criminalidade é mais baixa em sociedades onde as
crenças religiosas das pessoas contêm um forte componente punitivo do que em
lugares em que as crenças religiosas são mais benevolentes. Um país onde muito
mais pessoas acreditam mais em céu do que em inferno, por exemplo, está
propenso a ter índices de criminalidade muito mais altos do que em lugares onde
essas crenças estão mais pareadas. A descoberta surgiu de uma análise
abrangente de 26 anos com dados envolvendo 143.197 pessoas em 67 países.
Azim Shariff, psicólogo da Universidade de Oregon, estuda o impacto de crenças específicas da religião no comportamento das pessoas. |
dos números, o número de pessoas que creem no inferno prevê taxas de
criminalidade mais baixas, mas o das que creem no céu prevê taxas de
criminalidade mais altas, e isso é um grande impacto”, afirma Azim F. Shariff,
professor de Psicologia e diretor do Laboratório de Cultura e Moralidade da
Universidade de Oregon. “Acredito que seja um indicador importante dos
diferentes efeitos da punição e da benevolência sobrenaturais. A descoberta é
coerente com a pesquisa comparada que fizemos no laboratório, mas aqui ela
mostra um poderoso efeito “real” a respeito de algo que realmente afeta as
pessoas: a criminalidade”.
No ano passado, na Revista Internacional
de Psicologia da Religião (International Journal for the Psychology of Religion),
Shariff relatou que estudantes de graduação estavam mais dispostos a cometer
adultério quando acreditavam mais em um Deus perdoador do que em um Deus
punitivo.
de Psicologia da Religião (International Journal for the Psychology of Religion),
Shariff relatou que estudantes de graduação estavam mais dispostos a cometer
adultério quando acreditavam mais em um Deus perdoador do que em um Deus
punitivo.
Crenças religiosas geralmente são vistas
como “uma construção monolítica”, observa Shariff. “Quando você divide a
religião em construções diferentes, você começa a ver relações diferentes. Nesse
estudo, descobrimos duas diferenças que vão em direções opostas. Se você olhar
para a crença religiosa de forma geral, essas direções separadas são diluídas,
e não é possível enxergar nada. Não aparecem os sinais dessa relação”.
como “uma construção monolítica”, observa Shariff. “Quando você divide a
religião em construções diferentes, você começa a ver relações diferentes. Nesse
estudo, descobrimos duas diferenças que vão em direções opostas. Se você olhar
para a crença religiosa de forma geral, essas direções separadas são diluídas,
e não é possível enxergar nada. Não aparecem os sinais dessa relação”.
As novas descobertas, acrescenta
Shariff, se encaixam em um conjunto de provas de que a punição sobrenatural
surgiu como uma inovação cultural muito eficiente para fazer com que as pessoas
agissem de maneira ética uns com os outros. Em 2003, afirma, os pesquisadores
da Universidade de Harvard Robert J. Barro e Racher M. McCleary descobriram que
o Produto Interno Bruto era maior nos países desenvolvidos quando as pessoas
acreditavam mais no inferno do que no céu.
Shariff, se encaixam em um conjunto de provas de que a punição sobrenatural
surgiu como uma inovação cultural muito eficiente para fazer com que as pessoas
agissem de maneira ética uns com os outros. Em 2003, afirma, os pesquisadores
da Universidade de Harvard Robert J. Barro e Racher M. McCleary descobriram que
o Produto Interno Bruto era maior nos países desenvolvidos quando as pessoas
acreditavam mais no inferno do que no céu.
“A punição sobrenatural, na comparação
entre os países, parece prever taxas de criminalidade mais baixas”, afirma
Shariff. “Nesse ponto, só podemos especular a respeito dos mecanismos, mas é
possível que as pessoas que não acreditam na possibilidade da punição depois da
morte sintam que podem se safar depois de viverem comportamentos antiéticos. Existem
menos impedimentos por questões de céu e inferno”.
entre os países, parece prever taxas de criminalidade mais baixas”, afirma
Shariff. “Nesse ponto, só podemos especular a respeito dos mecanismos, mas é
possível que as pessoas que não acreditam na possibilidade da punição depois da
morte sintam que podem se safar depois de viverem comportamentos antiéticos. Existem
menos impedimentos por questões de céu e inferno”.
Mas ele acrescenta que esses dados são
correlacionais, de modo que é preciso cuidado antes de tirar conclusões a
respeito. Embora Shariff e a coautora do estudo, Mijke Rhemtulla, do Centro de
Métodos de Pesquisa e Análise de Dados da Universidade do Kansas, tenham
procurado apresentar explicações alternativas óbvias, é preciso mais pesquisas
para explorar essas interpretações das descobertas.
correlacionais, de modo que é preciso cuidado antes de tirar conclusões a
respeito. Embora Shariff e a coautora do estudo, Mijke Rhemtulla, do Centro de
Métodos de Pesquisa e Análise de Dados da Universidade do Kansas, tenham
procurado apresentar explicações alternativas óbvias, é preciso mais pesquisas
para explorar essas interpretações das descobertas.
Os dados para as crenças no inferno e no
céu, a crença em Deus e frequência às reuniões religiosas foram extraídos das
pesquisas de Valores Mundiais e Valores Europeus realizados em vários períodos
entre 1981 e 2007. Os dados de criminalidade utilizados foram extraídos dos
registros da ONU sobre homicídios, assaltos, estupros, sequestros, agressões,
furtos, crimes relacionados a drogas, roubo de veículos, arrombamentos e
tráfico de pessoas. Outros fatores considerados incluem a religião dominante do
país (católico romano, outras filiações cristãs e muçulmanas), distribuição de renda,
expectativa de vida e taxa de encarceramento.
céu, a crença em Deus e frequência às reuniões religiosas foram extraídos das
pesquisas de Valores Mundiais e Valores Europeus realizados em vários períodos
entre 1981 e 2007. Os dados de criminalidade utilizados foram extraídos dos
registros da ONU sobre homicídios, assaltos, estupros, sequestros, agressões,
furtos, crimes relacionados a drogas, roubo de veículos, arrombamentos e
tráfico de pessoas. Outros fatores considerados incluem a religião dominante do
país (católico romano, outras filiações cristãs e muçulmanas), distribuição de renda,
expectativa de vida e taxa de encarceramento.
“A pesquisa fornece uma nova percepção
das potenciais influências das crenças culturais e religiosas sobre
consequências chave em nível de sociedade”, afirma Kimberly Andrews Espy,
vice-presidente para pesquisa e inovação. “Embora essas descobertas possam ser
controversas, dissecar as associações entre sistemas de crenças específicos e
comportamentos epidemiológicos é um primeiro passo importante para os
cientistas sociais desembaraçarem a complexa teia de fatores que motivam o
comportamento humano”.
das potenciais influências das crenças culturais e religiosas sobre
consequências chave em nível de sociedade”, afirma Kimberly Andrews Espy,
vice-presidente para pesquisa e inovação. “Embora essas descobertas possam ser
controversas, dissecar as associações entre sistemas de crenças específicos e
comportamentos epidemiológicos é um primeiro passo importante para os
cientistas sociais desembaraçarem a complexa teia de fatores que motivam o
comportamento humano”.
Traduzido por Luis Gustavo Gentil do artigo do
LifeSiteNews: “Study:
Belief in Hell is associated with reduced crime”
LifeSiteNews: “Study:
Belief in Hell is associated with reduced crime”
Fonte: www.juliosevero.com
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