Cientistas de Stanford fizeram uma descoberta que pode dobrar a velocidade das redes sem fio. A tecnologia, em teoria, permite aos rádios enviarem e receberem sinais simultaneamente em uma mesma frequência, algo que anteriormente se pensava ser impossível. Philip Levis, professor assistente de ciência da computação e engenharia elétrica da Universidade de Stanford afirmou que os "livros didáticos dizem que você não pode fazer isso".
Além disso, Levis disse que "o novo sistema revisou completamente nossas suposições sobre como as redes sem fio podem ser projetadas. Quando o rádio está transmitindo, a sua própria transmissão é de milhões, até bilhões de vezes mais forte do que qualquer outra coisa que possa ouvir [a partir de outro rádio]. É como tentar ouvir um sussurro, enquanto você mesmo está gritando".
A tecnologia resolve então este problema usando dois transmissores em cada extremidade: "os dois sinais transmitidos interferem destrutivamente na antena de recepção para criar um sinal morto que o receptor não pode 'ouvir'. Então você cria essa posição nula onde o receptor não consegue ouvir este sinal, e por isso é capaz de receber pacotes de outras áreas."
O desempenho é efetivamente duplicado quando se envia e recebe dados simultaneamente, ainda que as velocidades em direção única não aumentem. Os cientistas notaram que as redes atuais de telefonia permitem aos usuários falarem e ouvirem ao mesmo tempo, mas tais redes usam uma gambiarra solução que é mais cara e complicada que a nova descoberta.
Ainda não está claro quando a tecnologia chegaria a eletrônicos de consumo, mas os pesquisadores já registraram patentes, e estão aprimorando a força do sinal, para torná-los mais adequados em aplicações Wi-Fi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário