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terça-feira, 13 de abril de 2010

Rudolf Diesel: o homem que deu a largada



Pouca gente sabe que Rudolf Diesel criou o sistema elétrico que faz seu refrigerante ficar geladinho e conserva alimentos. Mas, não é difícil imaginar seu principal feito. Sempre atrás da melhor forma de usar o vapor como fluído para motores, o engenheiro alemão inventou o motor... a diesel.
As primeiras patentes registradas em 1892 e 1893 não eram exatamente sobre os motores de hoje, e sim sobre o ciclo de um motor usando a técnica de compressão-ignição (ou combustão). Eram ciclos de quatro fases. Mas, só após muitas explosões em laboratório, em 1897 o cientista conseguiu fazê-lo funcionar usando o mesmo conceito dos motores movidos a gás, criado um ano antes pelo colega Nikolaus Otto.

Revolução do petróleo (ou do amendoim?)


O curioso é que o combustível idealizado pelo cientista para o funcionamento do motor era óleo de amendoim e não o produto derivado do petróleo, depois batizado com seu nome. Ele acreditava que os combustíveis a base de óleos vegetais seriam tão importantes um dia quanto os derivados de petróleo e até do carvão, o mais usado naquela época.
Diesel passou o resto da vida mostrando ao mundo sua criação e teve inúmeros problemas de licenciamento, manufatura e finanças, até seu misterioso desaparecimento em 1913, que se deu quando ele cruzava o canal Antuérpia (Bélgica) à Inglaterra em um ferry boat. Sua invenção foi fundamental para a vida moderna como a conhecemos e serviu de inspiração para o desenvolvimento da indústria automobilística, principalmente a pioneira Ford.

06:04 - 12 de Abril de 2010

Por Patricia Salles

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