Pag-Rsocial - Pagando para  voce se compartilhar com o mundo!!!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Da série "Eu quero destruir tudo e todos inclusive eu mesmo": Lula defende os altos impostos no Brasil


Depois daquele discurso implode turistas...depois de não ir na inauguração do ringue/ comitê de sua candidata, Lula defende os altos impostos que carregamos nas costas...
Em geral, a cartilha do político reza: “nunca defenderás aumento de impostos”. Nos EUA, por exemplo, os republicanos têm na diminuição da carga tributária uma de suas principais bandeiras.

No Brasil, onde a carga tributária não para de crescer, Lula parece dar de ombros ao mandamento e, do alto de sua popularidade, defende a quase pornográfica carga tributária – que não para de crescer desde o governo FHC.

Hoje, respondendo a um leitor de sua coluna semanal, publicada em mais de uma centena de jornais amigos, Lula mandou ver. Eis alguns trechos:

- Todos os países desenvolvidos, que têm sistema de bem-estar social, têm carga tributária bem mais elevada, em cerca de 50% do PIB. Do outro lado, há países mais pobres na América Latina, no Caribe e na África, cuja carga tributária é bem baixa, inferior a 15%. Resultado: eles não têm recursos para adotar políticas sociais e o Estado é praticamente inexistente. O Brasil está numa posição intermediária: em 2009, a carga tributária foi de 34%. A arrecadação nesse patamar é decisiva para que o Estado possa atuar para reduzir as desigualdades sociais, fazer os investimentos necessários em Educação, Saúde, Segurança e atacar as deficiências de infraestrutura.

Ou seja, Lula no final das contas diz que a carga tributária aqui não é tão alta assim…

Nenhum comentário: