Olhar as diversas pesquisas pelas regiões, conforme este blog vem afirmando, tem o poder de mostrar as grandes distorções entre os institutos. Os erros surgem, mesmo que os números ajeitem-se dentro da imensa margem de erro de 4%, 2% para cima, 2% para baixo, fazendo com que a análise nacional não seja tão prejudicada. Vejam, abaixo(cliquem sobre as tabelas para ampliar), os levantamentos feitos por três institutos, com diferença de 10 dias, nas regiões brasileiras:
Agora, observem o quanto cada candidato perdeu e ganhou na Pesquisa Datafolha, em relação à pesquisa Ibope.Não esqueçam que o Ibope apontou Dilma com 40% e Serra com 35% e que o Datafolha apontou Serra com 39% e Dilma com 37%. Observem que a margem de erro tem outra "fotografia", quando analisada por regiões:
O quadro acima acaba com as bobagens de que a exposição de José Serra à mídia não mudou o quadro eleitoral. Mudou e muito. Crescer 11% pode significar ter ganho 5 milhões de votos. Os mesmos 5 milhões de votos perdidos por Dilma Rousseff. Como se diz lá no Sul, aqui vai um beijo para as moças e um abraço pro gaiteiro, que o baile recém começou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário