Em mais uma jogada que mostra como nosso querido Brasil está nas mãos da elite mundial, o Brasil se rende e entra na ilusória "guerra contra o terrorismo", e irá instalar o polêmico aparelho de escaneamento corporal, ou "body scanner" nos aeroportos de Guarulhos (SP), Galeão (Rio), Recife e Manaus.
Importante lembrar que os ditos body-scanners foram gentilmente cedidos pelo governo americano, com o pretexto de ajudar o Brasil se adequar aos padrões anti-terrorismo internacionais, tendo em vista a copa do mundo e olimpíadas que serão sediadas no Brasil nos próximos anos. Neste artigo veremos como um ataque terrorista forjado criou a justificativa para estes aparelhos, potenciais efeitos prejudiciais à saúde, a questão da privacidade e da exposição dos órgãos genitais e porque eles seriam inúteis de qualquer forma.
A onda de body-scanners no mundo inteiro começou após a suposta tentativa de ataque terrorista em um vôo para o aeroporto de Detroit, pelo nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, vindo de Amsterdam, Holanda. O dito terrorista supostamente treinado no Iemen teria utilizado uma bomba costurada em sua cueca que apenas pegou fogo sem explodir. Este evento foi então utilizado para criar um pânico geral e justificar a implantação de body-scanners na europa, Estados Unidos e agora até mesmo no Brasil. O jornal Independent, no entanto, reporta que os body-scanners não seriam capazes de detectar a bomba cueca de Detroit.
- Ataque de falsa bandeira em Detroit
Vários passageiros informaram ter visto um homem bem vestido, provavelmente indiano, ter acompanhado Abdulmutallab no seu embarque no aeroporto de Amsterdam. Kurt Haskell, um reconhecido advogado de Detroit, informou ter presenciado o embarque do terrorista junto com este homem em terno laranja, que ao tentar embarcar Abdulmutallab sem passaporte, teria dito a funcionária que Abdulmutallab seria um refugiado e que "eles" sempre faziam isto". Vários outros passageiros confirmaram a mesma história.
No vídeo abaixo vários passageiros relatam a CNN sobre o que viram:
Além disto, vários passageiros confirmaram que havia alguem no vôo filmando a viagem inteira, e continuou filmando quando o nigeriano pegou fogo. Nenhum jornal noticiou este fato, nem tal filme foi jamais mostrado. Mas a história fica ainda mais sinistra: após aterrissar em Detroit e esperarem no avião mais de 20 minutos (mesmo que pudesse haver mais alguma bomba no vôo) os passageiros foram mantidos em uma área reservada sem acesso a outros passageiros. Eles confirmaram terem visto alguém sendo levado pela polícia para uma sala, e sendo algemado e levado para outro lugar. O aeroporto e a polícia mudaram de versão ao menos 4 vezes, a medida que os passageiros divulgavam a situação para a imprensa ou na internet. No início não havia ninguém mais preso, para manter a história que o nigeriano estava sozinho. Depois de 4 versões diferentes, reconheceram que alguém havia sido sim preso, mas era de outro vôo e havia sido liberado em seguida. Ignorando a imensidão de evidencias mostradas pelos passageiros, a mídia continuou criando pânico para eventualmente justificar a introducao dos body-scanners. A regra de tres novamente em ação: crie umproblema, espere uma reação, de a solução. Também chamada de dialética hegeliana.
- Perigo a saúde
Uma influente organização internacional de segurança de radiação, a IAEA, ou Inter-Agência Comitê de Segurança contra Radiação, alertou que os scanners corporais a serem implementados nos aeroportos de todo o mundo aumentam o risco de câncer e defeitos de nascimento e não devem ser usada em mulheres grávidas ou crianças.
De acordo com este artigo da revista Technology Review, os raios tera-hertz podem alterar a composição do DNA em seres humanos.
Um perito americano sobre os efeitos biológicos de raios-X, o Dr. John Gofman, Professor Emérito de Biologia Molecular e Celular da Universidade da Califórnia, investigou exaustivamente e concluiu que não há níveis seguros de radiação ionizante. Seus estudos indicam que a radiação de diagnóstico e tratamento médico é um co-fator causal em 50 por cento dos casos de câncer nos EUA.
Sobre efeitos à saúde, o jornal folha on-line publicou que
"Em relação aos possíveis efeitos nocivos à saúde, ainda não estabelecidos, o equipamento não gera polêmica entre especialistas brasileiros. Porém, alguns profissionais não descartam a hipótese de dano ao corpo humano." Quando você fala sobre radiação ionizante, as pessoas leigas lembram logo de grandes acidentes e ficam preocupadas se vão ter câncer. Claro que se eu falar que não existe nenhuma possibilidade, eu estou mentindo. Existe uma possibilidade muito pequena em relação a um possível dano", afirmou o especialista da UERJ.
- Questão da Privacidade: Exposição dos Órgãos Sexuais
Em um destes episodios, o ator de bollywood Shah Rukh Khan disse que durante sua chegada em Londres teve que passar pelo body-scanner e uma das garotas que trabalhavam no aeroporto pediu para ele assinar uma foto com sua imagem retirada do scanner (leia artigo).
Em um outro incidente reportado pela BBC, um funcionário do aeroporto londrino de Heathrow foi dado uma advertência após ter feito comentários sobre uma colega que ele disse ter visto no scanner.
Em um caso amplamente divulgado, o funcionário da TSA Rolando Negrin, após ter passado pelo scanner durante treinamento e ter seu pequeno penis mostrado a seus colegas, seguido por meses de gozação, agrediu um colega de trabalho com um bastao de baseball.
- Scanners Corporais são inúteis, diz um expert em segurança aérea
O jornal Vancouver Sun publicou uma matéria na qual um expert em seguranca aérea se gabava de que ele poderia facilmente entrar através de um dos novos scanners no Canadá com explosivos suficientes para explodir um avião jumbo. O israelense especialista em segurança de aeroporto diz que o governo federal tem desperdiçado milhões de dólares para instalar "inúteis" máquinas de imagem nos aeroportos em todo o país.
"Eu não sei porque todo mundo está correndo para comprar essas máquinas caras e inúteis. Eu posso facilmente burlar os scanners corporais com explosivos suficientes para derrubar um Boeing 747 ", disse Rafi Sela a parlamentares sobre o estado de segurança da aviação no Canadá nesta quinta-feira.
"É por isso que não iremos colocá-los em nossos aeroportos."
Sela, oficial de segurança da ex-chefe da Autoridade do Aeroporto de Israel e um veterano de 30 anos em segurança e tecnologia de defesa aérea, ajudou a projetar o aparato de segurança no aeroporto Ben Gurion de Tel Aviv. Ele falou aos deputados da comissão de transporte na Câmara dos Comuns através de vídeo-conferência a partir de Kfar Vradim, Israel.
Com certeza o uso de scanners corporais são uma violação a privacidade e a saúde das pessoas. O superintendente da PF no Rio, Ângelo Gioia, chegou ao ponto de dizer "Nunca há excesso quando se fala de segurança." Isto quer dizer que poderão ir cada vez mais longe e nunca será considerado excesso?
- Onde estão os protestos?
As pessoas estão muito ocupadas demais BBB, novela e futebol.
Fontes:
Estadao: Cumbica vai ganhar neste mês scanner corporal
Folha On-line: Aeroportos de quatro Estados vão receber superaparelho de raios-x
The Independent: Are planned airport scanners just a scam?
Technology Review: How Terahertz Waves Tear Apart DNA
Bloomberg: Airport Body Scanning Raises Radiation Exposure, Committee Says
The Vancouver Sun: Full-body scanners 'useless,' air security expert says
BBC: Heathrow worker warned over body scanner misuse
Huffington Post:Your request is being processed...Image Of Genitalia On Full Body Scanner Led To Assault, Police Say
Nenhum comentário:
Postar um comentário