A ideia de criar um emblema com mãos entrelaçadas no formato da Taça Fifa é da agência Africa, do publicitário Nizan Guanaes. Ela foi uma das 30 empresas do ramo convidada pela Fifa para o concurso.
Todos os modelos foram analisados e escolhidos há um mês pelo escritor Paulo Coelho, a modelo Gisele Bündchen, o designer Hans Donner, o arquiteto Oscar Niemeyer, a cantora Ivete Sangalo e o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.
A apresentação ontem não causou impacto porque a imagem vazou e foi divulgado no portal IG, na internet, no dia 31 de maio.
Dois meses antes, a imagem fora registrada na Ohmi (sigla em inglês do Escritório de Marcas e Registro de Design) da União Europeia. A instituição é encarregada pela proteção à propriedade intelectual. Da Folha de São Paulo
MEU COMENTÁRIO: Já me referi em post mais abaixo a respeito desse símbolo da Copa 2014 como de péssimo gosto. Uma porcaria. Agora obtive a confirmação do responsável pela sua criação: uma agência de publicidade brasileira.
E reafirmo: a publicidade brasileira é a coisa mais estúpida e cretina que pode haver. Publicitário brasileiro é um tipo que vive à cata de caraminguás oficiais. Faz qualquer coisa para qualquer cliente, nem que seja um tirano facínora da África.
E faz de forma incompetente. A publicidade brasileira - estão aí suas peças nos veículos de comunicação - revela que os ditos 'criativos' das agências no máximo babam a baba da cretinice.
Dia desses escutei um desses iluminados da propaganda concedendo uma entrevista para a rádio CBN, na qual elogiava o símbolo da Copa como uma coisa excepcional de alta criatividade e bom gosto e aprovado por uma comissão de 'notáveis'.
É. Dá para ver.
Em tempo: acredito que o vermelhão comuna dessa logomarca ridícula deve ter sido sugerido pelo comuno-burguês (eita!)Oscar Niemayer que há quase um século mama nas tetas do Estado.
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