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quinta-feira, 19 de julho de 2012

Primeiras impressões: o novo BMW Série 3

Primeiras impressões: o novo BMW Série 3:
Qual o sentido da palavra evolução? Para muita gente isso significa aprender coisas novas com o passar dos anos e também se aperfeiçoar em vários sentidos. A BMW seguiu essa idéia à risca com a Série 3, lançada em 1975 e o maior sucesso de vendas na história da marca.

Na última quinta-feira a imprensa foi conferir o lançamento da sexta geração do carro. O evento foi realizado na Fazenda Serra Azul, um condomínio bem próximo de São Paulo (aproximadamente 72 km) e que conta com campos de golfe e uma estradinha cheia de curvas.
Exemplares das seis gerações estavam estacionados no local da apresentação. A partir daí foi possível ter uma idéia visual da evolução do modelo em trinta e sete anos de história. Da primeira, E21 (sigla técnica), passando pela E30 (esse carro, aliás, o leitor viu aqui), E36, E46, E90 e agora a F30. Uma coisa interessante é que o apelo visual com quatro faróis foi mantido em todas elas.
Geralmente em um lançamento recebemos uma enxurrada de informações, que fazem parte das versões completas. HeadUp Display, câmera de ré, acesso à internet e vários outros acessórios foram mostrados. Por isso qualquer modelo só é conhecido em detalhes quando ficamos alguns dias para avaliação. Mas no mesmo dia já foi possível fazer uma primeira avaliação.
De maneira geral a Série 3 ficou mais esportiva. Isso se reflete no próprio desenho da carroceria que, aliás, ficou cerca de cinco centímetros maior, além de mais larga. A frente agressiva traz os quatro faróis e os – sedutores – angel eyes em destaque.
Assim como a Série 1 nesse caso também a marca segue o estilo Lines, ou seja, são três idéias gerais ou tendências que os modelos devem seguir. Nesse sentido temos a Luxury (com detalhes cromados, como no pára-choque traseiro), Modern e Sport (reparem na ponteira de escapamento em preto fosco).
A maior novidade está debaixo do capô. No caso da 328i o bloco é de quatro cilindros, biturbo, com 245 cv e 35,6 kgfm de torque. Já a 335i continua com o motor de seis cilindros em linha, biturbo, com 306 cv e torque de 40,7 kgfm. A versão M3 chega em breve para povoar nossos sonhos.
O test-drive incluiu um trecho de quarenta quilômetros de estrada. Até a saída do Hopi Hari o veterano Ingo Hoffmann puxou o grupo a bordo de uma 1M (ele não é bobo, não). Para quem gosta de números, vale dizer que o 0 a 100 é coberto em 5,9 segundos, enquanto que a velocidade máxima é limitada aos 250 km/h.
Rodando, pude notar outra grande qualidade do carro. A transmissão de oito marchas é primorosa e traz três tipos de opções de condução. Não resisti e coloquei no modo manual, com mudanças feitas diretamente na alavanca, bem posicionada por sinal. As trocas – e reduções – são rápidas.
Outro ponto forte mantido pela Série 3 é a excelente ergonomia, que veste o motorista. A impressão é que o carro é um sedã pequeno, sempre à mão. O trabalho primoroso do câmbio e do torque contínuo a partir dos 1.250 giros se reflete no consumo. A 120 km/h com ar-condicionado ligado fizemos uma média de 14,4 km/l.
Os preços (no final do vídeo) começam em R$ 171.400,00 (328i) e chegam aos R$ 294.950,00 (335i Sport). Segundo a assessoria a versão 320i também chega em breve, custando na faixa de R$ 130.000,00. Agora ficamos no aguardo da M3!
[Imagens: divulgação]




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