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quarta-feira, 5 de maio de 2010

Fiat lança o novo Uno, seu mais novo quadrado redondo



Finalmente a Fiat está lançando a nova geração Uno, que chega às concessionárias com duas opções de motor, quatro de acabamento e preços iniciais sugeridos entre R$ 25.550 e R$ 31.870. Conheça mais detalhes do novíssimo hatch - e entenda sua inédita aposta na personalização.

Na melhor tradição do Uno, a nova geração chega com linhas quadradas, só que agora mais arredondadas. Parece até estranha a definição do “quadrado redondo”, mas é como a própria Fiat trata o novíssimo Uno. Reparem nas fotos. O resultado é fruto de um longo estudo do Centro Estilo Fiat para América Latina e do Centro Estilo Fiat da Itália com o auxilio de pesquisas envolvendo potenciais clientes.
As pesquisas apontaram que os clientes queriam que o primeiro Fiat Uno fosse o ponto de partida para um carro totalmente novo. Segundo a Fiat, “ouvindo o cliente, seria possível filtrar e refinar as sugestões para criar exatamente o carro dos desejos dos consumidores”. O Mille, como é conhecido o primeiro Uno, continua no mercado e irá conviver por mais alguns anos com o seu substituto natural.

Se por fora o modelo é mais quadrado, por dentro ele é mais circular. Além do volante, os marcadores do painel, as saídas de ar e os comandos do ventilador são redondos. O estilo do interior, que também valoriza o espaço para os ocupantes, melhorou em relação ao Mille. Outra evolução foi em relação ao número de porta-objetos que, dependendo da versão, varia entre 11 a 14, dispostos no painel, no console central e até na tampa interna do porta-malas, entre outros pontos. Em todas as versões o porta-luvas possui tampa - isto foi um pedido dos clientes ainda nas clínicas de produto. Sem ela, o interior fica pobre demais.
Personalização
A Fiat quis mesmo transformar o novo Uno num “carro design”. Para isso, a marca apostou na capacidade do cliente para customizar o modelo. A personalização pode ser feita tanto na fábrica quanto com acessórios disponibilizados nas concessionárias. Lembrando que o novo Uno será vendido inicialmente com carroceria quatro portas. O modelo duas portas chega daqui a poucos meses.

O dono de um novo Uno pode escolher entre uma grande variedade de adesivos, badges e apliques. Eles podem ser aplicados nas portas, coluna posterior, teto, para-choques, para-lamas, espelhos retrovisores externos, maçanetas, pomo do câmbio, freio de mão e molduras do painel.
Como opcional de fábrica, o novo Fiat Uno oferece seis kits de personalização com temas distintos para cada versão. São eles: Kits Square e Smile para a versão Vivace; Kits Jeans e Sunny chegam para a versão Attractive; e Kits Tribal e Steel, desenvolvidos para as versões Way (leia mais sobre eles abaixo). Todos têm elementos atrativos e outros de gosto duvidoso. Tudo depende mesmo da vontade do cliente.

Ainda não acabou. Se o consumidor quiser deixar o novo Uno ainda mais com a sua cara, ele pode comprar adesivos, faixas, badges, tatuagem de teto, moldura do painel de instrumentos, apliques para o pomo de câmbio e freios, tapetes, entre outros itens, nas concessionárias, distribuídos em três temas distintos: WWW, Arabesco e Podium. Sem contar os já tradicionais aerofólio, minissaias e pedaleiras esportivas, apliques na grade dianteira, rodas e calotas com cores diferentes e ponteiras, maçanetas e capas de retrovisores cromados. São milhares de combinações possíveis.
Versões e equipamentos
Como todos já sabiam, o novo Uno pode ser encontrado nas versões Vivace 1.0 Flex, Way 1.0 Flex, Attractive 1.4 Flex e Way 1.4 Flex. São 14 cores disponíveis entre lisas e metalizadas. Três delas fazem sua estreia na linha Fiat: Amarelo Citrus e Azul Splash, exclusivas para as versões Vivace e Attractive, enquanto o Verde Box se destina somente às versões Way. Mas não será surpresa se elas não forem mais ofertadas daqui a poucos anos, já que estas cores costumam ser orefecidas apenas para causar mais impacto no lançamento.
Entre todos os equipamentos, a Fiat escolheu valorizar dois deles em especial. O primeiro é “inédito no segmento”: o para-brisa térmico, que tem a função de desembaçamento. Quando acionado, ele leva até três minutos para desembaçar o para-brisa por completo. No final deste tempo a função é desativada automaticamente. O segundo é o sistema de reclinamento do banco traseiro. No ângulo menor (18°) o porta-malas ganha dez litros de volume (subindo para 290 litros) e cerca de 30 mm na distância longitudinal. Na posição normal, a capacidade é de 280 l.

Conheça as versões:
Vivace
Se a Fiat investiu no visual e na personalização, o mesmo não se pode dizer dos equipamentos de série. A versão Vivace 1.0 flex 4p, que tem preço sugerido de R$ 27.350 (2p: R$ 25.550), sai de fábrica com econômetro, relógio digital, hodômetros digitais total e parcial, brake-light, Fiat Code, espelho de cortesia do lado do passageiro, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras, ganchos para retenção de carga, quadro de instrumentos com iluminação branca, tomada de corrente 12V, apoios de cabeça dianteiro fixos (péssima idéia aprendida com o Chevrolet Celta), apoios para cabeça traseiros rebaixados com regulagem de altura, banco traseiro rebatível com duas posições para o encosto, indicador digital de temperatura da água e calotas integrais, entre muitos outros.
Pelo menos a lista de opcionais é longa e interessante, incluindo para-brisa térmico, direção hidráulica, ar-condicionado com para-brisa degradê; airbags para motorista e passageiro com cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador; ABS nos freios com EBD, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura; rodas em liga-leve, rádio CD / MP3 player; rádio CD / MP3 player + Bluetooth + viva-voz + USB + predisposição para iPod; travas elétricas, vidros elétricos dianteiros, faróis de neblina, vidro traseiro térmico temporizado com limpador e lavador; console no teto, porta-óculos, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do reservatório de combustível; banco do motorista com regulagem de altura, terceiro apoio de cabeça no banco traseiro e volante com regulagem de altura.
Way 1.0
Além dos itens da Vivace (de série e opcionais), a versão Way 1.0, que 4p custa Way R$ 28.490 (e 2p: R$ 26.690), tem barra longitudinal no teto, porta-luvas iluminado, conta-giros, faróis com máscara negra, lanternas traseiras fumê, suspensão elevada, tecidos de revestimento exclusivos, revestimento preto nas colunas das portas, anéis estéticos na grade dianteira, frisos laterais das portas com inscrição Way, detalhes estéticos nos para-choques dianteiro e traseiro e molduras nas caixas de roda.

Attractive
Por R$ 31.080 e carroceria quatro portas (e R$ 29.280 a duas portas), a versão Attractive 1.4 tem os equipamentos da Vivace (menos o econômetro) além de cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e laterais traseiros retráteis de três pontos, conta-giros, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do reservatório de combustível; console de teto, console central longo (dois porta-copos + porta-objetos), espelho de cortesia do lado do motorista, limpador e lavador do vidro traseiro com intermitência, porta-óculos; retrovisores externos com comando interno mecânico, alças de segurança traseiras, vidro traseiro térmico temporizado, volante com regulagem de altura, revestimento preto das colunas das portas, para-choques, maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor da carroceria.
Opcionalmente, o cliente pode equipar o Uno Attractive com para-brisa térmico, direção hidráulica, ar-condicionado, airbags para motorista e passageiro com cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, ABS nos freios, faróis de neblina, rodas em liga-leve, rádio CD / MP3 player, rádio CD / MP3 player + Bluetooth + viva-voz + USB + predisposição para iPod, travas elétricas + vidros elétricos dianteiros e banco do motorista com regulagem de altura. Completo, com quaro portas, o novo Uno Attractive 1.4 beira os R$ 40.000.

Way 1.4
Finalizando as versões, a topo de linha Way 1.4, que pode ser encontrada por R$ 31.870 com quatro portas e R$ 30.070 com duas portas, tem os mesmos equipamentos da Way 1.0 com a adição de pneus de uso misto, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e laterais traseiros retráteis, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do reservatório de combustível, console de teto, console central longo (dois porta-copos + porta-objetos), espelho de cortesia do lado do motorista, limpador e lavador do vidro traseiro com intermitência, porta-óculos, retrovisores externos com comando interno mecânico, soleiras dianteiras e traseiras, vidro traseiro térmico temporizado, volante com regulagem de altura, alças de segurança traseiras e apoia-pé. A lista de opcionais desta versão é idêntica à da versão Attractive.
O consumidor ainda pode equipar o modelo com acessórios nas concessionárias, como alarme, sensor de estacionamento, protetor de cárter (que não precisa ser retirado quando da troca de óleo), faróis de neblina, calha de chuva, engate para reboque, protetores de soleira e tapetes de borracha e carpete.

Motores e consumo
O novo Uno mede 3,77 m de comprimento, 1,65 m de largura, 1,54 m altura e 2,37 m de distância entre-eixos. Ele pesa 895 kg na versão Vivace, 920 kg na Way 1.0; 925 kg na Attractive 1.4 e 940 kg na Way 1.4. O tanque tem capacidade para 48 litros (1.0 e 1.4) e o porta-malas tem espaço de 280 litros (290 l com regulagem de inclinação de bancos traseiros e 690 litros com bancos traseiros totalmente rebatidos).
Os motores Fire Evo passaram por alterações para melhorar o rendimento e a média de consumo. O 1.0 8V flex desenvolve 73 cv de potência e torque de 9,5 kgfm a 3.850 rpm com gasolina e 75 cv e 9,9 kgfm a 3.850 rpm com etanol. Segundo a Fiat, na versão 1.0 Vivave, o novo Uno apresenta consumo urbano de 15,6 km/l (gasolina) e 10,5 km/l (álcool) enquanto na estrada faz 20,1 km/l (gasolina) e 12,9 km/l (álcool). Números difíceis de serem alcançados pelo consumidor comum.

Já o motor 1.4 8V flex produz potência de 85 cv e torque de 12,4 kgfm a 3.500 rpm com gasolina e 88 cv e 12,5 kgfm a 3.500 rpm com etanol. De acordo com a marca italiana, o Uno Attractive 1.4 roda 14,7 km/l (gasolina) e 10,3 km/l (álcool) na cidade; e 19,4 km/l (gasolina) e 12,8 km/l (álcool) na estrada.
Conheça os kits de personalização
Kits Square e Smile para a versão Vivace. O primeiro traz conteúdos externos: faixas adesivas nas laterais, adesivo na tampa do porta-malas, adesivos badge para ser aplicado na coluna traseira e anéis estéticos cinzas na grade dianteira. Já o Smile, voltado para o interno do carro, oferece moldura central do painel de instrumentos preto brilhante, revestimento em tecido exclusivo para os bancos e painéis das portas, além de tapetes em carpete e borracha.
Kits Jeans e Sunny chegam para a versão Attractive. O Jeans, que personaliza a parte externa do carro, contém adesivos para tampa do porta-malas e para-lamas dianteiros, badge para a coluna traseira, além de anéis amarelos na grade dianteira. Já o Sunny oferece moldura central do painel de instrumentos preto brilhante, revestimento em tecido exclusivo para os bancos e painéis das portas, mais tapetes em carpete e borracha.
Kits Tribal e Steel, desenvolvidos para as versões Way. O Tribal é composto por adesivos na tampa do porta-malas e na coluna traseira + adesivos badges nos para-lamas dianteiros. O Steel traz moldura central do painel de instrumentos preto brilhante + volante em couro + tapetes em carpete e borracha com escrita Way.
Leia também
. Fiat Uno: uma cronologia da primeira geração
. Os coadjuvantes da primeira família Uno
. Uno Turbo: deixando os R para trás
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