Por Larissa Guimarães, na Folha:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz hoje balanço dos oito anos de gestão, em um evento que contará com a presença de vários ex-ministros, inclusive aqueles que saíram do governo após escândalos, como José Dirceu, ex-chefe da Casa Civil. A Folha apurou que está praticamente confirmada a presença de Dirceu. Entretanto, a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra não participará da cerimônia. Dirceu saiu do governo devido a denúncias que o ligavam ao escândalo do mensalão, e Erenice caiu após o envolvimento de seu nome e de seus filhos em escândalo de lobby na Casa Civil.
Até ontem, dois terços dos ex-ministros chamados para o evento já haviam confirmado presença. Todos os atuais nomes da Esplanada também deverão se encontrar no Palácio do Planalto. Ao todo, 800 autoridades foram convidadas para o encontro. Oficialmente, a Presidência informou ontem que todos os ex-ministros receberam convite para o balanço da gestão Lula. A presidente eleita Dilma Rousseff -que ocupou a pasta de Minas e Energia e depois comandou a Casa Civil- foi convidada como ex-ministra, de acordo com a Presidência.
O tom do evento será de despedida, e está previsto que Lula receba homenagens de seu staff. O governador reeleito Jaques Wagner (BA) -que chefiou a pasta do Trabalho e, posteriormente, a de Relações Institucionais- irá falar em nome dos ex-ministros. O presidente deverá receber mais afagos. Estão previstos discursos de um representante dos trabalhadores e de um representante do setor empresarial. Aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário