Pag-Rsocial - Pagando para  voce se compartilhar com o mundo!!!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

70 anos de Pelé, 70 fatos sobre ele



1. Pelé marcou um total de 1283 gols, incluindo 77 pelo Brasil.
2. Ele venceu três Copas do Mundo, dois Mundiais de Clubes e nove Campeonatos Paulistas.
3. Pelé foi batizado em homenagem ao inventor americano Thomas Edison.
4. Pelé foi contratado pelo Santos quando tinha 15 anos. Ele marcou quatro gols em sua estreia diante do Corinthians, em 7 de setembro de 1956.
5. Waldemar de Brito, outro grande atacante brasileiro, leva o crédito por ter descoberto Pelé, levando-o ao Santos e dizendo que ele seria “o melhor jogador de futebol do mundo”
6. Aos 17 anos, Pelé se tornou o jogador mais jovem a vencer a Copa do Mundo. Ele marcou duas vezes na final contra a anfitriã Suécia.
7. Pelé foi Ministro do Esporte do Brasil de 1995 até 1998.
8. Ele foi escolhido como Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1999.
9. Em 1997, Pelé ganhou o título de cavaleiro da Rainha britânico.
10. Em 19 de novembro de 1969, Pelé marcou seu milésimo gol. Centenas de pessoas entraram em campo para comemorar e o jogo demorou 30 minutos para recomeçar.
11. Em Santos, 19 de novembro é conhecido como ‘Dia de Pelé’, para celebrar a data que marca o milésimo gol.
12. Pelé é quinto colocado na lista de artilheiros de todos os tempos da Copa do Mundo, com 12 gols. É o segundo melhor brasileiro, atrás apenas de Ronaldo.
13. Quando Pelé se aposentou, J. B. Pinheiro, embaixador nas Nações Unidas, disse: “Pelé jogou futebol por 22 anos e nesse tempo fez mais para promover a paz e a fraternidade mundial que qualquer embaixador”.
14. Em 1967, um cessar-fogo de 48 horas foi declarado na Nigéria para que as tropas federais e rebeldes pudessem assistir a Pelé em uma nação dividida pela guerra.
15. Pelé disse em 2006: “Por 20 anos me perguntaram a mesma questão, quem é o melhor? Pelé ou Maradona? Eu respondo que é só olhar para os fatos- quantos gols ele marcou com seu pé direito ou de cabeça?”
16. Quando Pelé jogou pelo New York Cosmos haviam tantos jogadores que queriam trocar de camisa com ele que o clube decidiu dar uma camisa de Pelé para cada um dos adversários. “Pelé era a grande atração”, diz Gordon Bradley, um dos técnicos da equipe naquela época. “Às vezes tínhamos que levar 25 a 30 camisas em um jogo- se não, não sairíamos do estádio vivos”.
17. Pelé fez uma participação no filme “Mike Bassett: England Manager”, na qual é entrevistado por Martin Bashir. Ele ri das chances da Inglaterra de vencer a Copa do Mundo.
18. Pelé sobre a importância das estrelas do futebol: “Quando as estrelas do futebol desaparecerem, também desaparecerão os times, e este é um fenômeno muito curioso. É como no teatro, em uma peça, onde há uma grande estrela. Se a estrela não está bem, todo o elenco sofre”.
19. Pelé ajudou a levantar milhões para causas de caridade.
20. O famoso colunista de futebol inglês Geoffrey Green um dia declarou: “Di Stéfano foi manufaturado na terra. Pelé foi feito no Céu”.
21. Em 1 de agosto de 2010, Pelé foi nomeado Presidente Honorário do novo New York Cosmos.
22. Pelé um dia disse: “Um pênalti é um jeito covarde de marcar gols”.
23. Em março de 2003, Gisele Bundchen teve intenso treinamento para assumir o posto da pessoa que tremula a bandeirada final do GP do Brasil de Fórmula 1. Os organizadores não queriam repetir o “fracasso” de Pelé, que se distraiu na hora em que Michael Schumacher passava a linha final e não deu a bandeirada.
24. “Como se soletra Pelé?” perguntou certa vez o jornal The Times. “D-E-U-S”.
25. Pelé e Maradona seguem se alfinetando. Neste ano, Pelé disse sobre Maradona: “Ele não é um bom exemplo para os jovens. Ele teve o talento dado por Deus de saber jogar futebol, e por isso que ele tem sorte”. A resposta de Maradona: “Quem se importa com Pelé? Ele devia estar em um museu”.
26. Capitão da Inglaterra campeã do mundo em 1966, Bobby Moore, sobre Pelé: “O jogador mais completo que eu já vi”.
27. Sua família lhe deu o apelido de “Dico”. Ele não ganhou o apelido Pelé até começar a estudar. Durante seus dias de escola, ele costumava pronunciar o nome de Bilé, goleiro do Vasco, como Pilé. Por isso, um colega de turma lhe deu o apelido de Pelé.
28. O pai de Pelé uma vez marcou cinco gols de cabeça em um jogo, um feito que Pelé nunca conseguiu. O máximo de gols de cabeça de Pelé em um jogo é quatro.
29. Um ex-jogador do Manchester City e da Inglaterra um dia falou sobre Pelé: “Comparar Gascoigne a Pelé é como comparar Rolf Harris a Rembrandt”.
30. A cabeçada de Pelé contra a Itália na final da Copa do Mundo de 1970 foi o centésimo gol brasileiro em Copas.
31. Seu primeiro jogo em Copas foi contra o País de Gales, nas quartas de final de 1958. O Brasil venceu por 1 a 0, com gol de Pelé.
32. Desde abril de 1994, Pelé é casado com a psicóloga e cantora gospel Assíria Lemos Seixas.
33. Pelé, sobre servir como modelo: “Toda a criança no mundo que joga futebol quer ser Pelé. Eu tenho grande responsabilidade para mostrar a elas não só como ser um jogador de futebol, mas como ser um homem”.
34. Pelé, sobre o sucesso: “Sucesso não é um acidente. É trabalho duro, perseverança, aprendizado, estudo, sacrifício e, acima de tudo, amor pelo que se faz ou pelo que está se aprendendo”.
35. Pelé é mencionado na música “Ghetto Superstar”, do rapper Pras.
36. Em 2000, Pelé ficou em segundo na eleição da BBC de “Esportista do Século”. Muhammad Ali, do boxe, venceu a eleição.
37. Tarcisio Burgnich, o defensor italiano que marcou Pelé na final da Copa de 1970, disse após o jogo: “Eu dizia antes do jogo que ele é feito de pele e osso como qualquer um- mas eu estava errado”.
38. Pelé também é chamado por alguns de “Pérola Negra”.
39. O governo brasileiro declarou Pelé como tesouro nacional em 1961, para impedir que deixasse o país.
40. Em 1993, Pelé foi nomeado para o National Soccer Hall of Fame.
41. Para persuadir Pelé a ir para o New York Cosmos, em 1975, Clive Toye, o diretor geral da equipe, disse: “Não vá para a Itália ou a Espanha, tudo o que você pode fazer lá é vencer um campeonato. Venha para os Estados Unidos e ganhe um país inteiro”.
42. O primeiro time de Pelé foi formado com amigos da vizinhança.
43. A Coca-Cola patrocina um museu itinerante de Pelé que viaja pelo Brasil.
44. Cristiano Ronaldo disse: “Pelé é o maior jogador da história do futebol e só haverá um Pelé”.
45. Pelé é o único jogador a vencer três Copas do Mundo.
46. Em 21 de novembro de 1964, Pelé marcou incríveis oito gols para comandar a vitória do Santos sobre o Botafogo por 11 a 0.
47. Pelé fez 92 hat-tricks e marcou quatro gols em 31 ocasiões, cinco em seis ocasiões e uma vez marcou oito.
48. Quando menino, Pelé jogava com a tradicional bola de meia por não ter dinheiro para comprar uma bola.
49. Pelé sobre vencer: “Se você é o primeiro, é o primeiro. Se você é o segundo, você não é nada”.
50. Pelé trabalhou como embaixador da UNICEF e da ONU, trabalhando para proteger o meio ambiente e lutar contra a corrupção no Brasil.
51. Pelé voltou de sua aposentadoria internacional para jogar um último jogo pelo Brasil no dia 6 de outubro de 1976, contra o Flamengo, que venceu por 2 a 0. Seu último jogo antes deste pelo Brasil havia sido o empate de 2 a 2 contra a Iugoslávia, no dia 18 de julho de 1971.
52. No dia 1 de outubro de 1977, Pelé jogou sua última partida como jogador, em um amistoso entre Santos e New York Cosmos no Giants Stadium. Ele atuou metade do jogo em cada equipe.
53. O Brasil nunca perdeu um jogo com Pelé e Garrincha juntos em campo.
54. Ele tem o recorde de gols marcados pela Seleção Brasileira, que permanece há quase 40 anos.
55. Pelé marcou o centésimo gol do Brasil em Copas de cabeça.
56. Pelé teve um jogo de videogame nomeado em sua homenagem nos anos 80. Chamava-se “Pele’s Soccer”.
57. O lutador de MMA José Landi-Jons foi apelidado “Pelé” em sua homenagem.
58. O artista holandês Dick Brynestein fez um desenho de Pelé e chamou de Pietje Pele.
59. Sua presença nos EUA ajudou a aumentar em quase 80% a média de público da liga, de 1975 (7,597), para 1977 (13,584).
60. Ele fez seu primeiro hat-trick pelo Santos contra o Lavras, no dia 9 de junho de 1957.
61. Pelé estreou pelo New York Cosmos no dia 5 de junho de 1975, contra o Dallas Tornadoes. Ele marcou em sua estreia e o jogo terminou empatado em 2 a 2.
62. Pelé foi protagonista do filme Escapada para a Vitória, um drama de Segunda Guerra Mundial sobre um time de prisioneiros que joga contra uma equipe de nazistas. Sem surpresas, ele incorporou o melhor jogador da equipe, Luis Fernandez, de Trinidad e Tobago.
63. Em 2005, Pelé foi o garoto-propaganda de uma campanha do medicamento Viagra e é creditado por qubrar o tabú de falar sobre tratamentos para a disfunção erétil.
64. O atacante norte-americano Edson Buddle foi batizado em homenagem ao brasileiro. “Eu achei que batizá-lo de Pelé seria muita pressão”, revelou seu pai. “Edson nem todos conhecem”.
65. Enquanto se preparava para começar um jogo na Copa de 70, Pelé pediu ao árbitro para amarrar as chuteiras. As câmeras focaram as chuteiras Puma e a companhia teve um grande aumento de vendas.
66. Pelé marcou três ou mais gols em incríveis 129 jogos em sua carreira.
67. Pelé nunca gostou de seu apelido, admitindo que parece o tipo de palavra que bebês falam.
68. Pelé marcou o milésimo gol de pênalti. Romário, que perseguia o número em 2007, eventualmente chegou à marca da mesma maneira. Sua contagem, porém, é controversa.
69. Qual é a dificuldade de transformar um elefante em Pelé? Não muita, ao menos se você é o artista Paul Trevillion.
70. As filmagens de Cidadão Kane, por muitos considerado um dos filmes definidores do cinema ocidental, terminaram no dia do nascimento de Pelé. Em 2001, no dia de aniversário de Pelé, o mundo conheceu um dos grandes acessórios da era moderna- o iPod.

Nenhum comentário: