Pag-Rsocial - Pagando para  voce se compartilhar com o mundo!!!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Biografia linguisticamente inclusiva de Dilma Rousseff

Dilma, primera muié presidenta do brasil
Primera muié presidente do brasil dilma Rousef naceu em 14 de dezembro de 47 na cidade de belo horisonte (BH). É fia do imigrante Pedro e da professora dilma da silva nacida em Resende (RJ). O casao teve treis fio: Igo Dilma e Zana.
A fia do meio inicio os estudo no Colégio Nossa Senhora do Sion e curso o ensino médio no Colégio Estadual Central então centro da fervessência estudantio da capital mineira. Co 16 ano Dilma começa a vida politica nas organização de combate aos militar.
Em 1969 conheceu o adevogado gaucho Carlos Franklin Araujo. Junto sofre com a perseguissão dos  milico. Condenada por “subvenção” Dilma passa quase três ano de 1970 a 1972 no presídio Tiradentes em sampa.
Livre da prizão muda pra Porto Alegre em 1973. Volta a estudá na Universidade Federal do Rio Grande do Sul despois de faze o vestibular. Em 1975 Dilma começa a trabaiá de istagiária na Fundação de Economia e Estastísca (FEE) órgão do governo gauxo. No ano siguinte da luiz a filha do casal Paula Rousseff.
Dedica em 1979 a campainha pela anistia durante o processo de abertura comandada pelos militar ainda no poder. Com o marido Carlos Araújo ajuda afundar o Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Rio Grande do Sul. Trabalho na assessoria da bancada estadual do partido entre 1980 e 1985. Em 86 o prefeito da capital Alceu Collares escoie Dilma para ocupar o cargo de Secretaria da Fazenda.
Com a volta da democracia Dilma participa da campanha de Leonel Brisola ao Palacio do Pranalto em 1989 ano da primera eleisão direta depois da ditadura militar. No segundo turno Dilma vaias ruas defende o candidato Lula do Partido dos Trabaiadores (PT).
No comeco de 1990 volta a Fundação de Economia e Estastíca do Rio Grande do Sul como presidente da instistuisão. Em 1993 com a eleisão de Alceu Colares para o governo do Rio Grande do Sul vira Secretaria estaduau de minas energia e comunicasão.
Em 98 inicia o curso de doutorada em economia na univercidade estadual de campinas mas já envolvida na campanha do governo gaucho não chega a defender. PDT e PT elege Olivo Dutra pa governo e Dilma secretaria de minas energia e comunicasão. Dois anos despois vira petista.
O trabaio no governo gaucho chama a tensão de Lula que o Rio Grande do Sul foi uma das pouca unidade da federaçãos que não sofre com o rasionamento em 2001.
Em 2002 Dilma convidada a participar da equipe de transação entre os governo de FHC (1995-2002) e Lula (2003-2010). Despois com a posse de Lula torna-se ministra de Minas e Energias.
Entre 2003 e 2005 comanda reformação no setor com a criasão do chamado marco regulador (leis regulamento e norma técnicas) para as prática em Mina e Energias. Alem disso o Conselho de Administração da Petrobrais introduiz o biodízil na matriz enérgica brasilera e o pograma Luz pra todos.
Lula escolhe Dilma para ocupa a Casa Civil e cordena o trabaio do ministerio em 2005. A ministra assume a diresão de programa estrategicos como o Pograma de Acelerassão do Cressimento (PAC) e o pograma de habilitação popular minha casa minha vida.
Cordeno ainda a comisão intermisterial carregada de defini as regra para a explorasão da descobertas reserva de petrólio pré-sal e integro a Junta Orsamentaria do governo que se reúne mesalmente para avalia recurso pras obra.
Em marco de 2010 Dilma e Lula lansam a segunda faze do pograma de acelerasão do cresimento (PAC 2) amplia as meta da primeira fase do pograma. No 3 de abril Dilma dexa o governo federau pra se candidata presidente. Em 13 de junho o PT aceito a candidatura da ex-ministra.
No sigundo turno das eleição realizados em 31 de outubro de 2010 com 63 anos Dilma Rousef é eleita a primera muié presidenta da repubrica do brasil com quase 56 milhão de voto.
Leia o testo escludente aqui: http://www.presidencia.gov.br/presidenta/view

NOTA DA EDITORIA: Quando o M@M publicou o texto Petismos linguísticos e a atual dirigenta, em que se questionava a ingerência do estado/partido para com algo que não é sua propriedade, a língua pátria, fomos chamados de nomes bem feios, de passadistas incorrigíveis, anacrônicos, preciosistas burgueses enquanto milhões são excluídos etc. Agora, que o partido hegemônico põe em prática o que era apenas discurso, a parte da sociedade que tomou conhecimento ficou naquele conhecido estado, misto de indignação e impotência. Como o partido dos intelectuais faz uma coisa dessas? Ora, o partido príncipe, por definição, não tem limites e continuará a por suas patas em tudo, sem se responsabilizar por nada. Em lugar de promover a ampliação de horizontes pela riqueza linguística, o Governo legisla pelo embotamento nacional completo. E depois não sabemos o motivo de, ano após ano, o Brasil piorar em avaliações internacionais de aprendizado, quaisquer que sejam os critérios adotados. É simples, você está pagando para isso. Há décadas. E caro.

Nenhum comentário: