Pag-Rsocial - Pagando para  voce se compartilhar com o mundo!!!

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

“Nem todos precisam da escola”, diz jovem que criou programa para autodidatas

“Nem todos precisam da escola”, diz jovem que criou programa para autodidatas:

“Nem todosprecisam da escola”, diz jovem que criou programa para autodidatas

Ele chocou afamília ao deixar a escola aos 12 anos de idade. Agora, quer reunir talentos noVale do Silício e ajudá-los a aprender por conta própria

RenataHonorato
Com apenas 12 anos, Dale J.Stephens chocou os pais certo dia, ao informá-los que deixaria os estudos."Decidi abandonar a escola porque queria começar a aprender", lembrao americano, nascido na região californiana de São Francisco. Passado o susto,ele recebeu apoio dos familiares e iniciou uma jornada sem volta —especialmente aos bancos escolares, exceto por uma breve passagem universitáriaque não durou um semestre. Hoje, aos 21 anos, ele é um autodidata convicto,além de um entusiasta da causa. Apoiado na convicção de quem aprende por si sóvai mais longe, lançou um livro, Hacking Your Education (algo como"Hackeando sua educação"), e fundou o UnCollege (que, com oprefixo inglês "un", ostenta a própria negação da escola), sitededicado a pesquisar a autoaprendizagem. Stephens encontrou ainda uma formainusitada de testar o conceito. A partir de setembro, o UnCollege promoverá umprograma chamado Gap Year, que reunirá dez jovens com idades entre 18 e 28 anosem um intensivão sobre como aprender por conta própria. Ao longo de doze meses,eles dividirão o mesmo teto em São Francisco, farão um intercâmbio a outrospaíses, terão de desenvolver um projeto inovador em qualquer área e ao fimserão enviados para o Vale do Silício, centro de inovação americana, paracumprir um estágio. O objetivo do programa é um só: colocar os participantes emcondições de aprender a aprender. Apesar da fé no autoaprendizado, Stephens reconheceque a modalidade não é indicada a qualquer um. "Acredito que todo mundo écapaz de aprender de forma independente, mas sei que nem todos conseguem fazerisso." Às vésperas de chegar ao Brasil, onde participa na próxima semanada edição da Campus Party em Recife, ele conversou com o site de VEJA sobresuas ideias e feitos. Confira os principais trechos a seguir:
Dale J. Stephens
Porque você largou a escola tão cedo, aos 12 anos? Decidiabandonar a escola porque queria começar a aprender. No colégio, na maioria dasvezes, ficava à toa e não aprendia nada.
Comosua família reagiu à sua decisão? Eles ficaramchocados, mas acabaram me apoiando. Eles me deram a oportunidade de decidir pormim mesmo.
Vocêdiz que não acredita no currículo escolar.Na sua opinião, o que poderia ser feito para mudar o sistema educacional nosEstados Unidos? A primeira coisa a fazer é mudar a noção de que todo mundo podeaprender as mesmas coisas, no mesmo tempo e de forma linear.
Omesmo vale para outros países? A maioria dasescolas se baseia no sistema educacional prussiano — frequência obrigatória,formação específica para os professores, currículo unificado e testesnacionais. Isso funciona bem para treinar pessoas para seguir uma direção, masnós não precisamos de trabalhadores em série.
Emque a proposta do UnCollege difere da oferecida por universidades tradicionais?Os benefícios em participar do programa Gap Year são inúmeros. Nosso currículoúnico de autoaprendizado ensina técnicas de como aprender. Reunimos autodidatasem uma mesma comunidade. Conectamos nossos seguidores a mentores que os guiamem um processo de autoaprendizado.
Comosão selecionados os mentores? Os mentores doprograma são pessoas muito diferentes entre si. Fazem parte desse grupo desdeinvestidores até executivos da Fundação Gates, passando por empreendedores eempresários listados pela Fortune. Escolhemos essas pessoas porque elasacreditam no valor de aprender por conta e desenvolvem coisas interessantes.
Vocêacredita que qualquer pessoa pode aprender sem ajuda da escola?Eu acredito que todo mundo é capaz de aprender de forma independente, mas seique nem todos conseguem fazer isso. Defender essa premissa seria tão toloquanto dizer que todas as pessoas devem ir à escola.
Quaissão seus planos para o futuro? Vamos expandiro UnCollege para outras cidades. Nova York e Chicago são as primeiras da lista.
Porque decidiu escrever um livro? Escrevi umlivro para explicar de forma sucinta o que é autoaprendizado. Trata-se de umassunto difícil. É muito importante para os jovens não se sentirem isolados esaber que não estão sozinhos.
Vocêvoltaria a estudar em uma universidade em alguns anos?De forma alguma.
Quemsão as suas inspirações? Eu me inspiro empessoas como John Holt e Alexander Sutherland Neill.  Eles foram osprimeiros a disseminar essas ideias.
Vocêtem planos de expandir o UnCollege para outros países?Sim, com certeza. Por ora, estamos pensando em levar o projeto para Londres, naGrã-Bretanha, e Berlim, na Alemanha.
Divulgação:www.juliosevero.com
Leiturarecomendada:
Para seguir Julio Severo no Facebook e Twitter:http://twitter.com/julioseveroFacebook: http://www.facebook.com/pages/Blog-Julio-Severo/185623904807430

Nenhum comentário: