Pag-Rsocial - Pagando para  voce se compartilhar com o mundo!!!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

AEROPORTOS: Infraero investiu 11% do previsto para aeroportos


Uma pobre passageira no aeroporto de Salvador

só falta ouvir: relaxa e goza!

A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) só desembolsou 11% dos recursos autorizados no Orçamento de 2010 até junho, segundo dados do Ministério do Planejamento. Do total de 1,6 bilhão previsto até dezembro, apenas 178 milhões de reais foram investidos no primeiro semestre.
Em 2009, somente 421 milhões de reais (43%) foram investidos pela Infraero de dotação prevista de 981 milhões de reais. Em 2007 e em 2008, menos da metade da verba anual autorizada foi de fato utilizada.
A Infraero prevê 47 ações em seu orçamento de 2010 que envolvem obras de pequeno e grande porte de manutenção, adequação e construção de terminais, pistas, entre outras. Ocorre que, até junho, 15 dessas ações (que totalizam 267,8 milhões) não receberam nenhum centavo da empresa, de acordo com dados da ONG Contas Abertas. Isso significa que 32% das ações estão “zeradas”. Vinculada ao Ministério da Defesa, a Infraero é responsável por administrar 67 aeroportos no país.
De acordo com a assessoria de imprensa da Infraero, “o maior desembolso ocorre no segundo semestre, com a conclusão das licitações e início dos maiores investimentos”. A assessoria informa ainda que a previsão é gastar, até o fim do ano, todo o valor previsto.
A construção de terminal de passageiros, de pátio de aeronaves e de acesso viário no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) faz parte da lista das obras que ainda não receberam nenhuma verba. A previsão é de 46,1 milhões de reais este ano.
Nas ações de revitalização e modernização do terminal de passageiros e demais instalações de apoio do Aeroporto Internacional do Galeão (RJ), a Infraero investiu apenas 10,4 milhões dos 299 milhões previstos para 2010.
Debate presidencial - Após os atrasos nesta semana em vários aeroportos brasileiros, especialmente da companhia Gol, o tema dos aeroportos entrou na agenda dos candidatos à presidência.
Um dia depois de a candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, culpar os governos anteriores pelos atrasos nos aeroportos brasileiros, José Serra rebateu e disse que “nos últimos anos nada foi feito”. Segundo Serra, o governo federal não consegue gastar os recursos da Infraero para fazer obras.
Dilma atribuiu os problemas dos atrasos aos “anos de zero planejamento em infra-estrutura”, e acrescentou que “não se resolve tudo em oito anos”. A saída, para a candidata, é abrir o capital da Infraero, mantendo o controle nas mãos do estado, como acontece na Petrobras.
(Fernando Mello - Veja on line)

Nenhum comentário: